Notícias

Cartões de crédito e de débito contactless são seguros?

13 abril 2022
Pagar com cartão contactless

Saiba como funciona a tecnologia contactless e que regras de segurança deve ter em atenção ao usar um cartão de débito ou de crédito com esta funcionalidade. Muitos consumidores desconhecem que têm na sua posse um cartão deste tipo. Exigimos aos bancos mais informação. 

Para efetuar uma transação com cartão de débito ou de crédito contactless, basta aproximá-lo uns centímetros de um terminal de pagamento com essa tecnologia. Em transações até aos 50 euros, não é necessário introduzir o código pessoal. Há, no entanto, um valor máximo diário de transações sem PIN, que não pode exceder os 150 euros ou mais de cinco operações consecutivas. Ultrapassado este limite, o cliente só pode voltar a efetuar pagamentos contactless depois de realizar uma operação num terminal de pagamento ou numa caixa automática com o código PIN.

Por segurança, o sistema pode também solicitar o PIN, mesmo que não tenha sido ultrapassado o limite diário.

Tal como os cartões convencionais, os cartões contactless também podem ser introduzidos nos terminais de pagamento, inclusive naqueles que não estão equipados com esta tecnologia. Nestes casos, é necessária a introdução do PIN para validar a operação.

Em geral, este tipo de cartão é identificável por ter, do lado direito, um ícone com várias ondas em sequência, como um sinal de radar. 

Bancos devem informar os clientes sobre o contactless

Em Portugal, muitos consumidores desconhecem que têm na sua posse cartões contactless. Seja por distração, ou por falta de informação por parte do gestor de conta, por exemplo, a verdade é que podem estar a usar um produto com características que não escolheram.

É, por isso, importante que os bancos informem os clientes sobre as condições de utilização dos cartões de crédito e de débito contactless, nomeadamente acerca dos limites dos pagamentos sem utilização do PIN. Tanto os clientes que já tenham um cartão deste tipo, como aqueles que obtenham um em substituição do antigo, devem receber essa informação em papel ou noutro suporte duradouro. 

Ainda que algumas instituições só disponibilizem cartões com esta tecnologia, os consumidores podem solicitar a sua desativação.

Atenção aos riscos

Algumas apps de telemóvel, gratuitas e simples de descarregar, permitem ler os dados do cartão contactless, exibindo o número do cartão, o nome do portador e os movimentos efetuados nesse dia.

Se estiver num transporte público cheio, não é impossível que alguém com um telemóvel que tenha esta app instalada consiga, se estiver muito próximo, sacar-lhe os dados do cartão. Embora seja necessária uma grande proximidade do cartão com o telemóvel em questão, recomenda-se prudência e, eventualmente, transportar o cartão numa carteira de alumínio, para melhor o isolar.

O alerta sobre o risco de roubo de dados dos cartões contactless através deste método foi lançado por várias associações de consumidores europeias.

O nosso parecer sobre a tecnologia contactless

Tal como noutras transações financeiras, a lei obriga as instituições a garantirem a segurança dos cartões com a tecnologia contactless e dos terminais de pagamento. Como tal, qualquer situação que considere anómala deve ser comunicada de imediato ao emissor do cartão, pois, a partir desse momento, o consumidor deixa de ter responsabilidades sobre eventuais utilizações abusivas. Antes da comunicação, a responsabilidade do cliente fica limitada a 50 euros.

Alguns cartões de crédito incluem também um seguro contra utilizações fraudulentas. Verifique se é o caso do seu. Se, mesmo assim, não ficar convencido, pode sempre recusar o cartão novo e optar por uma versão que recorra à tecnologia antiga. Aceda ao nosso simulador de cartões de crédito para saber qual é a melhor oferta.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós