Black Friday 2025: quanto tencionam gastar os portugueses em promoções
A maioria dos portugueses planeia aproveitar a Black Friday 2025, mas com um orçamento mais reduzido face ao ano anterior. O novo inquérito revela quanto pretendem gastar e que categorias de produtos estão no topo das preferências.
Que planos têm os portugueses para a Black Friday, agendada para 28 de novembro? Pretendem gastar mais ou menos do que no ano anterior? Porquê e em quê? Para descobrir, a DECO PROteste fez um inquérito online, entre 2 e 10 de outubro de 2025, a uma amostra da população adulta portuguesa, entre os 18 e os 74 anos.
No total, foram obtidas 1845 respostas válidas, que foram ponderadas para refletirem a opinião da população em termos de género, idade, nível educacional e região. Os resultados apresentados refletem a opinião e a experiência dos inquiridos, mas podem ser considerados como tendências representativas da população nacional.
Promoções da Black Friday atraem mais portugueses
Segundo o inquérito da DECO PROteste, três quartos dos portugueses (74%) pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, um aumento face aos 71% registados em 2024.
Relativamente ao montante que pretendem gastar, verifica-se uma ligeira descida de 281 para 274 euros. Este valor corresponde a 17% do seu rendimento mensal.Os portugueses que este ano planeiam gastar menos na Black Friday do que gastaram em 2024 indicam a situação financeira e os preços elevados como as razões principais.
Entre os consumidores que não tencionam gastar dinheiro na Black Friday, 36% responderam não precisarem ou não quererem fazer compras. Além disso, 23% consideram que não compensa adquirir produtos nesta altura, revelando uma crescente desconfiança face às promoções.
Preferências de compra: o que os portugueses querem nesta Black Friday
À semelhança dos anos precedentes, o vestuário continua a ser a categoria mais procurada pelos portugueses durante a Black Friday: 43% dos inquiridos planeiam comprar roupa, calçado ou acessórios.
Em segundo lugar surgem os produtos de tecnologia — como consolas, telemóveis e computadores — que mantêm uma forte procura. Seguem-se os pequenos e grandes eletrodomésticos, os brinquedos e os artigos para a casa, incluindo mobiliário e decoração.
As mulheres planeiam comprar mais “roupas, sapatos e acessórios”, “móveis e decoração para casa”, “pequenos eletrodomésticos” e “viagens” do que os homens. Já as preferências dos homens recaem sobre os produtos de alta tecnologia.
Descontos esperados na Black Friday
A Black Friday continua a ser um período atrativo para muitos portugueses: 64% dos consumidores consideram que vale a pena comprar nesta época devido aos descontos disponíveis.
Mais de metade dos inquiridos aproveita ainda as promoções para adiantar uma parte significativa das compras de Natal.
Entre quem planeia gastar na Black Friday 2025, a expectativa média aponta para reduções entre 26% e 36%, variando consoante o tipo de produto.
Como planeiam os consumidores comprar
Apesar de estarem aquém de noutros países, as compras online continuam a ganhar terreno entre os portugueses. Quase 39% preveem comprar total ou maioritariamente online durante a Black Friday, enquanto 33% tencionam alternar entre lojas físicas e compras digitais.
A internet é também uma das principais fontes de informação sobre descontos e campanhas da Black Friday. Os consumidores combinam pesquisas online com visitas presenciais às lojas, para garantir que aproveitam bem as promoções.
Com efeito, este ano, a tendência mantém-se: 68% dos consumidores planeiam consultar lojas físicas e respetivos sites antes do início oficial da Black Friday, numa estratégia de comparação e antecipação de oportunidades.
No momento da compra, 37% pretendem visitar lojas ou páginas web para confirmar preços e ofertas antes de decidir.
Além disso, 20% afirmam recorrer a canais de promoções e descontos, como grupos no Telegram, para acompanhar as melhores oportunidades em tempo real.
Perceção dos consumidores sobre preços e problemas na Black Friday
Existe alguma desconfiança dos portugueses em relação às promoções da Black Friday, bem como alguma falta de informação.
- Desconhecimento da lei dos preços: a maioria dos inquiridos não sabe que é obrigatório mostrar o preço promocional atual e o preço mais baixo dos últimos 30 dias.
- Suspeitas de manipulação de preços: 75% dos consumidores acreditam que algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para depois os reduzirem, criando uma falsa sensação de desconto.
- Problemas associados às compras: 35% consideram que a Black Friday gera mais problemas, como atrasos nas entregas ou dificuldades nas devoluções, quando comparada com períodos sem promoções.
- Falta de supervisão: apenas 22% dos inquiridos acreditam que existe uma boa supervisão das autoridades para travar práticas abusivas durante a Black Friday.
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Este projeto é uma iniciativa conjunta da Euroconsumers. Reunindo cinco organizações nacionais de consumidores e dando voz a um total de mais de 1,5 milhões de pessoas em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Brasil, a Euroconsumers é o principal grupo de consumidores do mundo em informação inovadora, serviços personalizados e defesa dos direitos dos consumidores. |
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