última atualização: 21/10/2021
É possível modificar um recuperador de calor a lenha por um de pellets? Compensa ou é preferível a troca?
Como tenho um recuperador de calor gostaria de saber se compensaria a troca deste por um a pellets.
Moderado pelo administrador
Veja mais sobre as pellets aqui:
Agradeço dica para consultar empresa norte/nordeste de Portugal para saber condições sobre a transformação de recuperador a lenha para gás natural
Bom dia,
Qual a marca e modelo do seu recuperador a lenha? Já verificou com a empresa se essa alteração pode ser feita?
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
É possível transformar um recuperado a lenha por um a gas?
Olá Paula,
Em princípio sim, mas o ideal é contactar uma empresa especializada neste tipo de equipamentos e solicitar uma visita técnica, para verificarem as condições de instalação e aconselharem o modelo ideal, tendo em conta a área a climatizar.
Deverá ter em atenção que é necessária a colocação de uma alimentação a gás, executada por técnico certificado, e, se possível, efetuada uma nova inspeção, visto ter sido feita uma alteração à rede de gás da habitação.
Cumprimentos,
Equipa Energias renováveis
O ar produzido por uma salamandra a pellets, não é tóxico?Será que podemos dormir com uma salamandra ligada toda a noite?
Bom dia
Liquido ou gel, necessita do bioalcol embeber o pellts e para arrancar e mesmo para manter um bom fogo ,pois na maioria dos modelos apagam-se quando acabar o álcool.
Só nos modelos mais antigos e com uma chaminé muito alta é que o ar entra por baixo com força suficiente para "soprar" os pellets.
Seja como for os pellets são mais caros que a lenha.
Claro que num aparelho a pellets temos a vantagem de possuir um sistema automático, quando não avaria mas temos que "levar" com o ruído doa motores dia noite ...
Cumprimentos
Esse sistema de cesto para pellets é um logro .
Não é um cesto para pellets mas sim um cesto para bio-álcool que diga-se de passagem custa mais de 5 € por litro .
É mais uma maneira de enganarem as pessoas, pois só com pellets não funciona , quem compra esse cesto quer poupar e não gastar uma fortuna por cada kw .
Bom dia, caro Jorge Manuel,
Pelo que percebemos, está a indicar que nos cestos para pellets indicados nas imagens acima, o objetivo é a colocação de bio-álcool?
É possível explicar-nos melhor a sua alegação?
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Bom dia
não tenho a certeza de ter percebido a sua resposta. Como é que eu coloco o bio-álcool no cesto? o álcool não é líquido?
Obrigado
Boa noite,
Pode queimar pellets no recuperador. Existe uns cestos ou "formas de bolos"que se enche com pellets, ateia-se o fogo acendalha em gel e regula a entrada de ar.
Bom dia, caro Nelson Teixeira,
Não terá por acaso uma foto deste adaptador para pellets que mencionou?
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Não tenho fotos, vi num site os cestos e as formas numa loja.
Bons dias,
Encontrei estas fotos numa pesquisa do google, mas nunca os vi à venda em lado nenhum
Bom dia,
Há umas lojas que vendem umas formas para a queima. Ag...loja, não sei se posso facultar esta informação.
Bom dia, caro Nelson Teixeira,
Esta comunidade não permite publicidade mas, como é óbvio, não é possível discutir alguns tópicos sem enunciar o produto ou mesmo a marca e modelo, se a dúvida for muito específica.
No caso particular destes adaptadores de pellets para recuperadores e lareiras, não tem muita importância colocar as imagens, mesmo que as marcas dos produtos sejam visíveis, pois acreditamos que quem as colocou apenas pretendeu ilustrar o produto e não fazer publicidade a um determinado produto, com fins comerciais.
Se as lojas onde encontrou este tipo de produtos à venda tiverem cobertura nacional e todos os membros desta comunidade as consigam encontrar com razoável facilidade, não haverá problema em mencioná-las. Se, por outro lado, for uma loja apenas com implantação local numa determinada região e a que a generalidade dos membros da comunidade não a consigam encontrar, então preferia que se abstivesse de a mencionar.
Grato pela sua compreensão,
a equipa do CLEAR Portugal
Boa tarde, parece-me que a questão está então esclarecida, é possivel usar pellets em vez de lenha nos tradicionais recuperadores de calor.
No entanto, em termos práticos só se pode adicionar mais pellets quando os que se encontram no interior do recuperador estiverem apagados. De outra forma ao abrir-se a porta sairá muito fumo, ou não ?
Outra questão tem a ver com o consumo de oxigénio. Estes sistemas consomem sempre oxigénio por isso existe o risco de intoxicação ? O fumo dos pellets é toxico ?
Obrigado,
Paulo
Bom dia, caro Paulo do Ó,
Ao contrário de uma salamandra a pellets, em que existe um alimentador automático que encaminha o combustivel para o queimador, no caso de tentar usar um recuperador de calor a lenha e o "modificar" para receber pellets, a alimentação dos pellets passará a ser manual e diretamente sobre a chama.
Não é um processo diferente do que habitualmente se faz com a lenha. Normalmente, a lenha é colocada sobre as brasas do tronco anterior, antes de se apagar totalmente e o recuperador é aberto com a chama ativa.
Ao abrir a porta do recuperador, deverá fazê-lo lentamente para que a depressão causada pelo escoamento na chaminé se mantenha e o fluxo de ar possa ser no sentido sala-chaminé e não ao contrário.
Quanto ao risco de intoxicação, é o mesmo com pellets ou madeira. Os pellets são feitos de madeira, não devendo ser utilizada madeira contaminada com verniz ou tintas. Qualquer sistema que utilize a combustão como meio de aquecimento consome oxigénio. A saída do fumo pela chaminé provoca uma depressão na sala, o que faz com que ar novo entre do exterior pelas aberturas existentes na habitação (frestas de portas e janelas, condutas de ventilação das cozinhas e instalações sanitárias).
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Bom dia,
creio que modificar não será possível. Terá mesmo que o trocar.
Um recuperador a pellets tem a vantagem de a alimentação poder ser automatizada, ao contrário de um recuperador a lenha.
A limpeza também é mais fácil.
Agora se compensa ou não, depende do preço a que compra a lenha.
cumps
Existe alguma regularidade para a limpeza?
Boa tarde Caro Pedro Lopes,
A limpeza de uma salamandra deverá ser regular e costuma ser indicada pelo próprio fabricante.
Depende muito da quantidade de cinzas e da dimensão do tabuleiro das cinzas, onde serão recolhidas.
Deverá ainda prever uma manutenção regular da chaminé.
Com os melhores cumprimentos,
a equipa CLEAR Portugal
Se os pellets forem certificados, a salamandra terá menos manutenção?
ou não tem qualquer influência?
Bom dia, caro Alberto Lopes,
o tipo de pellet utilizado pode ter influência nas operações de manutenção.
Um dos parâmetros verificados no processo de certificação é o comportamento de fusão das cinzas. Se estas fundirem a uma temperatura muito baixa, poderão formar blocos que obrigam a uma manutenção mais demorada e com mais frequência.
O facto de um pellet não ser certificado não significa necessariamente que a sua qualidade seja má.
Ao ser voluntária, a certificação é mais um garante para o consumidor de que a empresa que vende nada tem a esconder e confia nos seus produtos.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
A limpeza é fácil e não precisa de a fazer muitas vezes, visto que as pellets deixam muito poucos resíduos, daí ser muito fácil limpar e poucas vezes.