Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Garantia e utilidade dos serviços
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa Stannah, relativamente ao incumprimento das obrigações legais no âmbito da reparação de um elevador de escadas adquirido em dezembro de 2024, ainda dentro do prazo da garantia. Em 25/06/2025 foi comunicado à empresa uma avaria no equipamento. Após ausência de resposta, voltamos a contactar em 17/07/2025, tendo-nos sido transmitido que o pedido se encontrava registado como urgente, mas sem data prevista de intervenção. Apenas nesse dia, e após alertar que apresentaríamos reclamação, foi agendada a deslocação de um técnico para 21/07/2025. Na visita, o técnico confirmou tratar-se de uma reparação simples, mas dependente de substituição de peça sem prazo definido. A reparação definitiva apenas ocorreu em 11/08/2025, quase dois meses após a comunicação inicial, e fora do horário previamente acordado. Importa ainda esclarecer que em 02/08/2025 (sábado), devido a uma nova avaria, a cadeira deixou de funcionar totalmente, impossibilitando uma pessoa com mobilidade reduzida de sair de casa. Tentamos contactar a Stannah, sem sucesso, pois o número de apoio encontrava-se não disponível nesse dia e horário. Apenas conseguimos contacto através da linha de apoio a vendas (esta sim a funcionar ao fim de semana), onde inicialmente nos foi negada qualquer ajuda ou resolução. Só após referirmos que seríamos obrigados a recorrer à polícia e bombeiros para retirar a pessoa de casa, é que a situação foi finalmente resolvida. Adicionalmente, apenas no contacto realizado a 17/07/2025 nos foi referido que poderiam enviar, por e-mail, as condições do alegado serviço pago de assistência 24h/7 dias. Tal informação não foi facultada anteriormente, apesar de ser essencial para uma decisão de compra esclarecida. Estes factos poderão facilmente ser confirmados ouvindo os registos das chamadas realizadas. Perante o exposto: - o prazo legal máximo de 30 dias para reparação, previsto no DL 84/2021, foi claramente ultrapassado. - a avaria constitui grave inconveniente e risco de segurança, uma vez que a cadeira permaneceu sem fecho automático, dificultando a passagem e aumentando o risco de queda - a publicidade divulgada pela empresa, nomeadamente no Jornal de Notícias (imagem em anexo), anuncia assistência 24h/7 dias, sem qualquer referência a custos adicionais. Apenas após insistência fui informada de que tal serviço implicaria pagamento extra, o que configura omissão de informação essencial e uma prática comercial enganosa por omissão, à luz da lei. Atendendo ao exposto, foi solicitada à empresa redução proporcional do preço pago, mantendo a posse do equipamento por necessidade de utilização. O pedido foi recusado pela Stannah, apesar do incumprimento legal e da gravidade da situação. Adicionalmente, importa referir que a empresa Stannah ostenta o "selo de qualidade" da DECO, fator que foi determinante para a decisão de compra, na medida em que este distintivo transmite confiança acrescida ao consumidor quanto ao cumprimento das normas legais e boas práticas comerciais. No entanto, a situação relatada colide com os padrões de qualidade que se pressupõem numa empresa certificada pela própria DECO. Assim, considero fundamental, que este caso seja analisado também à luz da credibilidade e exigência associadas ao selo, de forma a garantir que a sua atribuição continua a refletir empresas que efetivamente respeitam os direitos dos consumidores. Assim, solicito a intervenção da DECO para defesa dos meus direitos, requerendo: - o reconhecimento do incumprimento do prazo legal; - o reconhecimento da existência de grave inconveniente e prática comercial enganosa; - a aplicação da medida prevista na lei, nomeadamente a redução proporcional do preço. Aguardo a vossa análise e respetivo acompanhamento do caso, Com os melhores cumprimentos.
