última atualização: 12/12/2020

Melhor bomba de calor para AQS?

Boa Tarde 

 

Decidi que a melhor solução para o aquecimento de águas sanitárias é utilizar os painéis fotovoltaicos para ajudar a bomba de calor no aquecinto da água.  Penso que a bomba deverá ter serpentina e capacidade superior a 200 litros(para 3 pessoas).

 

O meu problema actual é saber qual a melhor bomba de calor para o AQS.

Muito obrigado desde já pela resposta.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/12/2020

Bom dia Sr. Rui Santos,
As bombas de calor para AQS não necessitam de uma serpentina para funcionarem, a mesma só é utilizada caso sejam aplicados coletores solares térmicos, com funcionamento em circulação forçada. Desta forma a água é aquecida pelo sol e pela eletricidade.
No caso de optar por um depósito com um volume de 200l deve optar por apenas um coletor solar térmico, com área de captação de 2m2.
A utilização dos painéis fotovoltaicos pode ser feita para o consumo elétrico geral da casa, ou seja a sua ligação deve ser feita no quadro elétrico principal e desta forma a bomba de calor também irá beneficiar dessa produção.
Visto que até ao momento não foram efetuados teste às bombas de calor para AQS não o podemos aconselhar sobre a melhor opção, mas contundo deverá ter em conta os seguintes aspetos ao escolher o equipamento:
1) Classificação energética;
2) Consumo energia anual, expresso em KWh, tendo em conta o seu perfil de consumo;
3) COP (coeficiente de desempenho);
4) Nível de potência sonora;
5) Garantia dada ao equipamento;
No caso de optar por uma bomba de calor em monobloco (sem unidade exterior), deverá ter em conta que a mesma necessita de uma determinada área de funcionamento e caso não possua essa área será necessário a colocação de tubagens para o exterior para fazer a extração e insuflação do ar.
Aconselho que peça dois ou três orçamentos a empresas da sua área de residência e analise as propostas tendo em conta os equipamentos propostos e o valor do investimento.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis