Há vantagem em declarar Certificados de Aforro no IRS?

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Depende. Só há vantagem em declarar Certificados de Aforro no IRS se teve em 2023, rendimentos anuais totais inferiores a 15 992 euros.

Pode declarar no quadro 4-b do anexo e os valores resgatados de Certificados de Aforro em 2023 e optar pelo englobamento de todos os rendimentos de capitais.

Obteve rendimentos totais superiores a 15 992 euros em 2023? Nesse caso, não vale a pena declarar o resgate de Certificados de Aforro. Só o resgate de Certificados de Aforro pode ser declarado.

As aplicações em certificados de aforro nunca são declaradas no irs. Saiba mais.

A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS

DECO PROteste, Saber é Poder

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Orçamento Familiar da comunidade Finanças Pessoais

8 Comentários

Filtrar por :
23/04/2025

Boa noite, tenho conta na XTB e verifiquei que o valor de retenção na fonte em 2024 dos fundos livres ( valor depositado na conta sem estar aplicado ), tem uma taxa superior a 35%. Durante o preechimento da declração de IRS tentei englobar mas dá sempre um erro a alertar de que o valor retido na fonte é superior ao máximo legal. Podem me ajudar ?

Olá, O problema descrito tem vindo a ser relatado por vários contribuintes que tentam declarar os dividendos resultantes da XTB, mas não vislumbramos outra possibilidade para solucionar o impasse, que não seja submeter a declaração sem englobamento e apresentar reclamação graciosa à Autoridade Tributária, com vista a obter a devolução daquilo que lhe for devido. Em alternativa, sugerimos o contacto direto com os serviços da Autoridade Tributária (217206707), com vista ao esclarecimento da situação concreta. Obrigado, A Equipa de Finanças Pessoais

Bom dia, Os certificados de aforro podem ser declarados em IRS, apenas aquando do seu resgate ou se fiscalmente for benéfico, podemos declarar o rendimento auferido anualmente ?

Olá José, Não é obrigatório declarar os certificados de aforro. www.deco.proteste.pt/.../certificados-depositos-declarar-juros-irs Mas poderá ser benéfico, sugerimos a consulta deste vídeo: https://youtu.be/omACleS33U8 Obrigado, A Equipa de Finanças Pessoais

Tenho verificados de aforro tenho de declarar no IRS de 2024

Olá, Ao contrário do que chegou a ser hipíótese o ano passado, não existe obrigação de o fazer. www.deco.proteste.pt/.../certificados-depositos-declarar-juros-irs Aproveitamos para partilhar consigo um passo a passo gratuito que o pode ajudar no preenchimento da sua declaração de IRS: www.deco.proteste.pt/.../irs-ajudamos-preencher-passo-a-passo Obrigado, A Equipa de Finanças Pessoais

04/05/2024

Estou a fazer o IRS com valores englobados, mas é a primeira vez que pretendo incluir Certificados de Aforro:
1. Pretendo saber se posso englobar e onde incluir no anexo
2.Qual o *** no anexo?

Olá, A P 

Encontra no artigo disponível em https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/dicas/irs-ajudamos-preencher-passo-a-passo/anexo-b informações que podem ajudar a esclarecer a sua questão. 

Obrigada, 

A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS 

DECO PROteste, Saber é Poder 

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.