Qual a melhor solução?,
Tenho uma mroadia de três pisos que neste momento tem aquecimento aguas sanitarias por uma caldeira a gás natural de um reservatório de 300 l com 4 anos idade, com apoio de paineis fotovoltaicos e aquecimento central por radiadores tb por uma outra caldeira - ROCA - que tem mais de 20 anos.
No piso piso "cave" tenho três compartimentos que no total tem 23 elementos
No piso de R/Chão - andar principal- três quartos, 3 banhos, 1 salão, cozinha e 2 corredores com 76 elementos
Piso superior 2 divisões e 1 corredor com 26 elementos
Estou a pensar trocar as caldeiras, pelo menos de aquecimento e dado no momento ter um consumo superior a 220 m3 de gás natural e agradecia a informação de qual o sistema mais eficaz/rentável - bomba de calor, caldeira de condensação ou caldeira a pellets utilizando os radiadores?
Bom dia,
Relativamente à produção das AQS, penso que deverá ter instalado coletores solares térmicos em vez de painéis fotovoltaicos. Deve verificar se o sistema está a funcionar corretamente e se não recorre com frequência à caldeira a gás, para o aquecimento das AQS. Se tiver bomba de recirculação, a mesma não deve estar sempre a funcionar pois retira calor do depósito, sendo necessário que a mesma seja atuada por relógio e temperatura. Existem bombas no mercado que tem já estas duas funções incorporadas.
Se for efetuar a troca de ambas as caldeiras, pode optar pela aquisição de apenas uma, que faz o AQC e as AQS. Para a colocação de uma caldeira de condensação deve ter em conta que a saída de gases deve ser feita para o exterior em tubagem diferente da atual. É uma boa opção visto que tem gás natural e todo o circuito preparado para este tipo de equipamento.
Se por outro lado a casa necessita de arrefecimento no Verão, então pode optar por manter a caldeira para as AQS e colocar equipamento de Ar condicionado.
A opção da Bomba de calor é interessante, mas não irá possibilitar a climatização no Verão, apenas se trocar os radiadores por ventiloconvectores, mas isso implica um investimento maior e obra de construção civil, pois cada unidade tem de ter um ponto de eletricidade e esgoto.
Tenha em atenção a Potência Máxima Admissível da instalação elétrica, pois pode não ser suficiente para esta solução. Pode ser necessário o aumento de potência que implica projeto e inspeção por entidade credenciada.
A caldeira a pellets também é interessante mas deve ter em conta que a utilização deste tipo de equipamento implica uma manutenção maior e a colocação do combustível sempre que for necessário, ao passo que no gás e na eletricidade isso não é necessário.
Sugiro que contacte uma empresa da especialidade e solicite orçamento para as três opções. Desta forma verifica qual o valor de investimento e se alguma das opções pode não ser fiável devido a não existirem condições para a sua aplicação.
Após esta fase entre em contacto, para que o possamos ajudar na sua decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis