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Cobrança de valor indevido - reclamação datada de 01/04/2025, pendente de resposta

Exmos. Senhores, No passado dia 27/03/2025, cerca das 15h00m, procedi ao pedido de duas certidões prediais permanente online, em representação da empresa onde trabalho. Para o fazer acedi ao google, digitei “certidão predial permanente” e acedi à primeira opção apresentada, site https://www.certidaopermanente.pt/, link https://www.certidaopermanente.pt/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw5qC2BhB8EiwAvqa41teWxQOf2zRBtkATDx3tIkMcj1BS9GYB8lXVh4EpQxzvb3TCMYSevxoC8eoQAvD_BwE. Preenchi os dados solicitados e carreguei as duas certidões prediais permanentes caducadas, tendo, para cada um dos processos, sido gerada uma referência MB para proceder ao pagamento, no valor de 42,61€ cada. Estranhei o valor ser tão elevado face ao que tinha em memória (15€ - 16€, era o que me recordava), no entanto, face ao aumento dos preços que temos vindo a sentir, à urgência da documentação e a não ser algo habitualmente solicitado, avancei com o respetivo pagamento, introduzindo inclusivamente os dados da empresa para emissão das respetivas faturas. Recebi e-mails comprovativos dos pedidos originários de noreply@certidaopermanente.pt, sem qualquer indício de eventual anormalidade. No dia seguinte, recebi dois novos e-mails de noreply@certidaopermanente.pt, onde o estado de cada um dos pedidos era dado como “pago” e era identificado o código de acesso a cada uma das certidões. E até aqui tudo parecia absolutamente normal, com exceção do custo de cada um dos documentos, que me continuava a causar alguma estranheza. Ontem consegui validar os dois códigos de acesso às certidões entretanto recebidos e, como não obtive as faturas solicitadas aquando dos pedidos, questionei quer o facto de não as termos recebido, quer a diferença de preço que, também entretanto, confirmei existir entre o valor pago e o valor mencionado no site do IRN para este serviço, acreditando que havia algum erro no processo e que tudo se iria resolver (cada certidão custa 15€ e não 42,61€). Hoje recebi dois novos e-mails de noreply@certidaopermanente.pt, onde indicavam que a Conservatória ainda não havia procedido à realização da correspondência entre os códigos de acesso e as certidões e, no sentido de acelerarem o pedido, solicitavam cópia da certidões permanentes prediais caducadas ou das cadernetas prediais via email para geral@certidaopermanente.pt, com referência aos números dos pedidos. Respondi de imediato para geral@certidaopermanente.pt dizendo que já tínhamos acedido a ambas as certidões e validado os códigos, mas o que pretendia eram as faturas inerentes aos pagamentos e esclarecimento do motivo pelo qual havia divergência entre os valores. Para minha desagradável surpresa, recebi email de resposta de geral@certidaopermanente.pt, subscrito por uma colaboradora (Assistente de Produção), com uma das faturas referente a um dos pedidos, referindo que “O valor cobrado é da nossa empresa, nós somos uma empresa privada e não o estado.”. A fatura que anexou foi emitida pela empresa Certigera - Certificação Energética, Unipessoal, Lda, com morada na Rua Abel Salazar Loja 38ª, 1600-819 Lisboa, email geral@certigera.pt e NIF 518155242, onde a referida empresa nos faturava 34,64€ + IVA = 42,61€ por cada certidão (que recordo tem um custo efetivo e já verificado, de 15€). Incrédula com a situação, solicitei de imediato a outra fatura, referente ao segundo pedido e perguntei de onde tinham surgido, dado que os nossos pedidos haviam sido feitos no IRN. Enviaram a segunda fatura, nos mesmos moldes da anterior. e responderam negativamente com “O pedido foi efetuado no nosso site.” Solicitei devolução do valor pago a mais dado que me considerava “enganada” pelo serviço que argumentavam ter prestado, pois nunca o havia solicitado à Certigera, não conhecia a empresa em causa, nem lhes havia delegado qualquer serviço. Além disso, o “suposto serviço” que argumentavam ter prestado era igual ao do IRN, em termos de prazo e finalidade, não tendo retirado eu (consumidora) nada mais do que o dissabor de me considerar enganada e pago uma exorbitância por nada mais além do serviço habitual do IRN. Solicitei a devolução do valor excedente a 15€ para cada certidão, ao que a já referida colaboradora (Assistente de Produção) respondeu que “Após o serviço ter sido prestado, já não nos é permitido efetuar devoluções.” Face a tudo o exposto, venho por este meio apresentar a minha queixa contra esta empresa Certigera, que se imiscui no meio de processos administrativos online, levando os consumidores a acreditar que estão no site de organismos públicos e depois, apenas quando recebem a fatura, se apercebem que se tratam de empresas privadas que cobram um valor significativamente inflacionado face ao custo real da certidão em causa. Verifiquei também que existem diversas queixas contra a Certigera e, mesmo assim, continuam no mercado, lesando os consumidores. Quando insisti na devolução do dinheiro, a Certigera deixou de responder aos e-mails e não atende o telefone que indicam nas faturas (+351) 963 326 380). O que devemos nós, consumidores (neste caso em representação da empresa onde trabalho), fazer? Quem nos vai ressarcir do dinheiro pago a mais? Poderei facultar toda a documentação inerente a este processo, caso necessário: não estou a conseguir anexar ficheiros Estou desde 01/04/2025 a aguardar uma resposta. Cumprimentos.

