última atualização: 07/02/2021

Sistema solar térmico ou termodinâmico para AQS?

Boa noite!

O que é mais eficiente e económico: sistema solar térmico com bomba de calor para complementar, ou uma bomba de calor solar termodinâmica?

 Estou a projetar a reabilitação da minha casa, no Porto perto do mar, exposição solar norte/sul, e um agregado de 4 pessoas, e gente sempre em casa durante o dia a usar máquinas de lavar e a tomar banhos. Tinha ideias de usar painéis solares térmicos para o aquecimento das águas sanitárias e uma bomba de calor para complementar, ficando assim independente de gás (usamos agora um esquentador que precisa de ser substituído). Até que vi este sistema solar termodinâmico, por isso pergunto o que será melhor.

Também tenho intenções de usar um sistema solar fotovoltaico, o que me permitiria produzir grande parte da energia gasta. 

Obrigado pela ajuda.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
07/02/2021

Boa noite a todos
Tenho instalado um sistema integrado de aquecimento central, Piso radiante e termoacumulador para aguas sanitárias.
O sistema utiliza o sol para aguas sanitárias, 4 m2 de coletores instalados a 70º graus inclinação, com depósito vertical interior em termossifão e também em termossifão a caldeira a lenha na sala.
A caldeia a lenha faz o aquecimento por radiadores a agua das casa de banho, por circulador. outro circulador é para o piso radiante.
A maquina da loiça está ligada direta à agua quente a da roupa está ligada misturador de chuveiro.
A temperatura Máxima que registei com os coletores solares foi de 85º em Fevereiro, quanto em agosto não passa do 75º
Gosto de patinhar minha experiencias solares alternativas.
Paulo Carvalho

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/12/2019

Olá Júlio,

Essa questão já foi levantada por outro membro da comunidade. Pode verificar tanto a dúvida, como a nossa resposta em:
https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aguas-quentes-sanitarias/conversation/3118/painel-solar-termico-ou-termodinamica-para-aqs

Obrigada,
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/12/2019
, Respondeu:

Obrigado pela resposta, mas a questão não é bem a mesma. Eu pergunto se os painéis solares térmicos com o apoio de uma bomba de calor é mais eficaz e barato, e não se um sistema pode substituir o outro em termos de certificação. Eu entendo que uma bomba solar termodinâmica não é realmente um sistema solar, mas pergunto-me o que será melhor?
Confesso que um sistema solar térmico me agrada mais, por ser tão simples, ainda que tenha que ter algum apoio para os dias sem sol. Mas, se a bomba de calor termodinâmica for mais barata e eficaz então terei que ponderar melhor.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/12/2019
, Respondeu:

Olá Júlio,

Até ao momento, a DECO Proteste não fez um estudo laboratorial de comparação entre a solução solar termodinâmica e o painel solar térmico.
De qualquer forma, explicámos as diferenças entre os dois sistemas neste tópico:

https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aguas-quentes-sanitarias/conversation/494/energia-solar-termodinamica

Caso tenha alguma questão adicional, não hesite em contactar.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis