última atualização: 06/04/2024
Nutriscore: sistema ajuda a compreender os rótulos
O Nutri-Score tem o melhor desempenho a ajudar a identificar, nas compras, os alimentos mais saudáveis, segundo um estudo científico.
Ajudando assim a descomplicar os rótulos dos alimentos e perceber melhor o valor nutricional de cada produto, permitindo aos consumidores fazer melhor escolhas.
O sistema tem um algoritmo que escrutina de forma rigorosa a presença de açúcar e de sal, e de avaliar as fibras e as proteínas. Aplica ainda regras específicas para determinados grupos de alimentos, como nozes, carnes, óleos e queijos.
Veja aqui alguns exemplos:
- Produtos integrais: obtêm um Nutri-Score melhor do que os produtos refinados, graças à maior importância atribuída à fibra.
- Óleos vegetais ricos em gorduras insaturadas: azeite, noz ou óleo de colza terão B no Nutri-Score. As margarinas, por seu lado, atingem uma pontuação C ou D, e a manteiga, E.
- Peixe gordo: salmão e outros peixes gordos sem adição de sal também serão mais bem avaliados.
- Carne: far-se-á uma distinção entre carnes vermelhas e carne de aves. Como resultado, menos tipos de carnes vermelhas recebem nota A. As aves geralmente melhoram em termos de pontuação, com exceção dos produtos processados.
- Queijo: alguns queijos duros também podem ganhar a pontuação C, devido ao seu teor elevado de cálcio.
Para ficar a saber mais sobre o tema, clique aqui.
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder