última atualização: 04/02/2021

Extravio de carta de condução pelos CTT

Boa noite

Peço antecipadamente desculpa se este não for o sitio correto para colocar a questão que passo a descrever:

Em finais de 2020 procedi à revalidação da minha carta de condução. Dado que tinha de me ausentar para o Porto, deixei a um conhecido a chave da caixa de correio e alguns envelopes selado para serem enviados em correio azul para o Porto.

Como calculei, a carta foi recebida e de imediato colocada em outro envelope e colocada no marco. Isto há 3 semanas (o prazo de entrega é de 1/2 dias). Continua por entregar. 

Já reclamei por duas vezes no livro de reclamações online. Recebi resposta à 1ª, genérica do tipo "blabla" sem assumirem a entrega ou o extravio.

Estou na disposição de pedir uma 2ª via no IMT. No entanto, não sabendo o que aconteceu à carta não entregue, será que devo apresentar queixa na polícia contra os CTT? E posso fazer a mesma de forma online?

Obrigado

134 Visualizações 4 Comentários 1 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/02/2021

Em complemento do tópico em causa, passo a transcrever a resposta à minha segunda reclamação por parte dos CTT:

"Caro(a) Senhor(a)
Agradecemos a nova comunicação enviada, que mereceu a nossa melhor atenção.
Face ao exposto esclarecemos que os CTT dispõem de diversas modalidades de envio. Entre essas modalidades, encontra-se o correio registado que pelas suas características e serviço contratado com os respetivos expedidores, é alvo de um tratamento ao qual é associado um número de objeto (código de barras) que nos permite:
• Confirmar a data de entrada das correspondências na rede CTT;
• Controlar o percurso do objeto;
• Confirmar a data de entrega ou devolução.
No caso em apreço, não se tratando de correio registado não podemos proceder a averiguações mais detalhadas que nos permitam esclarecer a questão e identificar a anomalia reportada.

Atenciosamente".

Não sei se rio, se chore ou se desejo que os CTT percam a concessão.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/02/2021
, Respondeu:

Olá Manuel, 

Como referimos, seria de facto uma tarefa complicada averiguar o paradeiro da carta, sem um registo de prova do envio ou da receção.

Obrigado, 

Equipa DECO PROTESTE

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/02/2021

Olá Manuel,

Agradecemos a sua questão e participação na nossa comunidade. O correio azul tem tratamento prioritário e, para Portugal Continental, o tempo padrão de entrega é de 1 dia útil. Contudo, não é aconselhável para enviar documentos importantes. Trata-se de um tipo de correio sem comprovativo de envio ou entrega, pelo que não pode ser rastreado pelos CTT, nem tem seguro incluído.

No seu caso concreto, para além de apresentar uma reclamação e de, eventualmente, perguntar pela carta na estação de correios que serve a sua zona de residência, não poderá fazer muito mais. Os CTT devem tentar averiguar onde está a carta, mas a tarefa é muito complicada porque não há nenhum registo (prova do envio ou da receção).

Até pode ser que o carteiro, por engano, tenha colocado a carta na caixa postal de outra pessoa (acontece com frequência) e se essa pessoa não a devolver é impossível ser encontrada. Também é possível que se trate apenas de um (grande) atraso. Os CTT, nos últimos anos, não têm cumprido os níveis de qualidade de serviço a que estão obrigados, nomeadamente no que se refere à demora de encaminhamento da correspondência. São frequentes as reclamações de consumidores relacionados com os tempos de entrega do correio. 

Como conclusão: faz sentido reclamar junto dos CTT. Não faz qualquer sentido apresentar queixa na polícia. Para referência futura, se precisar de enviar documentos importantes, use sempre uma modalidade de correio registado, uma vez que permite o seu rastreamento pelos CTT e pelo cliente, e tem seguro incluído em caso de perda, avaria ou espoliação total.

 Esperamos ter ajudado.

Obrigado, 

Equipa DECO PROTESTE

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/02/2021
, Respondeu:

Obrigado.