última atualização: 28-02-2018

Substituição de lenha para pellets

Boa tarde.

Tenho um recuperador de calor a lenha a ar quente para o resto da casa. Quando estive de baixa e ligava todos os dias o mesmo, reparei que até era eficaz pois consigo ter cerca de 19 º na casa toda. O probela é que tantto eu como a minha esposa trabalhamos por turnos e por vezes passa uma semana sem ligar o mesmo e a casa arrefece, não sendo pratico para o nosso dia a dia. Estamos a pensar em trocar o sistema.

Será que apenas mudando o aparelho a lenha por uma a pellets a ar quente com 16Kw consigo ter sempre a casa a 20 º?? A casa tem 120 metros quadrados e o sotão isolado com EPS de 3cm. Ou só mesmo com a solução a radiadores é que fico bem servido??? Mas a diferença de preço é alta.

Moderado pelo administrador

Conversa relacionada:

https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aquecer-o-ar-e-climatizar/conversation/247/e-possivel-modificar-um-recuperador-de-calor-a-lenha-por-um-de-pellets-compensa-ou-e-preferivel-a-troca

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
28-02-2018

Olá Fábio,

Pelo que percebo, a única razão de mudança do sistema de aquecimento é a facilidade de utilização. Desta forma se pretende fazer o investimento, de um equipamento muito eficiente por outro, o seu retorno não será alcançável.

Existe realmente sistemas de recuperadores a pellets hidro já bastante automatizados, onde é possível gerir a temperatura e tempo de funcionamento, tal com facilitar a alimentação (alimentação automática). O maior inconveniente é realmente o seu investimento ser muito alto.

Em relação à questão relativo à opção por lenha ou pellets, as pellets têm um poder calorífico um pouco superior à lenha (e que varia muito com a humidade e tipologia desta) e já é certificada, o que dá, em teoria, uma maior garantia ao consumidor. Contudo, se existe a possibilidade de obtenção de lenha barata ou mesmo gratuita, essa poderá ser uma vantagem. Caso já tenha um recuperador a Lenha na qual está satisfeito, não vemos grandes vantagens mesmo a longo prazo a opção por investir e substituir por pellets em termos económicos.

O que pode influenciar a rapidez de aquecimento é realmente a opção por um sistema de maior potência térmica. Neste ponto quanto tempo demora a aquecer a casa desde que liga o recuperador?

Já tem radiadores em casa? mas o recuperador de calor só aquece a sala ou outras divisões (condutas ou radiadores)

Entre que equipamentos refere a diferença de preços?

Corrija-me se não percebi bem a sua dificuldade com o sistema já montado

Cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal

User name
Fábio Macieira
28-02-2018

Boa tarde.
Como referi no inicio do texto, o aparelho que tenho é recuperador a ar quente (lenha), envia por condutas o ar para os quartos e cozinha. Demoro cerca de 2 horas a ter a residência toda quente.
E como trabalhamos por turnos quanto saímos as 19h ou 20h não ligamos o mesmo pois demora a aquecer, sendo que se fosse a pellets e programando o mesmo já poderíamos ter a casa quente quando chegasse a casa.
A solução para colocar radiadores vai para cerca de 6000 euros e com ar canalizável para as outras áreas da casa fica por 4000 euros, visto apenas ter que trocar a máquina.
A questão é se fico bem servido com esse tipo de aparelho?

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.