Imcumprimento por parte da Stannah
Exmo. Senhor,Em 21 de fevereiro do corrente ano, acreditando na publicidade da empresa Stannah e na palavra do seu representante assinei o contrato para instalaçao de Cabine Aqualux. e retirar lavatorio por um preço bastante elevado mas com a garantia de que a obra seria feita em 48h. Alertei o representante da empresa que tinha urgencia na obra mas que na semana de 1 a 6 de abril o Wc tinha que estar operacional e por isso a obra teria que ser feita antes ou depois desta data. O representante da empresa garantiu sem nenhuma objeção que iria respeitar essa semana e que a obra seria feita em 48h. Perante esta garantia aceitei o orçamento que me foi apresentado 5785.00€ apesar de ter em mãos outros orçamentos bastante mais baratos (cerca de 50%) mas nao garantiam a rapidez da obra que eu necessitava. A casa tem apenas este WC e um pequeno Wc de serviço. Fui contactada pela empresa sobre a data da intervençao e dia 26 de março a intervenção começou. Após ser retirada a banheira, sanita, lavatorio e com tudo já fora de sitio os trabalhadores apercebem-se que o vidro da cabine não tinha as medidas certas e como tal a obra teria que ficar suspensa até ser feito novo vidro. Contactei a empresa que se limitou a dizer que provavelmente iria demorar mais uns dias. Entrtanto chega a semana que eu tinha avisado q o WC tinha que estar operacional e na realidade estava completamente virado do avesso. o que me trouxe muito transtorno despesa acrescida . Tive que pagar as despesas de estadia a um casal que vinha ficar em minha casa. Após esta semana contactei a empresa que me informou que vidro estava a ser feito e que demoraria mais uns 20 dias. E que nada mais havia a fazer. ontem dia 22 de abril tornei a entrar em contacto com a empresa que diz que fizeram o agendamento para terminarem a obra para 29 de Abril. Estou desesperada , o cheiro das canalizaçoes do WC em obras está infiltrado por toda a casa, sinto-me a viver e apenas com um mini WC de seviço disponivel para toda a familia. Estou completamente arrependida de ter ccreditado no compromisso e contrato com a STANNAH. Toda esta situação já me acarretou muitos problemas, muitas chatices e muitas despesas extras , isto para além do valor exorbitante do contrtato da obra para ser realizada em 48h. Sinto-me lesada e gostaria de saber como a empresa me irá compensar por toda esta situaçao .Fico ao dispor para qualquer esclarecimento Rosa Cruz MalheiroNif 140760466
Defeito de fabrico de scooter de mobilidade
Exmo(s) Senhor(es).No passado dia 20 de dezembro de 2018, a minha avó assinou um contrato de Compra e Venda de uma Scooter Flex 2018 S11+PEGG187015, no valor de 3495,00€. Esta compra foi feita por a minha avó ser deficiente motora e já não se conseguir deslocar autonomamente sozinha. Esta scooter foi entregue 1 ou 2 dias após a assinatura do contrato. Desde agosto de 2019, as câmaras de ar da scooter rebentam sem qualquer motivo. Na primeira vez que isto aconteceu, contactamos com a Stannah a explicar o sucedido, tendo-nos informado que as câmaras de ar não se encontram ao abriga da garantia e encomendámos uma nova, pela qual nos foi cobrado 20,00€ + 85,00€ (de deslocação). No dia 2 de outubro de 2019, outra câmara de ar rebentou-se e enquanto aguardávamos que enviassem nova câmara de ar (no valor de 26,51€), rebentou-se outra câmara de ar. Liguei novamente a expor o caso e a encomendar outra câmara de ar (desta vez custou 27.83€). já tinha chegado uma das câmaras de ar que foi logo posta e rebentou-se mais uma câmara de ar (voltamos a telefonar para a empresa a encomendar outra câmara de ar e de novo voltámos a pagar 26.51€). o mais estranho de tudo isto é a scooter estar parada, sem andar, e as câmaras de ar rebentarem-se sozinhas. Contactei a Stannah e expliquei que era impossível isto acontecer, até porque as câmaras de ar rebentam com a scooter sem estar em funcionamento (descartámos aqui a teoria inicial da Stannah que dizia ser má utilização) e rebentaram sempre na parte de dentro, ou seja, se fosse má utilização da scooter elas teriam que rebentar por fora e isso nunca aconteceu.A Stannah, a 25 de outubro de 2019 enviou-me um e-mail onde dizia “No seguimento da missiva recebida em anexo, cumpre informar que já recebemos o material substituído e já procedemos com a análise sendo que tal como já informamos telefonicamente V.Exa., iremos a titulo excecional, imputar o custo ao fornecedor por se tratar de defeito de fábrica/ desconformidade do componente – câmaras de ar”. A restituição do dinheiro foi feita, mas o problema continuou.As câmaras de ar continuaram a rebentar, sempre com o mesmo defeito. Dada a necessidade de utilização imediata da scooter, vimo-nos obrigados a ir remendando todas as câmaras de ar que se rebentaram de seguida. Já o fizemos mais de 7 vezes, ou seja, ao remendarmos as câmaras de ar com remendos que compramos, evitámos gastar cerca de 194€ e, infelizmente a nossa experiência com esta empresa não tem sido a melhor. Em maio deste ano, encomendámos uma nova câmara de ar (mais 26,51€). No dia 05 de maio de 2020, enviei um email a fazer mais um pedido de garantia, uma vez que uma mola do assento da scooter se partiu e em conversa telefónica convosco foi-me pedido que enviasse um e-mail com as fotografias para perceberem qual era a mola. Mais uma vez, a vossa assistência técnica funcionou muito mal! Desde maio até setembro andei constantemente a contactar-vos porque não resolviam a situação. Ao fim de 4 meses, consegui