Encerrada

Cobrança de valor indevido

Exmos. Senhores, No passado dia 27/03/2025, cerca das 15h00m, procedi ao pedido de duas certidões prediais permanente online, em representação da empresa onde trabalho. Para o fazer acedi ao google, digitei “certidão predial permanente” e acedi à primeira opção apresentada, site https://www.certidaopermanente.pt/, link https://www.certidaopermanente.pt/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw5qC2BhB8EiwAvqa41teWxQOf2zRBtkATDx3tIkMcj1BS9GYB8lXVh4EpQxzvb3TCMYSevxoC8eoQAvD_BwE. Preenchi os dados solicitados e carreguei as duas certidões prediais permanentes caducadas, tendo, para cada um dos processos, sido gerada uma referência MB para proceder ao pagamento, no valor de 42,61€ cada. Estranhei o valor ser tão elevado face ao que tinha em memória (15€ - 16€, era o que me recordava), no entanto, face ao aumento dos preços que temos vindo a sentir, à urgência da documentação e a não ser algo habitualmente solicitado, avancei com o respetivo pagamento, introduzindo inclusivamente os dados da empresa para emissão das respetivas faturas. Recebi e-mails comprovativos dos pedidos originários de noreply@certidaopermanente.pt, sem qualquer indício de eventual anormalidade. No dia seguinte, recebi dois novos e-mails de noreply@certidaopermanente.pt, onde o estado de cada um dos pedidos era dado como “pago” e era identificado o código de acesso a cada uma das certidões. E até aqui tudo parecia absolutamente normal, com exceção do custo de cada um dos documentos, que me continuava a causar alguma estranheza. Ontem consegui validar os dois códigos de acesso às certidões entretanto recebidos e, como não obtive as faturas solicitadas aquando dos pedidos, questionei quer o facto de não as termos recebido, quer a diferença de preço que, também entretanto, confirmei existir entre o valor pago e o valor mencionado no site do IRN para este serviço, acreditando que havia algum erro no processo e que tudo se iria resolver (cada certidão custa 15€ e não 42,61€). Hoje recebi dois novos e-mails de noreply@certidaopermanente.pt, onde indicavam que a Conservatória ainda não havia procedido à realização da correspondência entre os códigos de acesso e as certidões e, no sentido de acelerarem o pedido, solicitavam cópia da certidões permanentes prediais caducadas ou das cadernetas prediais via email para geral@certidaopermanente.pt, com referência aos números dos pedidos. Respondi de imediato para geral@certidaopermanente.pt dizendo que já tínhamos acedido a ambas as certidões e validado os códigos, mas o que pretendia eram as faturas inerentes aos pagamentos e esclarecimento do motivo pelo qual havia divergência entre os valores. Para minha desagradável surpresa, recebi email de resposta de geral@certidaopermanente.pt, subscrito por uma colaboradora (Assistente de Produção), com uma das faturas referente a um dos pedidos, referindo que “O valor cobrado é da nossa empresa, nós somos uma empresa privada e não o estado.”. A fatura que anexou foi emitida pela empresa Certigera - Certificação Energética, Unipessoal, Lda, com morada na Rua Abel Salazar Loja 38ª, 1600-819 Lisboa, email geral@certigera.pt e NIF 518155242, onde a referida empresa nos faturava 34,64€ + IVA = 42,61€ por cada certidão (que recordo tem um custo efetivo e já verificado, de 15€). Incrédula com a situação, solicitei de imediato a outra fatura, referente ao segundo pedido e perguntei de onde tinham surgido, dado que os nossos pedidos haviam sido feitos no IRN. Enviaram a segunda fatura, nos mesmos moldes da anterior. e responderam negativamente com “O pedido foi efetuado no nosso site.” Solicitei devolução do valor pago a mais dado que me considerava “enganada” pelo serviço que argumentavam ter prestado, pois nunca o havia solicitado à Certigera, não conhecia a empresa em causa, nem lhes havia delegado qualquer serviço. Além disso, o “suposto serviço” que argumentavam ter prestado era igual ao do IRN, em termos de prazo e finalidade, não tendo retirado eu (consumidora) nada mais do que o dissabor de me considerar enganada e pago uma exorbitância por nada mais além do serviço habitual do IRN. Solicitei a devolução do valor excedente a 15€ para cada certidão, ao que a já referida colaboradora (Assistente de Produção) respondeu que “Após o serviço ter sido prestado, já não nos é permitido efetuar devoluções.” Face a tudo o exposto, venho por este meio apresentar a minha queixa contra esta empresa Certigera, que se imiscui no meio de processos administrativos online, levando os consumidores a acreditar que estão no site de organismos públicos e depois, apenas quando recebem a fatura, se apercebem que se tratam de empresas privadas que cobram um valor significativamente inflacionado face ao custo real da certidão em causa. Verifiquei também que existem diversas queixas contra a Certigera e, mesmo assim, continuam no mercado, lesando os consumidores. Quando insisti na devolução do dinheiro, a Certigera deixou de responder aos e-mails e não atende o telefone que indicam nas faturas (+351) 963 326 380). O que devemos nós, consumidores (neste caso em representação da empresa onde trabalho), fazer? Quem nos vai ressarcir do dinheiro pago a mais? Poderei facultar toda a documentação inerente a este processo, caso necessário: não estou a conseguir anexar ficheiros Fico a aguardar. Cumprimentos.

