última atualização: 05/05/2022

5 Dicas para prolongar a vida da Máquina da roupa

Como polongar a vida da sua máquina de lavar?

Ao seguir as nossas dicas para cuidar da sua máquina, fará com que esta dure mais tempo e evitará maus odores. O seu bolso agradece, pois agumas avarias e problemas frequentes são causados por pequenos descuidos que pode evitar.

 

1. Verifique a instalação

É importante que a máquina de lavar roupa esteja instalada corretamente. Se não estiver nivelada, pode vibrar mais do que o suposto, principalmente no ciclo de centrifugação, e levar a falhas evitáveis, a longo prazo.

  • Garanta que a máquina está bem nivelada com um medidor de nível tradicional, à venda em qualquer loja de ferramentas.
  • Certifique-se de que não há fugas de água nas juntas do tubo de entrada de água ou por baixo da máquina. Apenas algumas máquinas de lavar roupa possuem um sistema de segurança contra fugas de água.
  • Verifique o manual de instruções. Algumas questões simples são facilmente resolvidas com as informações que constam nesse manual.

2. Lave com eficácia

Lavar a roupa com água fria ou morna (40 ºC) pode ajudar a prolongar a vida útil da máquina e a economizar energia. O programa Eco associado à etiqueta energética utiliza, geralmente, temperaturas mais baixas do que o programa algodão “normal”. Caso a sua máquina não tenha essa opção, pode regular o programa algodão para temperaturas mais baixas. Para obter melhores resultados, deve verificar as etiquetas das roupas e seguir as recomendações sobre como as lavar.

 

3. Faça uma manutenção básica

Adotar uma rotina de manutenção e limpeza pode impedir a formação de maus cheiros, tubos bloqueados ou avaria da bomba de água.

  • Antes de colocar a roupa na máquina, verifique bem os bolsos para garantir que não existem moedas ou outros pequenos objetos.
  • No final do programa de lavagem, tente retirar as roupas o mais rápido possível. Não as deixe no tambor por muito tempo.
  • Limpe a borracha da porta mensalmente de forma a evitar a formação de bolor.
  • Não se esqueça de limpar a gaveta duas a três vezes por mês. Para isso, pode removê-la e limpá-la com água e sabão. Uma escova pequena e macia também pode ajudar a remover a sujidade mais difícil. Enxagúe a gaveta do detergente com água e seque-a bem antes de voltar a colocar.
  • Deve limpar o filtro da máquina de lavar roupa, normalmente, localizado na parte inferior, pois é para aí que vai algum cotão ou pequenos objetos durante a lavagem.

4. Limpeza completa pelo menos uma vez por ano

É aconselhável fazer uma limpeza mais profunda do interior da máquina de lavar. Alguns modelos têm um programa específico de limpeza do tambor ou autolimpeza. Se não for o caso da sua, lave a uma temperatura alta de 60 ºC com a máquina vazia e sem detergente, para que os tubos e o sistema interno sejam limpos. Também já existem produtos no mercado para esta limpeza da máquina, se os cheiros persistirem ou se estiver muito tempo sem utilizar a máquina.

5. Reduza os riscos

Existem algumas recomendações que deve ter em conta, se sabe que não vai utilizar a máquina de lavar roupa por longos períodos de tempo.

  • Feche a torneira de água para evitar fugas.
  • Deixe a porta da máquina entreaberta para evitar odores e a formação de bolores (limpe também antecipadamente a borracha do óculo).
  • Desligue o aparelho para evitar problemas elétricos.

 

Se a sua máquina de lavar roupa avariou demasiado rápido, denuncie o seu caso para combater a obsolescência prematura. 

 

A EQUIPA DECO PROTESTE 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Eletrodomésticos e tecnologia da comunidade Testes DECO PROTESTE

Comentários

Seja o primeiro a comentar