Jovens que entregam IRS com os pais vão poder receber prémio salarial
Os recém-diplomados que entreguem a declaração de IRS em conjunto com os pais vão poder receber o prémio salarial já em 2025. Esta medida paga 697 euros por cada ano de licenciatura e 1500 euros por cada ano de mestrado aos jovens que continuem a trabalhar em Portugal.

Os jovens recém-diplomados que entregam a declaração de IRS com os pais vão passar a ser elegíveis para receber o prémio salarial. Embora ainda não tenha sido publicada, a medida é uma das propostas de alteração aprovadas durante a discussão do Orçamento do Estado para 2025.
Até agora, só eram elegíveis para receber a devolução das propinas os jovens que apresentassem as suas declarações do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRS) em Portugal de forma autónoma. No entanto, na proposta do partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza), agora aprovada, pode ler-se que passam a ser elegíveis "os jovens trabalhadores que legalmente apresentem declaração do IRS conjunta com outros sujeitos passivos, designadamente com ascendentes". Os jovens que entreguem o IRS em conjunto com os pais vão, por isso, passar a poder receber este prémio salarial.
Jovens recebem 697 euros por cada ano de licenciatura
A devolução de propinas é uma medida aprovada em 2023, no Orçamento do Estado para 2024, que prevê a atribuição de um prémio salarial a todos os jovens trabalhadores que apresentem declaração de IRS em território nacional e que tenham obtido o grau académico de licenciado e/ou de mestre em instituições nacionais de ensino superior públicas ou privadas.
Os jovens licenciados recebem 697 euros por cada ano de licenciatura, até quatro anos. Já quem tenha concluído um mestrado pode receber 1500 euros por cada ano do ciclo de estudos, até dois anos.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |