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alteração escamoteada de preçário

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. M.

Para: Goldenergy

19/10/2021

Nº Cliente Goldenergy: C0499062Nº de Contrato: CG1598081Exmos. Srs.Recentemente recebi a conta da eletricidade da minha casa e constatei um aumento de pelo menos 10% face aos meses anteriores, sendo que nesse mês estive uma semana ausente, pelo que esperava um valor inferior a pagar.Verifiquei a fatura e constatei que efetivamente o consumo do mês tinha sido inferior ao dos meses transatos.Contactei o serviço de apoio a clientes da Goldenergy e, face ao exposto, explicaram-me que o aumento se devia a uma atualização do valor da potência contratada, que passave da 0.0662€/dia para 0.3662€/dia, ou seja, seis vezes mais !Face à minha indignação, a operadora informou-me que todos os clientes tinham sido atempadamente informados deste aumento e sugeriu que eu verificasse as comunicações recebidas por email, ou eventualmente o SPAM.Fiz uma busca e encontrei um email da Goldenergy, datado de 20-08-2021 com o seguinte assunto: Na Goldenergy, os seus descontos mantêm-se ativos (fiz copy-paste).Mantemos um bom serviço a um preço justo. ?? - Contrato CG1598081Abrindo o email, encontro esta informação:Caro(a) cliente,Acredita que é possível ter um bom serviço a um preço justo? Nós sabemos que sim! (em letras garrafais)E um pouco abaixo, segue o texto em corpo pequeno:No âmbito do seu contrato nº CG1598081, vamos explicar-lhe tudo sobre a revisão das tarifas de referência de eletricidade e os descontos associados aos contratos. Deixamos toda a informação e todos os esclarecimentos no documento aqui.Nada diz sobre aumentos (muito menos aumentos a multiplicar por 6), fala só em revisão de tarifas e parece mais um email didático.Ora, para acedermos à informação efetivamente relevante, temos que clicar no aqui e que abre uma carta em formato PDF que agradece a minha preferência na empresa - que é a Número 1 da Escolha do Consumidor, mais um reforço destacado a vermelho reiterando que mantenho os descontos, fala em revisão das tarifas de referência sem nunca falar em aumento ou Enorme aumento. Pelo meio deste texto é colocado uma tabela de preços das diferentes potências contratadas (KVA) e no campo dos preços surge uma minúscula frase que diz Incremento no preço da Potência após descontos, sem qualquer termo de comparação com o valor anterior.A forma de apresentar este brutal aumento de preços foi premeditadamente desenhada para que o cliente não tenha interesse em ler o email, fazendo-o parecer publicidade à Goldenergy que, enquanto cliente desse fornecedor, já usufruo dos ditos descontos e campanhas, pelo que não irei dar-me ao trabalho de o ler. Eu e seguramente muitos clientes desta empresa só se apercebe dos aumentos praticados após receção da fatura. É, a meu ver, informação deliberadamente escamoteada para evitar o êxodo dos clientes para outros fornecedores de energia. É uma atitude enganosa e desleal para com os clientes. E, acima de tudo, não me parece que possa ser considerada uma forma legalmente válida de comunicar alteração aos valores contratados. É uma fraude!Solicito assim que a empresa comunique a todos os seus clientes, de forma clara e sem subterfúgios, as alterações dos seus preçários e que, só após tal comunicação, respeitando os prazos legais, possa efetivamente cobrar de acordo com a nova tabela de preços. Aguardo assim resposta escrita e a reversão aos valores de referência de Agosto, com consequente devolução dos valores indevidamente cobrados nas faturas de setembro e seguintes, até que nós, clientes da Goldenergy, sejamos condignamente informados das alterações de tarifário que a empresa tem, naturalmente, direito a implementar.Sem outro assunto, apresento os meus melhores cumprimentos.André Correia de Melo

Mensagens (5)

Goldenergy

Para: A. M.

22/10/2021

DATA NOT AVAILABLE

A. M.

Para: Goldenergy

23/10/2021

A D. Tânia Ferreira (se é que existe fisicamente) devia ler a reclamação que escrevi e agir em conformidade e não de forma robótica. Respostas impessoais e abstratas como esta não fidelizam clientes, são até contraproducentes.Irei decerto procurar uma "companhia mais vantajosa", conforme é referido na mensagem.E partilharei nas minha redes a vossa postura opaca e desleal.Atentamente.André Melo

Goldenergy

Para: A. M.

27/10/2021

DATA NOT AVAILABLE

A. M.

Para: Goldenergy

14/11/2021

Não fui contactado de nenhuma forma - email ou telefone - para apresentação de qualquer proposta "mais vantajosa".

Goldenergy

Para: A. M.

22/11/2021

Caro Cliente,Na comunicação efetuada através da Deco, indica que não foi contactado para apresentação de uma campanha mais vantajosa.Verificamos que foi contactado no dia 15.11.2021Foi efetuado um contacto no dia referido, tendo sido alterado o tarifário do contrato n° CG1598081, para a "+Cliente21DD+FE".Com esta campanha usufrui de 12% de desconto no consumo de Eletricidade, sendo que os preços praticados com o desconto incluído são: * Potencia contratada e Acesso às Redes: 0.3950Eur/dia * Consumo: 0.1465Eur/kwhEsta alteração de tarifário será refletida na próxima fatura a emitir, a partir do dia 15.11.2021.Ganhe 20Eur por cada amigo que traga!Ao trazer amigos para a Goldenergy, com o seu código MGM, ganha 20Eur de desconto na sua fatura e o seu amigo também tem descontos.Enviamos o código para o seu emailPara ter sempre o seu código consigo e ser mais fácil de o partilhar, enviamos um email só com essa informação.Pode saber mais sobre a campanha em amigo.goldenergy.pt/.Agradecemos o seu contacto, disponibilizando-nos para prestar algum esclarecimento adicional que considere necessário.Com os melhores cumprimentos,Tania Ferreirarelacaocomconsumidor@goldenergy.pt 808 205 005[cid:res5245][cid:res5547][cid:res5740]


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