Bomba de calor reversível: o que é e como funciona?
As bombas de calor reversíveis são, na verdade, aparelhos de ar condicionado, que transferem energia entre duas fontes de ar. Saiba como funcionam e conheça os prós e contras.

Os aparelhos de ar condicionado costumam estar associados aos dias de calor, mas a sua utilização não se limita ao verão. Os modelos reversíveis são bombas de calor ar-ar que movem o calor do ambiente entre o interior e o exterior e podem ser uma boa arma para combater o frio. Estes equipamentos usam a eletricidade para transportar energia, levando o calor de um sítio para outro para climatizar os espaços.
Como funciona a bomba de calor?
Para funcionar, uma bomba de calor precisa de quatro componentes:
- um compressor, que comprime o fluido refrigerante, aumentando a sua pressão e a temperatura;
- um condensador, onde o fluido refrigerante transfere calor para o fluido de transporte (ar) do ambiente a ser aquecido ou arrefecido;
- uma válvula de expansão, que diminui a pressão do fluido refrigerante que sai do condensador através de um dispositivo de estrangulamento;
- um evaporador, componente com uma função semelhante ao condensador, mas que produz a evaporação do fluido refrigerante, absorvendo o calor.
Dentro destas bombas há também um gás refrigerante que muda de estado quando comprimido. Durante a compressão e a expansão (mudanças de fase), o gás refrigerante absorve ou liberta energia (calor), permitindo que o ambiente seja aquecido ou arrefecido.
A bombas de calor reversíveis têm ainda uma válvula de reversão, que permite o funcionamento da bomba de calor para aquecimento e para arrefecimento. O fluido refrigerante quente é direcionado para a unidade interior ou para a unidade exterior, conforme se pretenda aquecer ou arrefecer a habitação, respetivamente.
Tipos de bombas de calor
Existem diferentes tipos de bombas de calor, dependendo da fonte de energia utilizada. As aerotérmicas têm a capacidade de aproveitar o calor do ar ambiente, um recurso sempre disponível, renovável e gratuito, para climatizar os espaços (bombas de calor ar-ar) ou para aquecer água (bombas de calor ar-água).
Bomba de calor ar-ar: como funciona
Nas bombas de calor ar-ar, a energia é transferida entre duas fontes de ar: a energia do ar interior é transferida para o exterior ou vice-versa. A maioria dos aparelhos de ar condicionado atualmente disponíveis no mercado é, na verdade, uma bomba de calor ar-ar reversível e permite aquecer ou arrefecer os espaços.
Para aquecer, o sistema extrai calor do ar exterior e puxa-o para o interior. Para que este processo ocorra não é necessário que esteja calor no exterior. A unidade interior funciona, assim, como condensador e a unidade exterior como evaporador.
Já para arrefecer o ambiente este processo é revertido. A unidade interior absorve o calor do ar dentro da divisão e transporta-o para fora, deixando o ambiente mais fresco. Ao inverter o ciclo, a unidade interior funciona como evaporador e a unidade exterior como condensador.
Bomba de calor ar-água: como funciona
Com as bombas de calor ar-água, o calor do ar é utilizado para aquecer água. As bombas de calor ar-água podem ser utilizadas para aquecimento central (com sistema de radiadores ou piso radiante) ou preparação de água quente sanitária. Caso sejam reversíveis, também permitem a refrigeração dos espaços.
Prós e contras das bombas de calor reversíveis
Como em qualquer sistema de ar condicionado, as bombas de calor reversíveis têm as suas vantagens e desvantagens. Deve analisar todos os prós e contras antes de tomar uma decisão de compra.
Prós
|
Contras
|
Qual o preço de uma bomba de calor reversível?
Um modelo de parede com capacidade de 2,5 kW, por exemplo, pode custar entre 300 e 2000 euros. Contudo, deve considerar também os custos de instalação. Estes dependem de fatores como a distância entre as unidades interior e exterior ou a acessibilidade ao local de instalação. Conte com uma despesa entre 150 e 250 euros.
Em 2024, as bombas de calor reversíveis são sujeitas à taxa reduzida de IVA. O IVA a 6% abrange a compra do equipamento – quer inclua quer não a respetiva instalação –, a instalação isolada, a sua manutenção (assistência programada) e a reparação. Aplica-se também a componentes, peças e acessórios vendidos simultaneamente com a aquisição do aparelho, e ainda a peças e acessórios utilizados na instalação, na manutenção ou na reparação dos referidos dos aparelhos.
Os custos operacionais também devem ser considerados para que não tenha dissabores quando receber a fatura de energia. Há, no entanto, pequenos truques para reduzir o custo energético do ar condicionado.
Compare modelos de ar condicionado antes de tomar uma decisão.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |