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Analise ás faturas com valores desajustados

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

R. S.

Para: Endesa Energia, S.A.

12/05/2025

Exmos. Senhores, Sou titular do contrato n.º 98365550 / 012, referente ao local de consumo com o código 101750. Venho, por este meio, manifestar novamente a minha profunda insatisfação relativamente aos valores apresentados nas faturas que me têm sido emitidas desde julho de 2024. Apesar de já ter apresentado diversos alertas e reclamações junto da vossa entidade,através de telefone e incluindo uma deslocação presencial à vossa loja nas Laranjeiras no passado mês de abril, continuo a receber faturas com valores claramente desajustados à realidade do consumo do meu agregado familiar, composto por três pessoas, uma das quais com deficiência. Os montantes faturados, frequentemente superiores a 120 €, atingiram neste último mês o valor de 159,64 €, no mês de janeiro 189,52 € no mês de fevereiro 128,58, no mês de março, o valor de 170,15 € o que considero completamente desproporcional, sobretudo tendo em conta o histórico de consumo e as condições do agregado. Através do departamento jurídico da DECO PROTESTE solicito a reanalise das minhas faturas. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Assistência solicitada 20 maio 2025

Endesa Energia, S.A.

Para: R. S.

29/05/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-23856071 Refª DECO: @REF_ID Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Rafaela Carla Ferreira Silveira Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Rafaela Carla Ferreira Silveira a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23856071. No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Rafaela Carla Ferreira Silveira que após confirmação junto da distribuidora de gás, fomos informados que, as leituras registadas a 13-02-2025 de 3977m3 e do dia 14-04-2025 de 4020m3 foram retiradas presencialmente pelos técnicos em ciclo de Leitura. Dado que as leituras são coerentes com o histórico, as mesmas serão confirmadas aquando do próximo ciclo, que ocorrerá entre 09-06-2025 e 18/06/2025. Assim, os consumos e leituras faturados pela Endesa estão em conformidade com a informação fornecida pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD) que é a responsável pelas leituras do seu contador. Informamos, igualmente, que o modelo de faturação da Endesa Energia assenta na emissão de faturas baseadas em “Leituras reais de Distribuidora”, “Leituras reais de Cliente” ou “Leituras estimadas” na falta de qualquer uma das anteriores. O cálculo de consumos estimados é efetuado atendendo ao histórico do perfil de consumo realizado por cada consumidor. Ao comunicar-nos a sua leitura na “data recomendada para comunicar leituras” diminuirá o número de dias em que o seu consumo será estimado. Tenha em conta que, mesmo havendo comunicação real de leituras, é possível que haja um período de faturação que será necessariamente estimado, uma vez que a comunicação das leituras e a emissão de faturas não é simultânea. Caso existam 2 leituras comunicadas (por si e pela Distribuidora) a leitura considerada para faturação será a última leitura recebida, independentemente de ser uma leitura comunicada pela Distribuidora ou por si. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Rafaela Carla Ferreira Silveira, a 29 de maio de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h


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