última atualização: 05/08/2020

Férias sobre rodas? Regras para viajar de autocaravana

A pandemia de covid-19 alterou os planos de uma grande parte dos portugueses, que procuram alternativas para as férias de verão. Uma das apostas tem sido o autocaravanismo, cuja procura tem aumentado desde o início do desconfinamento. Muitos recorrem agora pela primeira vez a este tipo de turismo. Se é o seu caso, vejas as nossas dicas e conheça as regras  específicas em vigor durante a pandemia.

Caravanas proibidas na praia durante a covid-19 

As autocaravanas estão proibidas de estacionar (permanência sem ocupantes) e pernoitar (permanência com ocupantes) nas zonas de estacionamento de acesso às praias. Esta é uma das medidas excecionais previstas no âmbito da pandemia de covid-19 para esta época balnear de 2020. Entre as 7h00 e as 21h00, é permitida a sua permanência em locais designados pelas entidades gestoras dos parques e das zonas de estacionamento.

Planeie a sua viagem e verifique onde pode parar 

Existem áreas de serviço para autocaravanas espalhadas por todo o País, com zona para pernoitar (limite 72 horas), e estações de serviço onde poderá abastecer-se com água potável e despejar águas residuais e sanitas químicas, bem como resíduos sólidos. Nestas estações, poderá ainda dispor de energia elétrica para o carregamento das baterias das autocaravanas. Encontre uma lista de áreas de serviço e zonas de estacionamento em CampingCar Portugal

Dicas para viajar em segurança

Para viajar de autocaravana em segurança, é importante seguir as regras básicas que se seguem durante os trajetos, mesmo que sejam curtos. 

  • Todos os ocupantes devem ocupar um assento e usar cinto de segurança sempre que o veículo circula, de dia ou de noite e mesmo em trajetos curtos; 
  • Não deixe nada à solta no interior. Loiça, talheres, garrafas ou jogos são uma ameaça. Arrume objetos e alimentos mais pesados nos armários fechados, de preferência, dentro dos mais baixos e que se encontram nas laterais do veículo.
  • Reserve os armários virados para a frente ou para trás da autocaravana para os produtos mais leves, como pacotes de batata frita ou papel higiénico, por exemplo.


O aluguer de autocaravanas em Portugal está a bater recordes. Pondera esta solução para estas férias de verão? Deixe a sua opinião nos comentários. 


Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar