Dicas

Humidade causada pela máquina de secar roupa: 5 erros a evitar

O excesso de humidade produzido pela máquina de secar roupa pode ser um problema. Saiba como resolver.

Especialista:
Editor:
31 janeiro 2024
Roupa no secador

iStock

As máquinas de secar roupa retiram humidade da roupa e esta deve ser eliminada pelo sistema de condensação. Contudo, algum do ar eventualmente expelido da máquina pode provocar a condensação, aparecendo na janela ou nas superfícies da divisão onde se encontra o equipamento. Se a situação se prolongar, também é possível que se forme bolor.

A principal causa para uma máquina de secar provocar humidades e criar condensação pode ser a falta de ventilação da divisão onde se encontra instalada. Caso ainda tenha um modelo ventilado e não consiga arranjar solução, é possível que se tenha de desfazer do aparelho. Na verdade, os modelos ventilados consomem mais eletricidade e estão mesmo em vias de extinção. Um modelo de condensação com bomba de calor é, em princípio, mais eficiente e produz menos vapor de água.

Conheça as causas mais frequentes para o excesso de humidade e siga as dicas para resolver cada problema. Se as soluções recomendadas não resolverem o problema, talvez tenha de comprar uma máquina mais adequada e eficiente.

1. Localização inadequada pode causar excesso de humidade

Instalar a máquina dentro de um armário pode causar problemas de humidade. O calor fica contido no espaço fechado e não é evacuado para o exterior. Garanta ventilação suficiente enquanto o aparelho estiver a funcionar. Pode manter a porta do armário aberta. A instalação de um exaustor também ajuda, pois captura o ar quente e expulsa-o através de um ventilador. Se não resolver o problema, considere instalar a máquina noutro sítio.

Pode também sofrer problemas de condensação, se a máquina estiver num ambiente demasiado frio (menos de 5ºC), como uma varanda fechada ou garagem. Isso deve-se ao choque do ar quente da máquina de secar roupa com o ar frio da divisão. Mas reservar à máquina uma sala onde a temperatura seja superior a 35ºC também não é adequado. Consulte o manual de instruções, para ver a temperatura ambiente recomendada pelo fabricante.

Se a divisão onde mora a máquina não for suficientemente ampla, pode surgir outro problema. O espaço ideal deve ter 10 a 12 metros quadrados, no mínimo. As divisões pequenas ficam rapidamente quentes devido à máquina de secar, e a humidade do ar condensa-se nas superfícies a uma temperatura mais baixa. O problema pode ser corrigido com boa ventilação, por exemplo, ao abrir uma janela ou uma porta durante o processo de secagem.

2. Humidade provocada por falta de manutenção

A humidade também pode ser causada por uma deficiente manutenção. Se os filtros da máquina e a vedação da porta não forem limpos, podem deixar escapar alguma quantidade de humidade na divisão onde o equipamento está instalado. Limpe estes componentes com regularidade. Para um resultado melhor, consulte o manual de instruções fornecido pelo fabricante. Raramente voltamos lá, mas tem indicações valiosas na hora de problemas.

Deve garantir que a vedação da porta não está danificada, para evitar a produção de humidade na divisão. Se verificar algum dano na porta e precisar de a substituir, entre em contacto com um reparador.

3. Sistema de exaustão obstruído

Uma obstrução no sistema de exaustão pode fazer com que a humidade se acumule no tubo e seja drenada de volta para a máquina de secar. Para evitar que isso aconteça, limpe o sistema de exaustão a cada dois anos, ou até com mais frequência, caso tenha um modelo ventilado ou se usa a máquina de secar várias vezes por semana. O manual do utilizador do aparelho deve ter instruções.

4. Não limpar o filtro

Outra causa do problema pode ser a acumulação de cotão no filtro. Limpe-o com regularidade. Na maioria dos casos, o filtro deve ser limpo após cada ciclo. Para os modelos de condensação com bomba de calor, é recomendável fazê-lo a cada dez ciclos. Estes intervalos podem variar em função da marca. Recomenda-se, por isso, a consulta do manual de instruções da máquina.

5. Continuar a usar uma máquina de secar roupa pouco eficiente

Se as sugestões anteriores não resolverem o problema de excesso de humidade, talvez tenha de comprar uma máquina de secar roupa mais adequada e eficiente. Com a Escolha Acertada, pode poupar cerca de 200 euros em 12 anos (tempo médio de vida útil do equipamento), face à média de todos os modelos testados.

Caso opte por um modelo de condensação, verifique se o depósito se encontra num local fácil de aceder e se é fácil de remover. Nalguns modelos, este depósito está na parte inferior da máquina, o que pode dificultar a remoção sobretudo quando se encontra cheio de água.

Outra zona essencial: o painel de controlo deve ser fácil de ler e garantir uma utilização intuitiva. As máquinas de secar com bomba de calor incluem ainda um microfiltro, que deve limpar com regularidade. Confirme se é fácil de aceder.

Alguns modelos do teste mais recente já contam com a autolimpeza do condensador, o que é muito útil na guerra contra a humidade.

Caso ainda tenha um modelo ventilado e não consiga arranjar solução para o problema, pondere desfazer-se do aparelho. Consomem muita energia e estão em extinção nas lojas. Um modelo de condensação com bomba de calor é muito mais eficiente em termos energéticos.

Poupe com a seleção de máquinas de secar roupa

 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar