última atualização: 25/11/2022

AQUECEDOR PORTÁTIL: dicas de compra

AQUECEDOR PORTÁTIL: COMO ESCOLHER?

Os aquecedores portáteis lideram ainda a lista de preferências dos portugueses. Além de terem preços acessíveis, são fáceis de transportar, pelo que permitem aquecer várias divisões.  

Como escolher? 

Os termoventiladores e os convectores são os únicos capazes de garantir uma boa estabilidade da temperatura. Além disso, são baratos e rápidos a aquecer.

Entre os termoventiladores, existem: 

  • os modelos tradicionais, com uma resistência elétrica em contacto com o ar;
  • os cerâmicos, nos quais a resistência está num elemento cerâmico.

Os nossos testes mostram que os modelos convencionais são mais eficazes na transferência de calor do que os cerâmicos. Estes demoram mais tempo a aquecer o ar, consomem mais eletricidade e são mais ruidosos.

Não recomendamos  os radiadores a óleo, os aparelhos de halogéneo e os termoventiladores de parede. Todos demoram a aquecer o espaço e não permitem uma regulação adequada da temperatura.

Já os emissores de calor podem ser uma solução nas casas com um elevado nível de isolamento térmico e que tenham tarifa bi-horária.

Estes aparelhos permitem controlar a temperatura da divisão de forma muito satisfatória e podem funcionar e acumular calor durante a noite, quando está em vigor a tarifa de eletricidade mais baixa (nas horas de vazio), e libertá-lo mais tarde, quando a tarifa é mais elevada (horas de cheio).

Contudo, para tal acontecer, é fundamental que a casa esteja bem isolada, com poucas ou nenhumas perdas, para o calor não se dissipar para o exterior - no entanto devido ao tempo que demoram a aquecer uma divisão e ao custo elevado de alguns equipamentos, não os recomendamos.

Quais os aquecedores que consomem menos energia?

Para utilizações pontuais, os termoventiladores e os convectores são boas opções, por serem mais rápidos a aquecer.

Termoventilador é o mais barato, eis os prós e os contras

  • Leve e compacto (menos de 1,5 quilos) 
  • Aquecimento rápido 
  • Temperatura homogénea na divisão
  • Ruidoso, logo pouco adequado para os quartos

Convector garante temperatura estável: 

Pontos fortes e fracos

  • Silencioso, quando não tem ventoinha;
  • Bom controlo da temperatura na divisão;
  • Temperatura homogénea na divisão;
  • Alguns são volumosos e pesados (cerca de 3 quilos);

Consiga um aquecimento mais eficiente

  • Evite deixar o equipamento a funcionar durante longos períodos;
  • Quando a temperatura começa a ser excessiva, desligue ou reduza a regulação do termóstato de modo que o aparelho pare ou se desligue;
  • Prefira modelos com painel digital, há uma maior precisão no regulamento da temperatura; 
  • Feche as portas e as janelas e verifique se estão bem calafetadas;
  • Coloque tapetes e carpetes para aumentar o isolamento  da casa;

 

Cuidados a ter na instalação e utilização

Apesar de mais rápidos a aquecer, os modelos com ventoinha são ruidosos. Para os quartos, prefira um equipamento sem ventilador, como um convector. Caso pretenda usar o aparelho em diferentes divisões da casa, verifique se é leve, fácil de transportar e manobrar e se exibe um painel legível.

Evite rasteiras e minimize o risco de quedas, fazendo passar o fio elétrico por baixo dos móveis ou tapetes. Não instale os aquecedores junto de cortinados ou materiais inflamáveis. Estes aparelhos não são secadores de roupa, nem deve usá-los em ambientes húmidos ou com água (casa de banho, por exemplo), exceto se indicarem, na placa de características, que são adequados para funcionarem neste tipo de ambientes (nível de proteção IP21 ou superior).

Qual é o tipo de aquecimento que utiliza em casa? Partilhe com a comunidade. 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar