Notícias

Mantenha a casa fresca de forma natural ou com equipamentos

18 fevereiro 2020
mulher sentada no sofá de casa a regular a temperatura do ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado são dos mais eficientes para manter uma temperatura agradável. Mas há outros truques para vencer os dias mais quentes.

Início

Quando os dias de elevadas temperaturas se sucedem, é normal que o calor se faça sentir no interior da casa, tornando-a menos confortável. Revelamos os melhores truques para vencer os dias mais quentes sem aumentar a fatura de eletricidade.

Se nota a formação de condensação, humidade ou gotículas nas paredes durante o outono e o inverno, a sua casa provavelmente terá problemas de má ventilação e/ou mau isolamento. Nesse caso, é particularmente importante conferir estas dicas, que ajudam também a renovar o ar, e adotar algumas delas nos meses mais frios. Também é importante evitar atividades que possam aumentar o calor do ambiente nos dias quentes.

Caso estes conselhos não sejam suficientes e possa ou deseje investir em equipamentos (aparelhos de ar condicionado, ventoinhas ou ventiladores), indicamos os mais adequados para os diferentes cenários.

Entre os vários equipamentos, os aparelhos de ar condicionado são dos mais eficientes, capazes de climatizar a habitação durante o ano inteiro, com grande rapidez e excelentes níveis de conforto acústico e térmico.

A grande vantagem dos sistemas de ar condicionado, de um ponto de vista de eficiência energética, é a elevada capacidade de transportar muita energia (calor ou frio) de um local para o outro, do interior da habitação para o exterior ou vice versa, enquanto consomem apenas uma fração dessa energia transportada. Por exemplo, os modernos aparelhos de ar condicionado são capazes de transportar 5 a 8kW de energia por cada kW de eletricidade consumida – visíveis no indicado SCOR ou SEER indicado pelos fabricantes.

Os aparelhos de ar condicionado mais conhecidos são os mono-split: "mono" porque apenas existe uma unidade interior ligada a uma unidade exterior; “split” porque as duas unidades estão interligadas entre si, por dois tubos de cobre e um condutor elétrico, com a unidade interior a apresentar um terceiro tubo para a evacuação de água (condensados), geralmente para o exterior. As duas unidades podem estar afastadas vários metros, quer na horizontal, quer na vertical.

Além do ar condicionado mono-split, existem os multi-split, VRF, portátil e centralizado ou de condutas.

No nosso teste a aparelhos de ar condicionado, compare e escolha o modelo que mais se adequa às características da sua casa.

Ver teste a aparelhos de ar condicionado