Como testamos produtos contra piolhos e lêndeas
A DECO PROteste avaliou produtos para combater piolhos e lêndeas, apresentados em solução, gel, creme ou loção. Saiba como são testados estes produtos.
Para avaliar a eficácia de cada produto, utilizaram-se três mechas de cabelo humano com 20 piolhos adultos e três mechas com 20 lêndeas.
Em cada ensaio, as mechas foram impregnadas com o produto em análise, aguardando-se o tempo de tratamento recomendado no folheto informativo. Paralelamente, realizaram-se ensaios de controlo negativo, nos quais apenas se utilizou água da torneira, seguindo exatamente o mesmo procedimento.
Após o período de exposição, as mechas foram cuidadosamente lavadas e os piolhos e lêndeas recolhidos para avaliação posterior. O estado dos piolhos foi verificado uma hora e 24 horas após o tratamento, contabilizando-se os sobreviventes e os não sobreviventes. No caso das lêndeas, a sua mortalidade foi avaliada decorridos 10 a 13 dias após o tratamento, contabilizando-se a ocorrência de eclosão.
Para o teste de utilização, cada produto foi testado por 20 crianças, seguindo-se as instruções de uso e sem que os participantes soubessem a marca do produto.
Foram avaliados vários critérios, incluindo a clareza das instruções, a facilidade de aplicação e remoção do produto, a textura, o cheiro, a facilidade do processo de tratamento, entre outros.
O impacto ambiental dos produtos foi também avaliado, tendo em conta três critérios principais: a quantidade residual do produto no recipiente (que, segundo o EU Ecolabel, deve ser inferior a 5%), os materiais utilizados na embalagem primária e a relação entre o tamanho da embalagem e a quantidade de produto.
Para saber os resultados completos do teste e qual o melhor produto contra piolhos e lêndeas, consulte o comparador da DECO PROteste.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
