Painel solar térmico ou Termodinâmica para AQS
Boa tarde
Construção de uma moradia.
No projeto de térmica para a construção da moradia foi considerado um sistema de coletor solar para as Água Quentes Sanitárias (AQS) e o pré-certificado energético dá-lhe classificação B.
O que eu gostava de saber é se ao instalar um sistema de termodinâmica em detrimento do que está no projeto, me passam o certificado energético no final da obra, se o certificado energético vai ter a mesma classificação e se é vantajoso.
Ctos
Olá Vitor,
O sistema de termodinâmica é anunciado usualmente como um sistema solar mas não o é. Vem equipado com um “painel solar” que se coloca no exterior da habitação e que, segundo o fabricante , capta os raios do sol para aquecer a água, sem necessidade de recorrer à energia elétrica. Mas, se o consumidor quiser, pode ligar o sistema elétrico para complementar o aquecimento da água. Na verdade, o painel exterior mais não é do que um equipamento onde circula o gás refrigerante que retira o calor do ar exterior para aquecer a água: como em qualquer bomba de calor. Deste modo, não se trata de um coletor solar, como o usado nos sistemas solares térmicos, e a designação usada pode induzir o consumidor em erro.
O termo "Energia Solar Termodinâmica" é uma pequena liberdade linguística para fins de marketing e não significa que o equipamento seja um sistema solar na verdadeira acepção da palavra e assim não lhe garante uma classificação igual à da instalação de um coletor solar.
A não integração desta solução no Sistema Nacional de Certificação Energética (SCE) e em relação à sua participação no processo de revisão do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios, influência o seu certificado energético.
Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis