última atualização: 11-12-2019

Sistema solar térmico ou termodinâmico para AQS?

Boa noite!

O que é mais eficiente e económico: sistema solar térmico com bomba de calor para complementar, ou uma bomba de calor solar termodinâmica?

 Estou a projetar a reabilitação da minha casa, no Porto perto do mar, exposição solar norte/sul, e um agregado de 4 pessoas, e gente sempre em casa durante o dia a usar máquinas de lavar e a tomar banhos. Tinha ideias de usar painéis solares térmicos para o aquecimento das águas sanitárias e uma bomba de calor para complementar, ficando assim independente de gás (usamos agora um esquentador que precisa de ser substituído). Até que vi este sistema solar termodinâmico, por isso pergunto o que será melhor.

Também tenho intenções de usar um sistema solar fotovoltaico, o que me permitiria produzir grande parte da energia gasta. 

Obrigado pela ajuda.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
04-12-2019

Olá Júlio,

Essa questão já foi levantada por outro membro da comunidade. Pode verificar tanto a dúvida, como a nossa resposta em:
https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aguas-quentes-sanitarias/conversation/3118/painel-solar-termico-ou-termodinamica-para-aqs

Obrigada,
Equipa Energias Renováveis

User name
JULIO PINTO
08-12-2019

Obrigado pela resposta, mas a questão não é bem a mesma. Eu pergunto se os painéis solares térmicos com o apoio de uma bomba de calor é mais eficaz e barato, e não se um sistema pode substituir o outro em termos de certificação. Eu entendo que uma bomba solar termodinâmica não é realmente um sistema solar, mas pergunto-me o que será melhor?
Confesso que um sistema solar térmico me agrada mais, por ser tão simples, ainda que tenha que ter algum apoio para os dias sem sol. Mas, se a bomba de calor termodinâmica for mais barata e eficaz então terei que ponderar melhor.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-12-2019

Olá Júlio,

Até ao momento, a DECO Proteste não fez um estudo laboratorial de comparação entre a solução solar termodinâmica e o painel solar térmico.
De qualquer forma, explicámos as diferenças entre os dois sistemas neste tópico:

https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aguas-quentes-sanitarias/conversation/494/energia-solar-termodinamica

Caso tenha alguma questão adicional, não hesite em contactar.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.