última atualização: 06/08/2021

Termossifão+Caldeira (Gás Natural) ou Bomba de Calor?

Temos uma caldeira antiga à gasóleo e que definitivamente precisamos substituir. Estudámos uma série de possíveis soluções e a maior parte das propostas foram orçamentos "mirabolantes" de bombas de calor de milhares de euros.

A caldeira, em tese, serve para o aquecimento das águas sanitárias da casa e, simultaneamente, para o aquecimento central (que não é utilizado pelo preço incomportável que teria). Somos 4 pessoas na casa, que tem perto de 250m2.

A vertente da caldeira a pellets foi posta de parte porque exige demasiada intervenção.

O custo do gás natural por Kw seria algo próximo dos 8cts, enquanto a bomba seria de talvez 5 cts, diz-se mal?

É que pela pouca utilização que se dá do aquecimento (durante os 2/3 meses mais frios, pois a casa tem capoto e está bem resguardada), julga-se que o avultado investimento da bomba poderia levar quase 2 décadas para ser amortizado, pelo que se começou a cogitar a hipótese da caldeira a gás natural (de condensação) a trabalhar com um sistema de termossifão (há exposição solar para isto).

Será mesmo esta a opção mais interessante e menos dispendiosa?

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/08/2021

Bom dia Sr.ª Susana,

Já pensou na possibilidade de utilização de equipamentos de Ar condicionado. Para a climatização é uma boa solução, com consumo de eletricidade baixo, podendo por exemplo aplicar apenas nas divisões que requerem ou mais calor ou mais frio.

Veja os testes efetuados a estes equipamentos no nosso site.

Se por outro lado não gostar deste tipo de solução, então pode optar pela caldeira a gás (condensação), mas deve verificar antes se tem já instalação de gás natural na sua zona e qual o custo do ramal até ao local de aplicação da caldeira.

Normalmente junto da caldeira existe um depósito de AQS e se for esse o caso verifique se o mesmo tem dupla serpentina e se for assim pode simplesmente interligar os painéis solares térmicos a uma dessas serpentinas, em vez de estar a aplicar um termossifão. Este tipo de solução tem também a vantagem de poder interligar um bomba de retorno das AQS, conseguindo assim uma redução no consumo de água quente. Talvez já exista esta bomba na atual instalação.

Alguma dúvida adicional disponha.

Depois se for possível informo qual foi a sua decisão.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.