Dicas

Bomba de calor reversível: o que é e como funciona?

Os aparelhos de ar condicionado são, na verdade, bombas de calor reversíveis que transferem energia entre duas fontes de ar. Saiba como funcionam e conheça os prós e contras.

pessoa a ligar aparelho de ar condicionado

iStock

Os aparelhos de ar condicionado costumam estar associados aos dias de calor, mas a sua utilização não se limita ao verão. Os modelos reversíveis são bombas de calor ar-ar que movem o calor do ambiente entre o interior e o exterior e podem ser uma boa arma para combater o frio no inverno. Estes equipamentos usam a eletricidade para transportar energia, levando o calor de um sítio para outro para climatizar os espaços.

Para funcionar, uma bomba de calor precisa de quatro componentes:

  • um compressor, que comprime o fluido refrigerante, aumentando a sua pressão e a temperatura;
  • um condensador, onde o fluido refrigerante transfere calor para o fluido de transporte (ar) do ambiente a ser aquecido ou arrefecido;
  • uma válvula de expansão, que diminui a pressão do fluido refrigerante que sai do condensador através de um dispositivo de estrangulamento;
  • um evaporador, componente com uma função semelhante ao condensador, mas que produz a evaporação do fluido refrigerante, absorvendo o calor.

Dentro destas bombas há também um gás refrigerante que muda de estado quando comprimido. Durante a compressão e a expansão (mudanças de fase), o gás refrigerante absorve ou libera energia (calor), permitindo que o ambiente seja aquecido ou arrefecido.

Existem diferentes tipos de bombas de calor, dependendo da fonte de energia utilizada. As aerotérmicas têm a capacidade de aproveitar o calor do ar ambiente, um recurso sempre disponível, renovável e gratuito, para climatizar os espaços (bombas de calor ar-ar) ou para aquecer água (bombas de calor ar-água).

Bomba de calor ar-ar: como funciona

Nas bombas de calor ar-ar, a energia é transferida entre duas fontes de ar: a energia do ar interior é transferida para o exterior ou vice-versa. A maioria dos aparelhos de ar condicionado atualmente disponíveis no mercado é, na verdade, uma bomba de calor ar-ar reversível e permite aquecer ou arrefecer os espaços.

Para aquecer, o sistema extrai calor do ar exterior e puxa-o para o interior. Para que este processo ocorra não é necessário que esteja calor no exterior. A unidade interior funciona, assim, como condensador e a unidade exterior como evaporador.

Já para arrefecer o ambiente este processo é revertido. A unidade interior absorve o calor do ar dentro da divisão e transporta-o para fora, deixando o ambiente mais fresco. Ao inverter o ciclo, a unidade interior funciona como evaporador e a unidade exterior como condensador.

Bomba de calor ar-água: como funciona

Com as bombas de calor ar-água, o calor do ar é utilizado para aquecer água. As bombas de calor ar-água podem ser utilizadas para aquecimento central (com sistema de radiadores ou piso radiante) ou preparação de água quente sanitária. Caso sejam reversíveis, também permitem a refrigeração dos espaços.

Prós e contras das bombas de calor reversíveis

Como em qualquer sistema de ar condicionado, as bombas de calor reversíveis têm as suas vantagens e desvantagens. Deve analisar todos os prós e contras antes de tomar uma decisão de compra. 

Prós

  • Poupança e eficiência: cada quilowatt (kW) de energia elétrica utilizado pelas bombas de calor é convertido em vários kW térmicos, o que se traduz num menor consumo de energia em comparação com os sistemas de aquecimento elétrico tradicionais.
  • Sustentabilidade: ao aproveitar a energia térmica (ou calor) disponível no ar ambiente, reduz-se o consumo de energia elétrica, o que se traduz em menores emissões de CO2.
  • Conforto: os aparelhos de ar condicionado com bomba de calor têm a vantagem de ajudar a climatizar a casa, independentemente de ser inverno ou verão. Além de permitirem alcançar uma temperatura confortável, também contribuem para a qualidade do ar.

Contras

  • Preço: a principal desvantagem deste equipamento é o investimento inicial que requer.
  • Instalação: ao preço do equipamento deve somar o custo da instalação. Os aparelhos de ar condicionado contêm gás refrigerante e, por isso, a sua instalação deve ser feita exclusivamente por profissionais credenciados. Chame um profissional de confiança validado pelo DECO PROTESTE SELECT. Visite o nosso site, pesquise e encontre a opção ideal.

Quanto custa uma bomba de calor reversível?

Um modelo de parede com capacidade de 2,5 kW, por exemplo, pode custar entre 300 e 2000 euros. Contudo, deve considerar também os custos de instalação, que dependem de fatores como a distância entre as unidades interior e exterior ou a acessibilidade ao local de instalação. Conte com uma despesa entre 150 e 250 euros.

Os custos operacionais também devem ser considerados para que não tenha dissabores quando receber a fatura de energia. Há, no entanto, pequenos truques para reduzir o custo energético do ar condicionado.

Compare modelos de ar condicionado no nosso comparador antes de tomar uma decisão.

COMPARADOR DE AR CONDICIONADO

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.