Ajuda - Problemas com Senhoria

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Temos tido vários com a senhoria em que não nos resolve os problemas de infiltrações e ainda diz que não é legalmente obrigada a o fazer...

Os problemas que temos:

1 - INFILTRAÇÃO WC GRANDE (teto)

Data de comunicação: 30/10/2022. (há 15 meses)

Problema: Infiltração e escorrimento de água + bolor preto

Ações da Senhoria: Empurrou o problema para a responsabilidade do condomínio (o terraço faz parte de área comum logo é gerido pelo condomínio). Contratou trabalhadores em meados de dezembro (13 meses após a comunicação do problema) e supostamente iria demorar 2 semanas a ser acabado..

situação atual: problema ainda não está resolvido e nenhuma data definida para tal. Ninguém sabe de onde vem o vazamento (os trabalhadores claramente não são especialistas nisso) e quanto tempo levará para consertá-lo. O teto está aberto, a água continua a pingar e o mofo preto cobre uma área de 1m². O WC está inutilizável e a casa de banho provavelmente representa um problema de saúde.

Resposta da Senhoria quando confrontada com esta realidade:

“Não somos obrigados por lei a gastar muitos milhares de euros a resolver um problema em áreas comuns (e que afeta todos os prédios), cuja responsabilidade é do condominio e que já está a ser tratado no todo pela administração. Nenhum senhorio o fez. Fazemo-lo para manutenção do apartamento e por boa vontade e respeito para convosco, que o habitam.”

ou

“Os problemas das infiltrações gerais são quase impossíveis de resolver por todos os condóminos e, por mais que façamos não nos consideram como senhorios capazes e competentes, como tal, a melhor solução é procurarem outro apartamento mais adequado.”

Ela também dá a entender que o problema só foi descoberto em dezembro de 2023 (há 3 meses). Como tudo o que escrevemos aqui, temos múltiplas provas de que não é esse o caso.

2 - INFILTRAÇÃO JANELAS COZINHA/SALA

Data de comunicação: 19/10/2023

Problema: Sempre que chove com vento entra água pelas janelas da sala e da cozinha criando poças no chão

Ações da Senhoria: A Senhoria pediu orçamento para janelas novas e foi acordado que mudar não seria necessário, apenas isolar melhor. Até hoje não foi feito. A água continua a entrar sempre que chove.

3 - INFILTRAÇÃO PORTA ESCRITÓRIO

Data de comunicação 15/10/2022.

Ações da Senhoria: Foi feito um pedido de orçamento no fim de 2023 e até hoje estamos à espera que a porta seja substituída.

REDUÇÃO DE RENDA

10 de Abril de 2022 - Por mensagem, fizemos a proposta de reduzir a renda 100€ a partir dessa data (que originalmente é 1300€) até os problemas serem resolvidos, a Senhoria respondeu sem se opor.

15 de Abril de 2022 - propusemos sermos nós a lidar com as obras e os trabalhadores e deduzir os valores na renda seguinte. Essa proposta foi recusada.

Depois do nosso desentendimento maior, há dois dias, a Senhoria mencionou que essa redução era ilegal.

Nota importante: Nunca recebemos recibos da renda mas também nunca pedimos para nos enviar.

PERGUNTAS:

  • Como fazemos para que as obras sejam feitas e/ou acabadas dos pontos 1,2 e 3

  • Perceber se é possível ter uma compensação pela situação que está a decorrer (por exemplo, reduzir a renda no próx. mês apenas)

Estamos desesperados e não sabemos bem o que fazer... Se alguém conseguir ajudar agradecia muito!

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1 Comentários

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Olá, MG 

Assumindo que a infiltração resulta de um terraço do edifício, cumpre esclarecer que se trata de uma área comum do edifício, por essa razão a responsabilidade pela realização da obra é do condomínio.

Nesse sentido, a senhoria (proprietária) deve intimar o condomínio para que sejam realizadas as obras necessárias à impermeabilização do mencionado terraço.

Mais se esclarece que, dependendo do caso concreto, a câmara municipal pode, oficiosamente ou a requerimento de qualquer interessado, determinar a execução das obras necessárias à correção de más condições de salubridade do edifício.

Esperamos ter ajudado com a questão e continuamos disponíves para mais esclarecimentos. 

Obrigada, 

A EQUIPA DECO PROteste

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