A validação no acesso ao serviço online Net24 do Montepio passou a ser feita com o recurso ao método reCAPTCHA para além da introdução do PIN. Este método obriga à identificação de elementos em imagens pouco nítidas. Como eu tenho problemas de visão, fiquei com muita dificuldade em conseguir aceder ao referido serviço. Já reclamei diretamente ao Montepio, tendo-me sido sugerido que fosse utilizada a opção áudio do reCAPTCHA. Ora esta opção consiste em escrever uma frase emitida pelo sistema de som. No entanto esta frase é em Inglês americano, e não encontrei nenhuma configuração que permitisse mudar o idioma para português. Será que os clientes do Montepio Net24 com dificuldades de visão têm de ser fluentes em inglês americano?! Além disso, sendo o método reCAPTCHA desenvolvido pelo Google, empresa que não é propriamente um paradigma de privacidade, receio que ao utilizar este método o Montepio esteja a pôr em risco a minha privacidade. No entanto a razão principal da minha reclamação reside na dificuldade em utilizar o referido método, que considero uma discriminação para pessoas com dificuldades visuais.