Reclamações recentes

P. S.
07/11/2025

Trabalho ineficaz

Exmos. Senhores, Estou a ter problemas com a oficina Caetano Baviera de Portimão a qual está a tratar do arranjo do meu carro. O carro entrou a primeira vez na oficina, colocaram na máquina e apareceram alguns erros a qual prontamente paguei o serviço. Passado alguns dias o carro volta a dar o mesmo problema, voltei com ele pra oficina e disseram que não dava nenhum erro, ficou com o carro 1 mês e passado esse tempo me vieram com uma conversa de que era o amplificador de antena mais uma chave nova, paguei prontamente e perguntei ao chefe de oficina se realmente era esse o problema, pois além de ter imenso gastos com peças que estão a ser trocadas desnecessáriamente (pois trocam e o carro não fica arranjado), também estou a ter gastos absurdos com aluguel de carro e Uber para trabalhar e levar meus filhos à escola. Mais uma vez então o chefe de oficina garantiu que ficava resolvido o problema se trocasse essas peças. Paguei prontamente, passado 2/3 dias o carro volta a dar o mesmo problema, voltei com o carro pra oficina pela 3.ª vez. Pedi que colocassem as peças velhas e me devolvessem o valor pago e disseram que não pode fazer a devolução. Duas semanas depois de idas e vindas e mais gastos, disseram que na máquina o carro não dá erro, que tenho que levar o carro quando ele estiver com o problema visível. Então peguei o carro, uma semana depois o carro bloqueia novamente, imediatamente chamei o reboque para que o carro chegasse como eles queriam, sem sinal, bloqueado. Ao chegar na oficina, o carro já dava sinal, já ligava. Nesse dia dia 23 de outubro quando o carro da entrada pela 4.ª vez na oficina, me ofereceram um carro de substituição porque batemos o pé. O carro de substituição arrebentou o pneu no dia 30 de outubro e voltou pra oficina deles. No dia 5 de novembro fui até lá para exigir outro carro de substituição a qual me disseram que não tinha e que também não arranjaram o pneu do carro de substituição. Perguntei como estava o andamento do meu carro que deu entrada no dia 23 e nem se quer pegaram no meu carro. Deixei numa oficina da marca para não ter problemas e estou a ter problemas maiores, faltas de respeito, gastos, etc. Não me dão qualquer informação sobre meu veículo, toda vez que vou até a oficina é uma discussão, pois nada fazem. Eu quero uma solução. Quero meu dinheiro de volta das peças trocadas desnecessariamente que foi o amplificador de antena + chave nova. Que arquem com os gastos que tive até o momento com aluguel de carro, Uber e resolvam o problema do meu carro de uma vez por todas. Cumprimentos.

Encerrada
A. K.
17/10/2025

Não recebi o Documento Único Automóvel (DUA) desde a compra da viatura

No dia 12 de janeiro de 2023, adquiri um veículo novo da marca Hyundai (modelo i20, matrícula AH-03-CQ) através do stand Caetano Baviera Portugal – Lisboa. Desde essa data, passados mais de 21 meses, ainda não recebi o Documento Único Automóvel (DUA), vulgarmente conhecido como “cartão verde”. Esta situação tem causado graves prejuízos pessoais e financeiros, impossibilitando, inclusive, a venda do automóvel. Durante este período, colaborei por diversas vezes com a entidade vendedora: - Em dezembro de 2024, entreguei presencialmente todos os documentos necessários e assinei os formulários requeridos; - Em 11 de fevereiro de 2025, voltei presencialmente ao stand para assinar novamente a documentação, por alegada perda dos ficheiros anteriores. Nesse mesmo dia enviei também por email os comprovativos da minha morada atual (contrato de arrendamento e cartão de residência); - Em agosto de 2025, um representante da Caetano Energy deslocou-se à minha residência para recolher nova assinatura, alegando que, mais uma vez, os documentos tinham sido extraviados. Apesar destas três tentativas formais de resolução — todas cumpridas por minha parte a situação mantém-se por resolver até hoje, sem qualquer justificação legal ou contacto proativo da entidade. Esta conduta configura uma violação grave dos deveres contratuais e legais previstos na legislação de defesa do consumidor (nomeadamente no Decreto-Lei n.º 67/2003) e está a causar-me prejuízos diretos: - Coimas e penalizações fiscais por correspondência enviada para a morada errada; - Perda de oportunidade de venda do veículo; - Dano moral e desgaste emocional decorrente da negligência contínua. Solicito à DECO a sua intervenção imediata junto da Hyundai Portugal e Caetano Baviera Portugal – Lisboa, de forma a garantir: 1. A emissão e entrega urgente do DUA para a morada correta; 2. A avaliação de uma eventual indenização pelos prejuízos sofridos; 3. A abertura de processo de fiscalização junto do IMT, caso se confirme a violação de obrigações legais por parte do stand. Agradeço desde já a atenção e apoio jurídico da DECO neste processo. Com os melhores cumprimentos, Fatemeh Karoobi