finalmente que o técnico viesse cá arranjar a mola. Além de um péssimo serviço de assistência técnica, não se importam com o bem estar dos vossos clientes, é inaceitável esta situação.No mês de agosto de 2020, contactei a stannah para encomendar uma nova câmara de ar. O pedido ficou registado, mas em setembro ainda não a tinham enviado. Quando vos contactei para saber quando é que a câmara de ar iria chegar, fui informada que não havia registo de nenhuma câmara de ar. Ou seja, a funcionária que me atendeu inicialmente não fez o registo do meu pedido e mentiu-me ao dizer que estava pedido em breve chegaria a min há casa. A funcionária que me atendeu, além de arrogante para comigo, ainda me disse “a senhora agora vai ter de esperar até outubro, porque as câmaras de ar estão esgotadas e só devem chegar nessa altura”. É inadmissível esta falta de profissionalismo em mais do que um dos vossos funcionários e a falta de assistência. Neste momento, e novamente por causa das câmaras de ar, a minha avó vê-se confinada a uma casa fechada e muitas vezes à cama porque vocês não resolvem a situação. Até outubro, a scooter irá ficar parada dois meses (se não prolongarem a entrega da câmara de ar).Venho neste momento pedir que acionem o mais rapidamente possível a garantia da scooter acima referida. Além de um problema com as câmaras de ar, é preciso que vocês venham perceber o porquê de isto acontecer constantemente. A Stannah tem de vir ver o que é que está a esmagar as câmaras de ar. As câmaras de ar quando são colocadas, ao fim de muito pouco tempo, aparecem todas trilhadas na união das duas jantes e a malha do pneu também está a desgastar/cortar as câmaras de ar. Exigo a rápida resolução deste problema! É ideal um novo revestimento para a parte de dentro do pneu. Investiguem um possível defeito de fabrico da jante. O grande problema são as jantes e os pneus, que não estão fabricados corretamente.Neste momento, a scooter já esteve parada mais de um ano por problemas de defeitos de fabrico. Não posso deixar que isto continue e não irei parar enquanto não resolverem a situação. Mas com brevidade como é óbvio!Esta reclamação irá seguir também para as autoridades competentes, visto que convosco é preciso 4 meses para conseguir resolver o que é simples, como este é um assunto bem mais complexo idealizo uma demora da vossa parte muito superior.Fico a aguardar a resolução rápida do assunto e o acionamento da garantia da scooter, para averiguação dos problemas acimas descritos.
Problemas com o funcionamento do produto
Matosinhos, 13 de novembro de 2019.Prezados dirigentes da empresaStannah Mobilidade S. A. Peço Vossa atenção para o que passo a expor e, em seguida, solicitar:1. Em 3 de setembro de 2018, adquiri uma scooter modelo midi, com garantia de 3 anos2. Em dezembro do mesmo ano, portanto apenas três meses após a aquisição, o equipamento apresentou problemas de desempenho das baterias, com redução drástica de sua autonomia3. No dia 13 de dezembro de 2018, o técnico da Stannah esteve em minha residência e fez alguns ajustes no equipamento4. No dia 4 de janeiro de 2019, como persistisse o problema, o técnico recolheu o equipamento para a oficina da empresa5. No dia 15 de janeiro de 2019, a Stannah me devolveu a scooter, assegurando-me que o problema estava resolvido com a troca das baterias6. No dia 23 de julho de 2019, mais uma vez a scooter foi recolhida à oficina da Stannah, em consequência de ter apresentado os mesmos problemas anteriores na oportunidade, mesmo o equipamento estando na garantia, o técnico exigiu-me um pagamento de 85 euros para que o equipamento fosse recolhido7. No dia 21 de agosto de 2019, portanto quase 1 mês depois, a Stannah me devolveu a scooter, garantindo-me que o problema estava resolvido com a troca do motor na oportunidade, solicitei que me fossem devolvidos os 85 euros, o que aconteceu alguns dias depois8. No dia 6 de novembro de 2019, mais uma vez um técnico da Stannah recolheu a scooter, uma vez que os mesmos problemas apontados nas situações anteriores voltaram a acontecer9. Hoje, quarta-feira, 13 de novembro de 2019, completa uma semana que a Stannah recolheu a scooter e, até o momento, não me deu nenhuma satisfação ou explicação sobre o ocorrido. Registre-se que, de todas as vezes anteriores, não foi diferente. A iniciativa para saber alguma informação foi sempre minha, em sucessivos telefonemas para a empresa. Ou seja, a negligência da Stannah com os clientes, por falta de informações, é gritante, revoltante e causa profunda indignação para uma empresa que tem como lema “com a Stannah a vida é melhor” é, no mínimo, um desprezo e um deboche com os clientes que nela depositaram sua confiança.Decorrente do histórico de acontecimentos acima relatados, e considerando o tempo de espera para visita dos técnicos nas diversas vezes em que solicitei assistência, bem como os diversos períodos de retenção da scooter na oficina, dos 13 meses, desde o dia em que adquiri o equipamento, passei em torno de dois meses (isso mesmo, sessenta dias!) impossibilitado de usar a scooter. Tive, portanto, o meu direito de mobilidade gravemente cerceado pela Stannah, o que considero gravíssimo. Quem me indenizará por isso?Diante do acima exposto e de todos os prejuízos que a empresa já me causou, solicito a imediata troca da scooter por uma outra nova, em pleno funcionamento e com todas as garantias.Fico no aguardo de Vossas providências.Odenildo Teixeira Sena
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