última atualização: 30/03/2022

Qual a melhor solução?,

Tenho uma mroadia de três pisos que neste momento tem aquecimento aguas sanitarias por uma caldeira a gás natural de um reservatório de 300 l com 4 anos idade, com apoio de paineis fotovoltaicos e aquecimento central por radiadores tb por uma outra caldeira - ROCA - que tem mais de 20 anos.

No piso piso "cave" tenho três compartimentos que no total tem 23 elementos

No piso de R/Chão - andar principal- três quartos, 3 banhos, 1 salão, cozinha e 2 corredores com 76 elementos

Piso superior 2 divisões e 1 corredor com 26 elementos

Estou a pensar trocar as caldeiras, pelo menos de aquecimento e dado no momento ter um consumo superior a 220 m3 de gás natural e agradecia a informação de qual o sistema mais eficaz/rentável - bomba de calor, caldeira de condensação ou caldeira a pellets utilizando os radiadores?

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/03/2022

Bom dia,

 

Relativamente à produção das AQS, penso que deverá ter instalado coletores solares  térmicos em vez de painéis fotovoltaicos. Deve verificar se o sistema está a funcionar corretamente e se não recorre com frequência à caldeira a gás, para o aquecimento das AQS.  Se tiver bomba de recirculação, a mesma não deve estar sempre a funcionar pois retira calor do depósito, sendo necessário que a mesma seja atuada por relógio e temperatura. Existem bombas no mercado que tem já estas duas funções incorporadas.

 

Se for efetuar a troca de ambas as caldeiras, pode optar pela aquisição de apenas uma, que faz o AQC e as AQS. Para a colocação de uma caldeira de condensação deve ter em conta que a saída de gases deve ser feita para o exterior em tubagem diferente da atual. É uma boa opção visto que tem gás natural e todo o circuito preparado para este tipo de equipamento.

Se por outro lado a casa necessita de arrefecimento no Verão, então pode optar por manter a caldeira para as AQS e colocar equipamento de Ar condicionado.

 

A opção da Bomba de calor é interessante, mas não irá possibilitar a climatização no Verão, apenas se trocar os radiadores por ventiloconvectores, mas isso implica um investimento maior e obra de construção civil, pois cada unidade tem de ter um ponto de eletricidade e esgoto.

Tenha em atenção a Potência Máxima Admissível da instalação elétrica, pois pode não ser suficiente para esta solução. Pode ser necessário o aumento de potência que implica projeto e inspeção por entidade credenciada.

 

A caldeira a pellets também é interessante mas deve ter em conta que a utilização deste tipo de equipamento implica uma manutenção maior e a colocação do combustível sempre que for necessário, ao passo que no gás e na eletricidade isso não é necessário.

 

Sugiro que contacte uma empresa da especialidade e solicite orçamento para as três opções. Desta forma verifica qual o valor de investimento e se alguma das opções pode não ser fiável devido a não existirem condições para a sua aplicação.

 

Após esta fase entre em contacto, para que o possamos ajudar na sua decisão.

 

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis