última atualização: 11/12/2020

Aquecedores com falhas na segurança elétrica

Dois emissores de calor e um convector chumbaram nos nossos testes a aquecedores portáteis por não cumprirem a norma de segurança elétrica. Os modelos em questão são o convector Black & Decker BXCSH 1800E e os emissores de calor HJM RFC1500 e Orbegozo RRW 1500 Wifi. Os três revelaram falhas de segurança nos nossos testes em laboratório: o dispositivo de segurança térmico atua quando o aparelho está a aquecer, o que não é permitido pela norma de segurança elétrica.

Os aquecedores possuem um dispositivo de segurança térmica no seu interior, para que, se sobreaquecerem, desligarem. Nos modelos que chumbaram, este dispositivo atua no momento errado. Já comunicámos as conclusões do nosso teste à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), para que confirme as nossas denúncias e tome as devidas medidas para proteger os consumidores.

Se comprou um dos equipamentos que chumbaram, dirija-se à loja com o comprovativo e o equipamento, e tente trocar por outro seguro. Se não for aceite, reclame junto do fabricante e apresente queixa à ASAE.

Equipa Energias Renováveis

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.