Notícias

Norma i-Size: respondemos às dúvidas dos pais

21 setembro 2016 Arquivado
Respondemos a todas as dúvidas sobre os modelos de cadeira auto iSize, destinados a bebés e crianças.

Arquivado

A norma i-Size está em vigor desde julho de 2013, mas esta fase de transição pode ser um quebra-cabeças para os pais. Clarificamos as regras e mostramos como comprar uma boa cadeira auto.

Dúvidas frequentes

As minhas crianças têm cadeiras homologadas pela norma antiga. Tenho de comprar novas?

Não. Quem tem uma cadeira antiga que cumpre a norma R44/04 (confirme a norma na etiqueta na cadeira), pode mantê-la. A lei admite a utilização de cadeiras homologadas por um dos dois regulamentos. Além disso, há muitos veículos que ainda não estão equipados com Isofix. 


Quem tem cadeiras antigas não está obrigado a transportar uma criança até aos 15 meses em sentido contrário ao da marcha se a cadeira não se puder instalar assim. A cadeira é que dita a forma de instalação, e algumas permitem os dois sentidos. 

Todos os carros são compatíveis com as cadeiras i-Size?

Ainda existem poucos veículos com lugares com homologação i-Size. Para confirmar se o seu carro está homologado, veja as etiquetas dos bancos ou contacte a marca.

Um veículo com lugares com Isofix pode ser compatível, mas é necessário experimentar a cadeira no automóvel antes de comprar. Neste caso, teste se os 3 pontos de fixação Isofix encaixam de acordo com as instruções do fabricante.

Carros sem Isofix
só são compatíveis com cadeiras que se prendem com o cinto de segurança. Não se preocupe: as cadeiras que obedecem à norma antiga vão permanecer no mercado ainda alguns anos, pelo que não tem de trocar de carro. 

As cadeiras que cumprem a norma i-Size são mais seguras?

Independentemente da norma, os testes é que ditam o desempenho e o nível de segurança da cadeira. O fundamental é escolher uma cadeira com uma boa avaliação global e, depois, instalá-la corretamente no carro.

O objetivo do regulamento i-Size é introduzir no mercado cadeiras mais seguras através de um protocolo de teste mais exigente

As cadeiras i-Size são mais fáceis de instalar no carro?

As cadeiras i-Size são fixas com recurso ao sistema Isofix. Este sistema já era utilizado em cadeiras homologadas pela norma antiga, daí não se poder dizer que o sistema i-Size seja mais ou menos fácil de instalar. Mas esse é um dos pontos avaliados pelo nosso teste.


Tenho 3 filhos e nos bancos traseiros não cabem 3 cadeiras. Posso instalar uma no banco da frente?

Se houver necessidade de transportar 3 crianças com menos de 12 anos e menos de 135 cm, e for impossível colocar as 3 cadeiras nos bancos traseiros, pode instalar uma no banco da frente. Mas terá de ser a de maior estatura a viajar à frente e só se tiver mais de 3 anos.