Encerrada
H. L.
20/03/2025

Manutenção auto

Exmos. Senhores, No dia 14 de fevereiro de 2025, através do site da Caetano Baviera (https://caetanoretail.pt/bmw/oficinas/), fiz o agendamento de serviços de manutenção para meu automóvel BMW serie 3 (1997). Serviços que consistiam em : - Reparar fugas de óleo no motor; - Reparar defeito de mal funcionamento no travão de mão do lado direito no eixo traseiro. A data que agendei o serviço foi para o dia 21/02/2025 às 14:30, segue comprovativo em anexo (1). Na segunda-feira, 17/02/2025, recebi uma ligação telefônica de uma das consultoras de serviço do grupo, que se apresentou como a Sra. Susana Rosa, e me avisou que para o dia 21/02/2025 já não havia vagas para me atender. Ela me perguntou se eu poderia remarcar a data para o dia 24/02/2025 às 09:15 e questionou quais eram os serviços de manutenção. Eu informei exatamente os problemas e até onde suspeitava que estavam os problemas. Concordei com a remarcação, porém deixei claro que deixaria o automóvel na oficina deles na sexta-feira, 21/02/2025, pois não poderia levá-lo na segunda-feira, por conta do meu horário de trabalho, e ela disse que não haveria nenhum problema (2). Na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, cheguei ao local por volta das 13h40. Dirigi-me à receção para preencher um formulário, onde o atendente informou que havia agendamento apenas para a questão do travão e que não existia qualquer marcação referente à fuga de óleo. No entanto, ele mencionou que poderia deixar o veículo para que a equipe resolvesse o problema da fuga de óleo, mas antes seria necessário realizar um diagnóstico. O atendente estimou que seriam necessários pelo menos 1 hora e 30 minutos para concluir essa avaliação, com um custo adicional de 165 euros incluído no orçamento. Aceitei as condições apresentadas e assim ficou acordado. No dia 24 de fevereiro de 2025, por volta das 14h30, entrei em contato para obter informações sobre o orçamento. Após várias tentativas sem sucesso, consegui falar com um funcionário da oficina (não recordo o nome). Ele me informou que o diagnóstico do veículo já havia sido realizado e que no dia 24 de fevereiro de 2025, ou no mais tardar em 25 de fevereiro de 2025, a Sra. Susana entraria em contato para comunicar os valores e os serviços necessários para resolver os problemas identificados. No dia 25 de fevereiro, não recebi nenhuma ligação da parte deles. Tentei contatá-los às 18h25, mas não obtive sucesso. Devido a um comportamento semelhante ocorrido em agosto do ano passado com outra prestadora de serviços BMW (BANIX), comecei a me preocupar com os prazos. No dia 26 de fevereiro, entrei em contato novamente com a Caetano e fui informado de que a Sra. Susana entraria em contato ainda no mesmo dia, o que realmente ocorreu. Ela ligou por volta das 12h52 para apresentar o orçamento, mas não mencionou um prazo específico. Solicitei que o enviasse por e-mail, e ela afirmou que faria isso em breve. Às 17h16, recebi uma nova ligação informando que não havia peças disponíveis para realizar o serviço e que todas precisariam ser solicitadas diretamente da fábrica na Alemanha. Foi-me dito que levaria pelo menos de 7 a 10 dias úteis para as peças chegarem à oficina e o processo de reparação ser iniciado. Questionei se esse prazo era real ou se poderia haver mais atrasos, visto que utilizo o veículo para deslocamento ao trabalho. A Sra. Susana assegurou-me que normalmente as peças chegavam antes do prazo estimado. Aceitei essa informação e solicitei novamente o envio do orçamento. Após transcorridos os 10 dias úteis, não recebi nenhum retorno por parte da Caetano sobre a situação do veículo. No dia 12 de março, percebi um comportamento incomum por parte deles e decidi contatar a Sra. Susana às 14h38. Ela informou que havia uma peça em falta e que não havia previsão para sua chegada. Ressaltei a urgência da necessidade do veículo ou de uma alternativa para a mobilidade. A Sra. Susana se comprometeu a retornar até o final do dia com uma resposta, mas não recebi nenhum retorno. Tentei contactá-la duas vezes no mesmo dia, por volta das 18h20, porém também não fui atendido. No dia 14 de março, já demonstrando impaciência com a demora e a ausência de respostas, dirigi-me à Caetano Baviera. Na recepção, um atendente contatou a Sra. Susana para informar sobre a situação e comunicar que eu estava presente na loja em busca de uma solução. A Sra. Susana assegurou que entraria em contato por volta das 14h30 daquele dia para resolver o problema. No entanto, não recebi nenhuma ligação até às 16h30, momento em que decidi ligar para a Caetano a fim de esclarecer a situação. Uma das atendentes tentou transferir minha ligação para a Sra. Susana, mas ela não atendeu. Reforcei com a atendente que necessitava de um veículo de cortesia, considerando que não havia prazo definido para a entrega do meu carro. A atendente informou que iria solicitar internamente e transferiria minha chamada para outra pessoa. Este outro colaborador (não recordo o nome) explicou que não havia disponibilidade para iniciar o serviço no meu carro e que todas as peças já estavam na oficina; além disso, afirmou que seria mais rápido concluir o reparo do meu veículo do que disponibilizar um carro de cortesia, garantindo que meu carro estaria pronto até no máximo o dia 18 de março. No dia 18 de março, recebi uma ligação da Sra. Susana a respeito de um novo orçamento, no qual informaram que identificaram a necessidade de substituir mais peças. Questionei sobre o diagnóstico que custa 165 euros e requer 1 hora e 30 minutos, o que seria suficiente para verificar essa peça específica. A Sra. Susana informou que não desmontaram o veículo anteriormente e apenas perceberam no dia 18 que era necessário trocar mais peças. Além disso, comunicou que a peça em questão não estava disponível na fábrica e que levaria, no mínimo, cinco dias úteis para chegar e realizar o reparo do carro. Expressei minha insatisfação com a situação, ressaltando a urgência de ter um veículo para ir ao trabalho, visto que já não podia utilizar o carro do meu irmão. Ela mencionou que meu pedido tinha caráter urgente, mas afirmou não poder fazer mais nada além disso. Heverton Luis Cumprimentos.