Encerrada

Fishing na prestação de serviços

Exmos. Senhores, No passado dia 22, ao efetuar o pedido online de uma certidão de Registo Predial fui direcionada, pelo google, para a seguinte página: https://www.certidaopermanente.pt/ Julguei que se tratava de uma plataforma oficial de Registo Predial online, pois em nenhum momento do processo nos é indicado que se trata de uma plataforma particular, ou seja, trata-se de uma empresa que usa FISHING para conseguir de forma FRAUDULENTA que as pessoas utilizem os seus serviços e paguem um valor muito mais alto do que o que normalmente custaria a certidão. Como estava numa situação urgente, e nunca tinha feito nada idêntico antes, fiz o pedido e efetuei o pagamento por MBWay no valor de 42,61€. Quando contactei a entidade onde necessitava entregar a certidão, disseram que tinha sido enganada, pois o prazo de entrega da certidão e o valor de custo seriam muito inferiores. Já não consegui anular a transação no MBWay. Então contactei de IMEDIATO a empresa por email ao que me responderam que iriam de imediato tratar de analisar e efectuar a devolução, mas até hoje, e após varios contactos meus não me voltaram a responder. Exijo a devolução integral do valor que fui induzida a pagar. A empresa em questão tem os seguintes dados: Certigera - Certificação Energética, Unipessoal, Lda. Rua Abel Salazar Loja 38A 1600-819 Lisboa Portugal E-mail: geral@certigera.pt Contribuinte: 518155242 Cumprimentos, Maria Mendes

