Climatização - Moradia (Centro) frequência fim do dia e fim de semana - c/gás natural
Boa noite.
Estamos na fase de projecto para a construção de uma moradia térrea com 180 m2, em formato de L, em Condeixa (Coimbra), virada a Sul. A zona tem abastecimento de electricidade e gás natural. A casa será habitada por duas pessoas e estará ocupada a partir das 17 horas nos dias de semana e aos fins-de-semana. Em princípio, irá ser eficiente. O projecto está a ser feito de forma a que, em teoria, não haja necessidade aquecer nem arrefecer. Mesmo assim, estamos a pensar em fazer a pré-instalação de ventilo convectores em toda a casa. Será vantajoso colocar já uma bomba de calor para quente e frio?
A nossa ideia, também seria ter 2 painéis fotovoltaicos para a produção de energia e 1 ou 2 painéis solares para o aquecimento das águas sanitárias.
Por uma questão de gosto pessoal, iremos instalar uma salamandra a ar de pellets na sala.
Analisámos vários sistemas e esta solução parece-nos ser a mais equilibrada em termos de custo/benefício. No entanto, gostaríamos de ter a vossa opinião/sugestões.
Cumprimentos,
Pedro Sousa
Moderado pelo administrador
Olá Pedro,
A necessidade de apoio e instalação de equipamentos de climatização reflete uma carência da construção habitacional Portuguesa, não sendo expressamente necessária ou muito reduzida a sua necessidade aquando a mesma é bem projetada.
As necessidades térmicas estão diretamente relacionadas com a zona geográfica (climática) e técnicas construtivas.
Se pretende uma salamandra porque não investe um pouco mais em uma salamandra a ar forçado com condutas para possível hall e quartos?
Prevê uma grande necessidade de arrefecimento?
Boa noite Bruno.
Muito obrigado pela sua resposta.
Como referi, estamos a apostar no bom isolamento da casa (janelas incluídas). Portanto, em princípio, as necessidades de climatização serão reduzidas. Daí pensar na pré-instalação dos ventilo convectores. Não sabemos quais vão ser as necessidades de arrefecimento.
Pelo que percebi da sua resposta e lendo este post (www.deco.proteste.pt/.../solucao-aqs-e-aquecimento), parece-me não ser necessário a instalação inicial da bomba de calor, visto exigir um grande investimento e ter uma utilização reduzida.
Quanto à salamandra a ar forçado, poderá ser uma opção para o aquecimento. No entanto, não sei se será viável porque um dos quartos ficará um pouco afastado do sítio onde ela vai ficar.
Relativamente ao aquecimento da água, qual seria a solução que propõe no caso dos painéis não serem suficientes?
Muito obrigado mais uma vez.
Cumprimentos,
Pedro Sousa
Olá Pedro,
Pode deixar a pré-instalação pelo menos para ar condicionado, assim tem a segurança que se algo for necessário para o arrefecimento pode socorrer-se da instalação de um sistema com um investimento não tão elevado, mas tudo depende da análise do técnico que está a projetar a casa. Com certeza também lhe dará mais prós e contras.
Quanto ao AQS, para duas pessoas as necessidades serão aproximadamente 100-150L. Tendo acesso a gás natural, a opção de um sistema solar térmico de 150L com apoio a esquentador é uma solução que recomendamos. De acordo com o nosso último estudo sobre bombas de calor AQS estas trazem maior retorno face ao investimento para agregados familiares mais elevados. Isto não significa que não seja viável. Verifica o investimento, se for baixo poderá ser uma boa opção!
Se raramente está em casa no período entre as 10h e as 17h os seus consumos são muito diminutos e apenas stand-by, frigorifico ou possível bomba de calor vão aproveitar a energia produzida. Lembre-se que a BC AQS demora entre 5 a 8h a aquecer a água para banhos pelo que o consumo horario programado neste período, poderá ser uma mais valia. Verifique os consumos (perfil de Carga M Etiqueta energética) no período solar possivelmente tem e assim determine a potência a instalar, mas à primeira vista não me parece ser necessário mais que 250/500W pois deve ser toda autoconsumida.
Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis