última atualização: 13/07/2020

Dieselgate: chegou o momento de compensar todos os consumidores

Quase cinco anos depois de rebentar o escândalo dieselgate, é chegado o momento de se compensar todos os consumidores europeus e não só os alemães.

Em 2015, o público ficou a saber que a Volkswagen (VW) tinha instalado ilegalmente um software nos seus veículos que reduzia artificialmente as emissões de monóxido de azoto durante o teste de emissões. O caso "dieselgate" afetou cerca de 125 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal.

A maioria dos consumidores europeus lesados pelo "dieselgate" não foi compensada. A Euroconsumers instaurou uma série de processos em Portugal (DECO PROTESTE), na Bélgica (Test-Achats), em Espanha (OCU) e em Itália (Altroconsumo), que estão atualmente pendentes em tribunal.

Contudo, na Alemanha, a Volkswagen irá indemnizar 260 000 consumidores. De acordo com as informações divulgadas, estes poderão receber 6 500 euros.

Por um lado, saudamos a decisão da VW de reconhecer os prejuízos que causou aos consumidores, por outro, estamos surpreendidos com o facto de só os alemães serem compensados. Defendemos que todos os cidadãos europeus prejudicados pelo "dieselgate" merecem igual compensação financeira e que se faça justiça já. Todos devem ser tratados com o mesmo respeito.

Já enviámos cartas aos líderes das instituições da União Europeia, incentiva-os a darem provas aos consumidores e a promoverem um ambiente sustentável. Também apelámos a Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, para que adote as medidas necessárias para obrigar a VW a tratar os consumidores europeus da mesma forma e a compensar todos pela fraude do "dieselgate". 


Tem um carro desta marca? Que repercussoes teve este escândalo para si? Partilhe a sua experiência com a Comunidade.


Equipa DECO PROTESTE

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