última atualização: 18/02/2019

Climatização - Moradia (Centro) frequência fim do dia e fim de semana - c/gás natural

Boa noite.

Estamos na fase de projecto para a construção de uma moradia térrea com 180 m2, em formato de L, em Condeixa (Coimbra), virada a Sul. A zona tem abastecimento de electricidade e gás natural. A casa será habitada por duas pessoas e estará ocupada a partir das 17 horas nos dias de semana e aos fins-de-semana. Em princípio, irá ser eficiente. O projecto está a ser feito de forma a que, em teoria, não haja necessidade aquecer nem arrefecer. Mesmo assim, estamos a pensar em fazer a pré-instalação de ventilo convectores em toda a casa. Será vantajoso colocar já uma bomba de calor para quente e frio?

A nossa ideia, também seria ter 2 painéis fotovoltaicos para a produção de energia e 1 ou 2 painéis solares para o aquecimento das águas sanitárias.

Por uma questão de gosto pessoal, iremos instalar uma salamandra a ar de pellets na sala.

Analisámos vários sistemas e esta solução parece-nos ser a mais equilibrada em termos de custo/benefício. No entanto, gostaríamos de ter a vossa opinião/sugestões.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Moderado pelo administrador

    User name

    Junte-se a esta conversa

    Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

    3 Comentários

    Filtrar por :
    Faça login para aceder a este conteúdo. 
    13/02/2019

    Olá Pedro,

    A necessidade de apoio e instalação de equipamentos de climatização reflete uma carência da construção habitacional Portuguesa, não sendo expressamente necessária ou muito reduzida a sua necessidade aquando a mesma é bem projetada.

    As necessidades térmicas estão diretamente relacionadas com a zona geográfica (climática) e técnicas construtivas.

    Se pretende uma salamandra porque não investe um pouco mais em uma salamandra a ar forçado com condutas para  possível hall e quartos?

    Prevê uma grande necessidade de arrefecimento?

    Faça login para aceder a este conteúdo. 
    13/02/2019
    , Respondeu:

    Boa noite Bruno.

    Muito obrigado pela sua resposta.
    Como referi, estamos a apostar no bom isolamento da casa (janelas incluídas). Portanto, em princípio, as necessidades de climatização serão reduzidas. Daí pensar na pré-instalação dos ventilo convectores. Não sabemos quais vão ser as necessidades de arrefecimento.
    Pelo que percebi da sua resposta e lendo este post (www.deco.proteste.pt/.../solucao-aqs-e-aquecimento), parece-me não ser necessário a instalação inicial da bomba de calor, visto exigir um grande investimento e ter uma utilização reduzida.
    Quanto à salamandra a ar forçado, poderá ser uma opção para o aquecimento. No entanto, não sei se será viável porque um dos quartos ficará um pouco afastado do sítio onde ela vai ficar.
    Relativamente ao aquecimento da água, qual seria a solução que propõe no caso dos painéis não serem suficientes?

    Muito obrigado mais uma vez.
    Cumprimentos,
    Pedro Sousa

    Faça login para aceder a este conteúdo. 
    18/02/2019
    , Respondeu:

    Olá Pedro,

    Pode deixar a pré-instalação pelo menos para ar condicionado, assim tem a segurança que se algo for necessário para o arrefecimento pode socorrer-se da instalação de um sistema com um investimento não tão elevado, mas tudo depende da análise do técnico que está a projetar a casa. Com certeza também lhe dará mais prós e contras.

    Quanto ao AQS, para duas pessoas as necessidades serão aproximadamente 100-150L. Tendo acesso a gás natural, a opção de um sistema solar térmico de 150L com apoio a esquentador é uma solução que recomendamos. De acordo com o nosso último estudo sobre bombas de calor AQS estas trazem maior retorno face ao investimento para agregados familiares mais elevados. Isto não significa que não seja viável. Verifica o investimento, se for baixo poderá ser uma boa opção!

    Se raramente está em casa no período entre as 10h e as 17h os seus consumos são muito diminutos e apenas stand-by, frigorifico ou possível bomba de calor vão aproveitar a energia produzida. Lembre-se que a BC AQS demora entre 5 a 8h a aquecer a água para banhos pelo que  o consumo horario programado neste período, poderá ser uma mais valia. Verifique os consumos (perfil de Carga M Etiqueta energética) no período solar possivelmente tem e assim determine a potência a instalar, mas à primeira vista não me parece ser necessário mais que 250/500W pois deve ser toda autoconsumida.

    Com os melhores cumprimentos

    Equipa Energias Renováveis