Comunidades de autoconsumo: UPAC e UPP
Para a produção de energia existem duas possibilidades: as UPP e as UPAC.
Pode instalar unidades de pequena produção (UPP),caraterizadas por possuir potência de ligação à rede máxima de 1 megawatt, e serem baseadas apenas numa tecnologia de produção renovável. A eletricidade resultante é vendida à rede elétrica de serviço público (RESP).
Para os telhados dos condomínios e moradias, podem ser instaladas as unidades de produção para autoconsumo (UPAC): instalações de produção de eletricidade baseadas em fontes de origem renovável, e cuja energia resultante tem como destino direto o autoconsumo, podendo vender‑se a produção excedentária à RESP.
Sabia disto? Veja que outros aspectos a ter em conta antes de investir em sistemas fotovoltaicos.
A EQUIPA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Boa Tarde,
Juntamente com a minha esposa somos os administradores de um pequeno condomínio (6 frações).
O ano passado decidimos fazer a instalação de painéis solares para o condomínio afim de ter um rendimento além das quotas mensais.
Infelizmente devido a atual situação do mercado não faz sentido continuar a vender a produção a um comercializador, até porque fomos informados que a partir de 1 de Maio nos vão cobrar os custos de transporte.
Ou seja na pratica quase que vamos ter de pagar para produzir energia.
Nós gostávamos de saber se e possível criar uma CER onde a produção possa ser distribuída pelos condôminos e se pode ser criada por nós uma vez que temos tudo registado na DGEG sem intervenção de terceiros.
Desde já os meus agradecimentos.
Boa tarde,
Aconselhamos a leitura do seguinte artigo:
www.adene.pt/.../Manual-Digital-Autoconsumo-e-Comunidade-de-Energia-Renovavel-Guia-Legislativo.pdf
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis