8 dicas para conciliar trabalho e vida familiar
Conciliar trabalho e parentalidade é um desafio contínuo. No entanto, com as estratégias adequadas, é possível construir uma vida equilibrada, conciliando as conquistas profissionais com momentos familiares significativos. Veja as 8 dicas da DECO PROteste.

Já deve ter ouvido o termo work-life balance, que se refere a um equilíbrio saudável e satisfatório entre as responsabilidades profissionais e pessoais. O objetivo é garantir que duas importantes áreas de vida como estas se complementem em harmonia.
De forma geral, este equilíbrio é alcançado quando se consegue distribuir o tempo e a energia para satisfazer as necessidades individuais, permitindo que se sinta realizado tanto no trabalho como na vida pessoal e familiar.
Manter este equilíbrio é essencial para o bem-estar físico, mental e emocional. Descurá-lo pode ter consequências negativas a vários níveis. Por exemplo, alguns estudos demonstram que trabalhar excessivamente pode levar a problemas sérios de saúde, incluindo dificuldades em dormir, depressão, perda de memória, doenças cardíacas, entre outros problemas.
No contexto profissional, este desequilíbrio pode resultar em baixa satisfação, desejo de mudar de emprego e diminuição da eficiência e da dedicação. Na esfera familiar, pode afetar negativamente os relacionamentos parentais e conjugais, o bem-estar emocional de todos os membros da família e até o desenvolvimento das crianças.
A DECO PROteste apresenta-lhe oito dicas que podem auxiliar neste processo.
1. Defina prioridades e organize-se com antecedência
Para conseguir conciliar o trabalho com a parentalidade, é essencial estabelecer uma rotina que se ajuste às suas necessidades profissionais e familiares. Seja realista com as suas expectativas e defina prioridades claras.
Para uma melhor organização, faça uma lista semanal onde inclui todas as tarefas e estima o tempo necessário para cada uma. Assegure-se de que esta lista também inclui atividades prazerosas e relaxantes. Tire partido das tecnologias e recorra a aplicações organizacionais para facilitar a gestão do tempo e evitar a sobreposição de atividades.
2. Comunique de forma eficaz
Mantenha uma comunicação aberta com o seu parceiro, colegas de trabalho e superiores hierárquicos. Seja sempre claro em relação às suas necessidades e limitações.
Em casa, partilhe as suas preocupações e ouça as da sua família. No trabalho, informe-se sobre as medidas que facilitem o equilíbrio entre a vida pessoal/familiar e profissional.
Utilize, de forma responsável, os recursos disponíveis para executar as suas funções de forma produtiva. Por exemplo, aposte na negociação de horários flexíveis e/ou opções de trabalho remoto. Poderão ser estratégias eficazes para a criação de um ambiente que acomode as responsabilidades familiares.
3. Delegue tarefas
Evite sobrecarregar-se e aprenda a dizer “não” quando sentir que não consegue gerir tarefas adicionais. Delegue responsabilidades tanto no trabalho quanto em casa. No ambiente profissional, confie na sua equipa para partilhar a carga de trabalho. Em casa, inclua todos os membros da família nas tarefas diárias.
4. Estabeleça limites
Estabeleça fronteiras claras entre o trabalho e a vida pessoal e familiar. Reserve tempo específico para a família e para si, evitando levar trabalho para casa (por exemplo, evite verificar e-mails, atender telefonemas ou marcar reuniões fora do seu horário de trabalho).
5. Cuide de si
Valorizar o seu bem-estar físico, mental e social é fundamental para conseguir cuidar bem da sua família e manter um bom desempenho profissional. Por isso, procure dormir o suficiente, faça pausas ao longo do dia para relaxar, mantenha uma alimentação saudável e pratique atividade física com regularidade. Valorize as suas relações sociais.
6. Seja flexível
Conforme seja necessário, esteja disponível para reajustar as suas prioridades e o seu calendário, de forma a adaptar-se a eventuais alterações ou imprevistos. Manter uma atitude flexível e aberta a mudanças poderá ajudar a reduzir o stresse e a tornar essas transições mais suaves.
7. Invista na sua rede de apoio
Procure o suporte de amigos, familiares e colegas de trabalho. Converse com pessoas em quem confia sobre as preocupações e dificuldades que enfrenta, além de partilhar os seus sucessos e conquistas.
8. Peça ajuda
Se sentir que está a ser demasiado difícil conciliar a vida familiar e profissional, considere procurar apoio profissional. Um psicólogo poderá dar-lhe alguma orientação para lidar com os desafios emocionais inerentes à busca de um equilíbrio “ideal”. Lembre-se de que cuidar da sua saúde mental é fundamental para preservar o seu bem-estar geral e, consequentemente, o da sua família.
Equilíbrio varia de pessoa para pessoa
É importante salientar que a conciliação entre trabalho e vida familiar não obedece a uma fórmula única. O equilíbrio "ideal" é diferente para cada pessoa, dependendo das suas circunstâncias profissionais, familiares e pessoais. É um processo que exige paciência, flexibilidade e um compromisso constante com o bem-estar pessoal e familiar.
Para um equilíbrio entre trabalho e vida familiar não tem, necessariamente, de separar de forma rígida estas duas áreas. O desafio é encontrar uma integração adaptativa e funcional que permita que ambas as áreas se complementem e enriqueçam mutuamente.
Neste aspeto, as organizações têm um contributo fundamental ao promoverem culturas, políticas e ações concertadas de facilitação desta harmonia. O papel de cada pessoa é igualmente importante e deve ser ativo.
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