Encerrada
C. G.
08/09/2024

Troca de pneus na oficina

Exmos. Senhores, Erradamente o Portal da DECO permitiu que a Caetano Baviera desse o assunto como resolvido, mas nunca o foi. Continua tudo na mesma. A viatura da marca/modelo BMW iX de que sou proprietário, foi adquirida montada com 4 pneus de inverno da marca Goodyear e veio também 4 pneus sobresselentes de “verão” da mesma marca entregues dentro de sacos. Esta mesma viatura esteve em reparação na oficina da BMW Caetano Baviera de Gaia e antes da sua saída foi aceite pelo gestor pós venda a troca dos 4 pneus de inverno montados pelos 4 de verão sobresselentes. Acontece que a viatura foi-nos entregue com dois pneus de marca diferente: “Bridgestone” no eixo traseiro, tendo os pneus que vieram com a viatura tido um destino da minha parte desconhecido. O stand onde foi comprada a viatura já confirmou que todos os pneus entregues eram da mesma marca e que a marca BMW não recomenda a utilização de pneus de marcas diferentes por eixo para este modelo de tração às 4 rodas. Pretendo a troca dos dois pneus erradamente montados no eixo traseiro, pelos pneus que me pertencem da marca/modelo: “Goodyear efficientgrip performance 2 255/50r21 109y”. Sendo que dependendo do estado dos mesmos, poderei ter de exigir 2 pneus novos, uma vez que os mesmos ainda não tinham sido utilizados. Esta situação foi reportada a 7 de julho, mas sem resultado. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos

Encerrada
C. G.
07/08/2024

Devolução da viatura pela oficina com dois pneus errados

Exmos. Senhores, A viatura da marca/modelo BMW iX de que sou proprietário, foi adquirida montada com 4 pneus de inverno da marca Goodyear e veio também 4 pneus sobresselentes de “verão” da mesma marca entregues dentro de sacos. Esta mesma viatura esteve em reparação na oficina da BMW Caetano Baviera de Gaia e antes da sua saída foi aceite pelo gestor pós venda a troca dos 4 pneus de inverno montados pelos 4 de verão sobresselentes. Acontece que a viatura foi-nos entregue com dois pneus de marca diferente: “Bridgestone” no eixo traseiro, tendo os pneus que vieram com a viatura tido um destino da minha parte desconhecido. O stand onde foi comprada a viatura já confirmou que todos os pneus entregues eram da mesma marca e que a marca BMW não recomenda a utilização de pneus de marcas diferentes por eixo para este modelo de tração às 4 rodas. Pretendo a troca dos dois pneus erradamente montados no eixo traseiro, pelos pneus que me pertencem da marca/modelo: “Goodyear efficientgrip performance 2 255/50r21 109y”. Sendo que dependendo do estado dos mesmos, poderei ter de exigir 2 pneus novos, uma vez que os mesmos ainda não tinham sido utilizados. Esta situação foi reportada a 7 de julho, mas sem resultado. Cumprimentos.

Encerrada

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