última atualização: 26/10/2015

A importância da limpeza dos painéis solares fotovoltaicos

Um dos aspetos mais importantes da manutenção e que deverá  ser feita pelo próprio utilizador, é a limpeza regular da superfície do painel fotovoltaico.

Na imagem abaixo podemos ver dois pontos de temperatura mais elevada. Estes pontos, designados “hot-spots” são pontos em que não existe produção de eletricidade e que se comportam como dissipadores da energia elétrica produzida no painel.

A energia elétrica é dissipada na forma de calor, provocando o aquecimento acentuado da região.

Este fenómeno não é só por si indicador de defeito no painel (neste caso é sujidade no vidro) mas, se não for corrigido, poderá originar danos irreversíveis no painel e, em alguns casos, atingir temperaturas que provoquem a ignição de materiais combustíveis em contacto com o painel.

Para conseguir limpar o painel com a regularidade necessária, este deverá ficar instalado num local acessível.

Vai pensar nisso ao adquirir o seu sistema de autoconsumo?

 

Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

8 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/08/2015

esta sujidade foi ao fim de quanto tempo?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/08/2015
, Respondeu:

Bom dia, cara Rute Alcobia,

Tal como o André Santos já respondeu, não existe um período específico para verificação e limpeza dos painéis, dependendo muito das condições da envolvente do local onde se encontram instalados.

Zonas com pó, por exemplo, justificam uma atenção redobrada.

No caso particular do painel da fotografia termográfica apresentada, estava instalado há cerca de 20 dias e a sujidade deveu-se aos pássaros que abundam na zona.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/08/2015
, Respondeu:

Não existe um período específico para esta verificação, pois depende de muitos factores. Recomenda-se que pelo menos 1 vez por mês se verifique a necessidade de limpar os painéis, sendo que esta situação se torna mais importante na época estival. Caso esteja num local onde é frequente apanhar pó (ex. zonas rurais) ou outro tipo de sujidades, o prazo de verificação e limpeza deverá ser inferior.

Acontece muitas vezes que, devido aos painéis estarem colocados em áreas de difícil acesso, torna-se complicado realizar este tipo de manutenção preventiva que é importante para prolongar o tempo de vida útil dos painéis fotovoltaicos.

Além de ser importante esta limpeza para garantir uma maior durabilidade dos painéis fotovoltaicos, também aumenta a produção do sistema (ao diminuir as perdas por bloqueio da radiação solar no vidro) aumentando assim a rentabilidade do sistema.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/08/2015
, Respondeu:

Um dúvida. Como se deve proceder a limpeza? Pode ser com o sistema em carga? Basta água, ou algum detergente também deve ser usado? Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2015
, Respondeu:

Bom Dia Vasco Gonçalves:

Antes de responder diretamente à sua questão, permita-me uma pequena introdução.

O vidro dos painéis fotovoltaicos é um vidro regular, temperado, costumam oscilar entre os 3,2 e 4 mm (a maioria) e com elevada taxa de transmissibilidade da luz solar (superior a 95%, idealmente cerca de 98%).

Riscos no vidro poderão vir a comprometer largamente a performance dos painéis (dependendo do comprimento e profundidade).
Não só afetam afetam a forma com a luz chega às células (perpendicularidade), mas podem ser o ponto de partida de consequências mais graves, como aumento de risco de corrosão e/ou alastramento devido às contrações e dilatações por efeito térmico.

Agora respondendo diretamente à sua questão: deverá sem dúvida usar algo de superfície macia. Quanto ao sistema estar em carga aquando da limpeza, aumenta algum risco de danos materiais e físicos (choque térmico, devido à elevada temperatura que o vidro atinge e risco de choque caso painel já não esteja com o devido isolamento elétrico).

Por último, água vs. detergente: existem no mercado alguns detergentes específicos para vidros de painéis fotovoltaicos (cujas especificidades pouco diferem de vidros normais.... (!)) ... fica ao critério de cada um. Por ex., para automóveis também existem produtos específicos, mas se limparmos com o limpa vidros normal (doméstico) fica igualmente bem...

Espero ter sido esclarecedor!
Com os melhores cumprimentos,

Hugo Silva

Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/10/2015
, Respondeu:

Boa Tarde

Importa acrescentar que antes da limpeza do vidro com o produto especifico (ou limpa vidros normal) deverá sempre passar um pano humido para retirar a sujidade maior, de outra forma a limpeza pode não ficar em condições.

Jorge Peixe

Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/10/2015
, Respondeu:

Boa Tarde

Para limpeza de painéis, nada de utilizar detergentes mas sim e só agua potável e com a ajuda de uma vassoura macia ou equivalente para fazer essa limpeza, nada de detergentes pois danificam os painéis.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/07/2015

ok. obgo pela dica.
Ilídio