Dicas

Instalar o ar condicionado: o que precisa de saber

Arrefecem no verão e aquecem no inverno, são eficientes, sustentáveis e estão a tornar-se cada vez mais populares. Saiba como e onde instalar um aparelho de ar condicionado e quanto custa a instalação do equipamento.

técnico a instalar unidade interior de aparelho de ar condicionado na sala de uma cliente

iStock

O ar condicionado ajuda na climatização da casa durante o ano inteiro, com excelentes níveis de conforto acústico e térmico, elevada eficiência energética e bom desempenho ambiental. Se está a ponderar investir num aparelho de ar condicionado, ajudamos a encontrar o melhor equipamento para as suas necessidades.

Compare modelos de ar condicionado

Como instalar um aparelho de ar condicionado

Mesmo que seja um fervoroso seguidor da tendência “Do It Yourself" (DIY) e se sinta confortável a manusear ferramentas, os aparelhos de ar condicionado contêm gases fluorados e, por isso, a sua instalação tem de ser obrigatoriamente efetuada por um técnico devidamente certificado para o efeito.

A forma como o aparelho é instalado dependerá do sistema de ar condicionado que escolher. Os modelos portáteis são os mais simples porque não precisam de ser instalados por um profissional: basta ligá-los à eletricidade e colocar o tubo de evacuação numa janela, para que o ar quente saia para o exterior.

Já os sistemas fixos (split) possuem uma unidade exterior conectada a uma unidade interior através de dois tubos de cobre e um condutor elétrico. A unidade interior é responsável por distribuir o ar frio (ou quente) para a divisão onde está instalada. Os condensados são depois escoados para o exterior através de um tubo. Dentro dos sistemas split, existem dois tipos: os mono-split, que possuem uma unidade exterior para uma unidade interna e que são os mais comuns, e os sistemas multi-split, que têm uma unidade exterior e até cinco unidades internas.

O ar condicionado centralizado ou de condutas é o mais difícil de instalar, uma vez que requer a instalação de uma rede de tubos através do teto falso para levar o ar às diferentes divisões da habitação. Se não houver pré-instalação na casa, serão necessárias obras. Se já tem a pré-instalação feita, só precisa de instalar a unidade interior num teto ou parede falsa. A grande vantagem é que o equipamento é impercetível. No entanto, estes sistemas tendem a ser mais ruidosos do que os sistemas split.

Escolher o local de instalação

Antes de instalar um sistema split, é preciso pensar onde colocar a unidade interior e a unidade exterior. O técnico que fizer a instalação do aparelho deverá aconselhar sobre a localização ideal para melhorar a eficiência e, assim, reduzir os custos energéticos. Contudo, às vezes não há muitas opções, seja por limitações arquitetónicas ou de espaço. Se não tiver pré-instalação para o ar condicionado, indique-o ao solicitar o orçamento.

Unidade interior

  • A localização da unidade interior é normalmente condicionada pela localização da unidade exterior, uma vez que o objetivo é reduzir a distância entre as duas para garantir que as tubagens que as ligam são inferiores a 3 ou 4 metros.
  • Para um melhor desempenho de refrigeração, deve colocar a unidade interior no topo da parede, pelo menos 2,15 metros acima do nível do chão.
  • Escolha uma parede onde não haja exposição direta à luz solar ou a outras fontes de calor.

Unidade exterior

  • As unidades exteriores estão preparadas para resistir às condições climatéricas, contudo, se possível, escolha uma área onde esteja relativamente protegida.
  • Recomenda-se que haja, pelo menos, 30 centímetros de espaço livre à volta do aparelho, tanto na parte superior como nas laterais.
  • O equipamento deve estar a, pelo menos, um metro de distância de antenas ou cabos de conexão elétrica utilizados para televisão, rádio, wi-fi ou telefones, pois estes aparelhos podem interferir no funcionamento do ar condicionado.
  • O técnico deve utilizar um detetor de metais para verificar se há tubos ou cabos na área onde irá instalar as unidades e que possam ser danificados pela perfuração.

Regras para a instalação de aparelhos de ar condicionado

Há três tipos de normas a ter em conta na instalação de aparelhos de ar condicionado: as normas do condomínio, da câmara municipal e as relativas ao manuseamento de equipamentos com gases fluorados.

É necessária aprovação do condomínio?

A instalação das unidades exteriores dos aparelhos de ar condicionado pode prejudicar a linha arquitetónica ou a estética do edifício. Por esse motivo, o proprietário necessita da autorização da assembleia de condomínio. Verifique o regulamento do seu condomínio. A instalação de ar condicionado pode estar prevista no regulamento e haver consentimento.

É preciso pedir autorização à câmara municipal?

A instalação das unidades exteriores na fachada dos edifícios pode ainda estar dependente de autorização da câmara municipal. Confirme se o seu município impõe alguma regra referente à manutenção da estética dos edifícios (por exemplo, edifícios históricos) ou quanto a ruído, definindo um limite para a poluição sonora permitida.

Quem pode instalar um aparelho de ar condicionado?

Por conterem gases fluorados, os sistemas de ar condicionado têm de ser instalados por um profissional certificado para o manuseamento deste tipo de gases ou por uma empresa de instalação certificada. Pode consultar as listas de técnicos e empresas certificados para intervenções em equipamentos que contêm gases fluorados no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Para encontrar uma empresa de confiança e certificada, visite ainda a nossa página DECO PROTESTE SELECT.

Encontrar um profissional em DECO PROTESTE SELECT

Deve também pedir, pelo menos, três orçamentos com antecedência. Se esperar pelos meses de verão é provável que se depare com quebras de stocks ou tenha de esperar mais tempo para que lhe façam a instalação. Selecione a melhor opção tendo em conta o preço do ar condicionado e a sua instalação. Recomendamos, ainda, que contrate o serviço de instalação à empresa que vendeu o aparelho de ar condicionado.

Custo da instalação do aparelho de ar condicionado

O preço total da instalação dependerá de vários fatores: número de unidades a instalar, sistema de ar condicionado, tamanho e marca; complexidade da instalação; e melhorias necessárias no circuito elétrico.

O preço da instalação de um sistema mono-split pode variar entre 150 a 250 € (incluindo IVA), dependendo das necessidades de instalação, tais como o comprimento do tubo linear, do tubo de drenagem, do cabo elétrico, etc. O teste de funcionamento e esclarecimento quanto ao funcionamento do aparelho, assim como a remoção do equipamento antigo e transporte para um local de gestão de resíduos, são sempre parte integrante das obrigações do instalador.

Manutenção: vale a pena comprar uma capa para a unidade exterior?

As unidades exteriores dos aparelhos de ar condicionado estão preparadas para resistir a intempéries e condições como vento, chuva, neve ou calor. Por isso, em princípio, não é necessário cobri-las para garantir o seu bom funcionamento.

Ainda assim, existem capas de diferentes tipos para as cobrir que podem ajudar a prolongar a vida dos aparelhos. Cobrir a unidade exterior pode ser benéfico em algumas situações, por exemplo, no outono, para evitar que folhas ou outros detritos entrem. Contudo, cubra apenas a parte superior da unidade. Se esta estiver completamente coberta poderá criar problemas de humidade ou corrosão. Para garantir que o ar condicionado funciona sem problemas durante muitos anos, o melhor mesmo é cumprir o plano de manutenção aconselhado pelo fabricante do seu aparelho.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.