Dicas

Como evitar a humidade causada pela máquina de secar roupa

O excesso de humidade produzido pela sua máquina de secar roupa pode ser um problema. Siga as nossas dicas para resolver.

  • Especialista
  • Editor
  • Cláudio Nogueira e Alda Mota
20 abril 2022
  • Especialista
  • Editor
  • Cláudio Nogueira e Alda Mota
Roupa no secador

iStock

As máquinas de secar roupa retiram humidade da roupa, através do ar quente combinado com as roupas molhadas no tambor, e essa humidade deve ser eliminada pelo sistema de condensação. No entanto, o ar expelido da máquina pode provocar a condensação, podendo aparecer na janela ou nas superfícies da divisão onde se encontra o equipamento. Se esta situação se prolongar, também é possível que se forme bolor, caso o problema não seja solucionado a tempo.

A principal causa para uma máquina de secar provocar humidades e criar condensação é a falta de ventilação da divisão em que se encontra. Pode ser também devido ao bom isolamento das casas modernas, sendo que o problema é mais comum se tiver um modelo ventilado. Este tipo de máquinas não é recomendado quando não existe uma ligação direta da máquina ao exterior.

Saiba quais são as causas mais frequentes para o excesso de humidade e siga as nossas dicas para resolver cada problema.

Localização inadequada pode causar excesso de humidade

Colocar a máquina de secar dentro de um armário pode causar problemas de humidade. O calor fica contido no espaço fechado e não é evacuado para o exterior. Para resolver este problema, garanta que há ventilação suficiente enquanto o aparelho estiver em funcionamento. Pode fazer isso ao manter a porta do armário aberta. A instalação de um exaustor também pode ajudar, pois captura o ar quente e expulsa-o através de um ventilador. Se isso não resolver o problema, considere instalar a máquina noutro sítio.

Pode também ter problemas de condensação se a máquina estiver num ambiente demasiado frio (menos de 5ºC), como uma garagem. Isso deve-se ao choque do ar quente da máquina de secar e do ar frio da divisão. Para resolver este problema, a instalação de um exaustor pode ser a solução. Instalar a máquina numa sala onde a temperatura consegue ser superior a 35ºC também não é adequado. Consulte o manual do utilizador para ver qual a temperatura ambiente recomendada pelo fabricante.

Se a divisão onde está a máquina de secar não for grande o suficiente, isso também pode ser um problema. O ideal é que o espaço tenha cerca de 10 a 12 metros quadrados, no mínimo. As divisões pequenas ficam rapidamente quentes devido à máquina de secar roupa, e a humidade do ar condensa-se nas superfícies a uma temperatura mais baixa. O problema pode ser corrigido se houver boa ventilação, por exemplo, abrir uma janela ou uma porta durante o processo de secagem.

Humidade gerada por deficiente manutenção

Se os filtros da máquina e a vedação da porta não forem limpos, estes podem produzir uma grande quantidade de humidade na divisão onde o dispositivo está instalado. Limpe estes itens com regularidade. Para melhores resultados, consulte o manual do utilizador fornecido pelo fabricante.

Deve garantir também que a vedação da porta não está danificada para evitar a produção de humidade na divisão. Se verificar algum dano na porta e precisar de a substituir, entre em contacto com o serviço técnico da sua máquina de secar.

Evite a obstrução no sistema de exaustão

Uma obstrução no sistema de exaustão pode fazer com que a humidade se acumule no tubo e seja drenada de volta para a máquina de secar. Para evitar que isso aconteça, limpe o sistema de exaustão a cada dois anos, ou até com mais frequência, caso tenha um modelo ventilado ou se usa a máquina de secar várias vezes por semana. O manual do utilizador do aparelho deve ter instruções sobre como o fazer.

Outra causa para este problema pode ser a acumulação de cotão no filtro. O cotão pode arrecadar humidade, bem como ser depositado no sistema de exaustão, o que causa uma obstrução no exaustor. Certifique-se de que esvazia com regularidade o filtro de cotão. Na maioria dos casos, o filtro de cotão deve ser limpo após cada ciclo. Para os modelos de condensação com bomba de calor, é recomendável que limpe o filtro de cotão a cada dez ciclos.

Instalação inadequada do modelo ventilado

Os problemas de humidade podem surgir devido a uma instalação imprópria ou da utilização de materiais inadequados. Por exemplo, é melhor que o tubo de exaustão não tenha armação, para evitar que a humidade fique acumulada.

Além disso, se o tubo de exaustão não estiver reto ou apoiado adequadamente, pode haver problemas de circulação de ar. Se os tubos se curvarem, o fluxo de ar será restringido nessas áreas, o que pode resultar num bloqueio. Verifique a existência de dobras no tubo e altere a sua configuração. Utilize fita de papel de alumínio em vez de parafusos para prender o tubo: os parafusos podem reter a humidade, o que faz com que a condensação se acumule dentro do tubo e drene para a máquina de secar.

A ventilação também pode ser um problema se o tubo for muito comprido, o que significa que o calor demora muito tempo para sair do sistema de exaustão e a humidade pode condensar. O tubo de ventilação nunca deve ter mais do que oito metros, para que a exaustão da máquina seja descarregada adequadamente. O fluxo de ar pode ser reduzido, bem como a humidade, ao encurtar o comprimento do tubo. Se os problemas persistirem, talvez precise de instalar um ventilador para melhorar a circulação do ar, sendo que pode consultar um especialista para avaliar.

Preciso de comprar uma máquina de secar roupa nova?

Se as soluções recomendadas não resolvem o seu problema de excesso de humidade, talvez tenha de comprar uma máquina de secar roupa mais adequada e eficiente.

COMPARAR MÁQUINAS DE SECAR ROUPA

É possível ter um modelo ventilado numa casa bem isolada? Caso tenha este tipo de modelo e não consegue arranjar solução para os problemas que irá ter, é possível que se tenha de desfazer do seu aparelho pois os modelos ventilados consomem muita energia e têm-se tornado mais raros no mercado.

Um modelo de condensação com bomba de calor é mais eficiente em termos energéticos e produz menos vapor de água.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.