Dicas

5 conselhos para comprar na Black Friday

A Black Friday aproxima-se e, com ela, milhares de promoções tentadoras. Mas nem tudo é o que parece. Antes de encher o carrinho, descubra como preparar as compras, evitar fraudes e garantir que os descontos valem mesmo a pena.

Especialista:
Editor:
31 outubro 2025
direitos de consumidores

iStock

A Black Friday nasceu nos EUA como estratégia para as lojas escoarem stocks e prepararem a chegada das novidades de Natal. Por isso, na última sexta-feira de novembro, a maioria das lojas oferece grandes descontos. Em Portugal, o conceito tanto é usado na forma original de promoção de um dia só, como se estende por mais alguns dias, ou semanas, antes ou depois desta data.

Se planeia aproveitar as oportunidades da Black friday ou da cyber monday para fazer algumas compras para si ou para oferecer no Natal, prepare-se antes de visitar as lojas ou encomendar online., seguindo os conselhos da DECO PROteste.

1. Prepare a compra, pesquise preços e recolha informação

Se souber com antecedência que produtos estarão em promoção, será mais fácil confirmar se são boas oportunidades. Procure obter este tipo de informação assinando as newsletters das lojas que mais lhe interessam, ou seguindo-as com mais atenção nas redes sociais. Para as lojas online, a ferramenta Comparar Preços, da DECO PROteste, será uma boa aliada.

Alguns vendedores propõem-se a igualar os preços mais baixos do mercado caso os consumidores lhes apresentem provas da prática de preços mais baixos, nos mesmos produtos, por outras lojas. Verifique se alguma loja anuncia este tipo de campanha, pois poderá permitir-lhe fazer boa parte das compras num só lugar.

Caso planeie comprar em lojas online, registe-se como utilizador alguns dias antes da Black friday. A grande afluência a estes websites em dias de promoções pode dificultar o processo de compra, tornando-o mais lento.

Também é útil listar os retalhistas que vendem os produtos que lhe interessam a bons preços. Assim, se um website falhar ou uma loja esgotar o stock, poderá recorrer ao seguinte da lista.

2. Verifique a qualidade dos produtos antes de comprar

Os produtos em promoção podem prometer muito e cumprir pouco. Informe-se e leia sobre aqueles que lhe interessam, pois podem não corresponder ao que espera deles. Pesquise-os também nos comparadores da DECO PROteste, onde encontrará os resultados de testes comparativos a centenas de produtos, como telemóveis, tablets, televisores e diversos eletrodomésticos

3. Comece as compras cedo

As melhores ofertas são, por norma, as que se esgotam mais cedo. Se pretende comprar numa loja física, averigue o horário de abertura e a sua disponibilidade para a visitar nas primeiras horas do dia. Se for comprar online, bastará esperar que chegue a meia-noite.

4. Conheça as políticas de compra e devolução

Algumas lojas permitem comprar online e fazer o levantamento dos produtos numa loja física, dentro de um prazo determinado. Esta pode ser uma opção a considerar se não tem muito tempo ou quer evitar os portes de envio e a confusão causada pela grande afluência de pessoas durante a Black friday.

Além disso, se a compra for feita online, tem o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias. O mesmo não acontece se comprar numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito, por exemplo). Neste cenário, verifique se a loja aceita devoluções e em que condições, e ainda se existem regras especiais para a devolução de produtos nos períodos de promoções.

Tenha também em conta de há situações em que não é possível devolver as compras que fizer na Black Friday. Se adquirir um produto com conhecimento prévio de um defeito, não pode exercer o direito de garantia. Poderá ser melhor não fazer essa compra ou, em alternativa, tentar obter um desconto maior.

Se o defeito for provocado por má utilização do comprador, este perde igualmente o direito à garantia. Porém, para negar a resolução do problema, nos primeiros dois anos o vendedor é obrigado a provar que este não se deve a um defeito de origem do equipamento. No último ano de garantia a prova cabe ao consumidor.

Caso o vendedor alegue o mau uso do equipamento sem elaborar um relatório técnico que o fundamente, é aconselhável apresentar reclamação por escrito no livro de reclamações da loja ou online, ou através de carta registada com aviso de receção. Guarde cópia da mesma e dos registos de envio.

5. Seja cauteloso na Black Friday

É muito fácil criar contas em redes sociais para publicitar lojas fictícias ou vender produtos contrafeitos e pirateados. Tenha cuidado com as ofertas que parecem “demasiado boas para ser verdade” e verifique bem as informações divulgadas nesses canais, para garantir que não cai em fraudes. A DECO PROteste tem uma ferramenta online que permite atestar a segurança do site que está a visitar.

Veja se o site é seguro

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar