Vale Eficiência: explicamos como pedir o apoio

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Candidaturas ao Vale Eficiência

A candidatura é feita exclusivamente online e está dividida em 3 etapas.

Encontra o formulário de candidatura no site do Fundo Ambiental e pode contar com ajuda técnica ao longo de todo o processo, sendo esta uma das novidades do Programa.

Não sabe como iniciar o processo de candidatura?

Para obter a ajuda de um técnico especializado, basta dirigir-se à sua junta de freguesia ou a um dos balcões municipais aderentes ao programa Vale Eficiência.

Terá alguém disponível para esclarecer dúvidas, ajudar a reunir documentos, fazer e submeter a sua candidatura. O que, de acordo com o Fundo Ambiental, faz com que a sua candidatura seja automaticamente considerada elegível, uma vez que o técnico terá as competência para verificar se é ou não elegível para o apoio.

Quais as obras que pode/deve realizar?

Após a sua candidatura ser considerada elegível, vai lhe ser atríbuido um "facilitador técnico". Que o irá ajudar a avaliar e decidir quais as obras ou quais os aparelhos/eletrodomésticos mais adequados para melhorar a eficiência energetica da sua casa. E a escolher fornecedores para realizar as obras.

Depois de escolher, terá de avisar o técnico por e-mail, da data de início das obras. Este irá por sua vez, inseri-la na plataforma do Fundo Ambiental, que, automaticamente, recebe uma notificação para proceder ao pagamento do adiantamento de 20% do valor total do apoio.

Alguma dúvida ou comentário sobre este processo? Acha que a atribuição de um técnico especializado vai ajudar a facilitar a candidatura?

Partilhe connosco a sua opinião,

A EQUIPA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Casa Eficiente e Sustentável da comunidade Energias Renováveis

5 Comentários

Filtrar por :
10/05/2025

Depois de se candidatar ao fundo ambiental e for feitas as obras é preciso devolver o dinheiro dos custos?

Boa tarde, Tenho conhecimento de várias famílias que foram consideradas elegíveis para terem acesso ao Vale e Eficiência, tendo recebido uma mensagem via e-mail a dar conta que iriam ser contactados por um facilitador há mais de três meses. É normal este atraso? Na primeira edição do Vale Eficiência foi muito mais célere e ficava à responsabilidade do cidadão escolher o fornecedor dentro da base de dados do Fundo Ambiental. Considero que o "facilitador" veio trazer mais burocracia no acesso ao Vale Eficiência.

Olá Fernanda! Não temos conhecimento dessas situações, mas iremos estar atentos. Até lá para alguma dúvida específica sobre este e outros temas, poderá sempre encontrar mais informação no nosso site deco.proteste.pt Obrigado, A Equipa de Energias Renováveis

Boa tarde,
Já preenchi o formulário do vale eficiencia e não obtive nenhuma resposta. É normal?

Olá, Elisabete

Os candidatos que optem por apresentar as suas candidaturas sem o apoio dos técnicos facilitadores  devem receber uma resposta no prazo de 60 dias úteis a contar da data do início da avaliação. 

Encontra mais informações sobre o tema em https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/vale-eficiencia-candidaturas-programa#quando-sei-se-a-candidatura-foi-aceite

Obrigada, 

A EQUIPA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS 

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.