Notícias

Mantenha a casa fresca de forma natural ou com equipamentos

05 maio 2022
mulher a abrir a janela para refrescar a casa

Caso não possa ter aparelhos de ar condicionado e precise de refrescar poucas divisões, teste opções de isolamento e sombreamento com proteção térmica.

Escolher o equipamento

Se a casa for naturalmente fresca e apenas precisar de arrefecê-la nos dias mais tórridos, uma ventoinha ou um ventilador de teto são suficientes, quando combinados com as medidas referidas anteriormente. Quando apenas uma ou duas divisões são mais quentes e não pode instalar aparelhos de ar condicionado, teste soluções de isolamento e sombreamentos passivo como estores ou toldos, por exemplo.

Se tiver locais para instalar unidades exteriores de ar condicionado, os aparelhos split com tecnologia inverter são os recomendados.

Se precisar de climatizar várias divisões da casa ao mesmo tempo, mas não quer ou pode fazer obras de remodelação (como a instalação, por exemplo, de tetos falsos), considere a instalação de sistemas multi-split ou, em alternativa, de sistemas de ar condicionado VRF.

Caso tenha possibilidade de fazer obras, colocando tetos falsos, poderá optar por uma solução em que as unidades interiores ficam ocultas, sendo a distribuição do ar feita através de condutas.

Antes de avançar para a compra de um aparelho de ar condicionado, analise as características da divisão que pretende climatizar. O correto dimensionamento destes equipamentos é fundamental. Aconselhe-se sempre junto do técnico, que deverá colocar algumas questões:

  1. Qual é a área da sala? Com esta informação, é possível ao vendedor indicar a potência do ar condicionado que melhor se adapta ao espaço onde vai ser instalado o sistema. Sugerimos que não faça qualquer compra, caso esta questão não seja estudada previamente.
  2. Qual a área das janelas e a sua orientação? Uma área de envidraçados grande, se estiver virada a sul ou oeste, poderá representar uma carga térmica muito elevada, o que deverá indicar ao vendedor que precisa de um sistema com maior potência.
  3. Que tipo de isolamento tem? O isolamento térmico é essencial para garantir um funcionamento eficiente do ar condicionado. Um isolamento deficiente, além de obrigar a uma máquina de potência superior, irá gerar custos energéticos superiores.
  4. Quantas pessoas ocupam normalmente o espaço? As pessoas libertam calor. Se no inverno esse calor ajuda a manter o espaço confortável, no verão é uma carga adicional que tem de ser vencida pela máquina. Se tiver uma família numerosa que se junta na sala, pode precisar de uma máquina mais potente.

Existem algumas recomendações que podem auxiliar na tomada de decisão. Por exemplo, para uma divisão entre 18 a 20 metros quadrados, um aparelho com 2,5 kW de potência de arrefecimento poderá ser suficiente. Já para áreas superiores, até 25 metros quadrados, deverá optar por um equipamento com uma capacidade de 3,5 kW. Consulte os resultados dos nossos testes a sistemas de ar condicionado mono-split.

Se for verão, regule o termóstato para os 24°C ou 25°C, e, se for inverno, para os 20°C (aponte para os 22°C se estiverem presentes crianças pequenas ou pessoas com mobilidade reduzida); são essas as temperaturas de conforto ideais. Em último caso, opte por um aparelho de ar condicionado portátil.