Resolvida

Burla Certidão Permanente

Exmos. Senhores, No passado dia 29/10/2024, solicitei uma certidão predial online, através do site: https://www.certidaopermanente.pt/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA0fu5BhDQARIsAMXUBOJN-MAuwkYAaLItPKUTKyktTLAAsdigZZz7BNuLLG-ZOUs3DmhfhawaAtInEALw_wcB , julgando eu que estaria no site correto da Conservatória Online, até porque o nome era CertidãoPermanente.pt. Acontece que ao prosseguir todos os passos que me foram solicitados, no final foi-me apresentado um valor a pagar de 36,46€, do qual estranhei ser um valor tão alto, mas não tendo alternativa avancei com o pagamento. Passado pouco tempo recebi um e-mail de confirmação de pagamento do pedido de Certidão Permanente Predial com o n.º 8896 e a informar que o código para acesso a certidão permanente seria disponibilizado no prazo até 72 horas após o pagamento. No dia 30/10, recebi outro e-mail com a atribuição de um código, para aceder à referida certidão, mas dava a informação “A certidão permanente com o código indicado não está activa”. Perante várias insistências, nunca obtive tal certidão, enviando um e-mail no dia 08/11/2024, mas nunca me foi dado resposta até à presente data. Contactado telefonicamente por vária vezes o número disponibilizado no e-mail, nunca me atenderam. No dia 14/11/2024, resolvi contactar com os serviços da conservatória da minha área de residência, do qual me informaram que o serviço que solicitei não foi à conservatória mas sim a uma empresa do qual desconheciam. Perante o sucedido, sinto-me burlado, pois realizei o pagamento de um serviço do qual nunca me foi prestado, muito menos dado qualquer tipo de apoio para a resolução deste problema, pois nunca me deram resposta ao e-mail enviado no dia 8/11, pelo que solicito o reembolso do valor despendido 36,46€. Agradeço que me ajudem a reaver o dinheiro, ou orientações como devo fazer para o obter. Cumprimentos,

Encerrada

Cobrança Indevida

Exmo.(s) Senhores, Em 22-08-2024 pelas 13:26:49, solicitei através do site Certidão Permanente.pt, link: https://www.certidaopermanente.pt/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw5qC2BhB8EiwAvqa41teWxQOf2zRBtkATDx3tIkMcj1BS9GYB8lXVh4EpQxzvb3TCMYSevxoC8eoQAvD_BwE, uma certidão permanente predial, que foi o primeiro site que me apareceu no google quando efetuei a pesquisa: "Pedir Certidão Permanente Predial". De seguida efetuei o pagamento através do MBWAY, no valor de 36,46€, até aqui tudo correto. Através de conhecimento pessoal, a título particular comentei com uma amiga que também é funcionária do IRN que achava o valor pago pela certidão exagerado, quando fui confrontado por esta que o valor da certidão seria 15€. Fui de fato confirmar o pagamento e no MBWAY aparece-me um nome da entidade "IFTHENPAY", e recebi uma fatura/recibo com a denominação social, Certigera - Certificação Energética, Unipessoal, Lda. , no valor de 36,46€. Entretanto, recebi o código da certidão permanente e já a tenho comigo a certidão. Não obstante, parece-me que o avolumar destas situações começa a ser preocupante, a forma indecente como extorquem dinheiro às pessoas através de serviços públicos que se fazem representar ou algo do género..., no meu caso concreto, solicito um documento a uma entidade do estado, efetuo o pagamento a uma empresa particular da qual nunca ouvi sequer falar, com um valor significativamente inflacionado mais do dobro, como se não fosse suficiente verifiquei através de vós, da DECO, que esta situação já foi alvo de reclamações anteriores, e a partir deste momento como cidadão lesado com a conivência de um serviço do estado, o IRN, como é que faço? peço o dinheiro a quem? Ao IRN? A Certigera? Sendo que fiz o pagamento à Certigera, e esta não responde nem a emails, nem a telefonemas. Não consegui adicionar a fatura/recibo comprovativos, uma vez que ao submeter o anexo por diversas vezes surge a mensagem "Erro desconhecido. Por favor, tente mais tarde ou contacte o nosso serviço de informação através do 211 215 750 ( dias úteis, das 9 às 13 e das 14 às 18 horas)" Fico a aguardar. Cumprimentos.

Resolvida

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