última atualização: 26-08-2019

Painel solar térmico ou Termodinâmica para AQS

Boa tarde

Construção de uma moradia.

No projeto de térmica para a construção da moradia foi considerado um sistema de coletor solar para as Água Quentes Sanitárias (AQS) e o pré-certificado energético dá-lhe classificação B.

O que eu gostava de saber é se ao instalar um sistema de termodinâmica em detrimento do que está no projeto, me passam o certificado energético no final da obra, se o certificado energético vai ter a mesma classificação e se é vantajoso.

Ctos

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
26-08-2019

Olá Vitor,

O sistema de termodinâmica é anunciado usualmente como um sistema solar mas não o é. Vem equipado com um “painel solar” que se coloca no exterior da habitação e que, segundo o fabricante , capta os raios do sol para aquecer a água, sem necessidade de recorrer à energia elétrica. Mas, se o consumidor quiser, pode ligar o sistema elétrico para complementar o aquecimento da água. Na verdade, o painel exterior mais não é do que um equipamento onde circula o gás refrigerante que retira o calor do ar exterior para aquecer a água: como em qualquer bomba de calor. Deste modo, não se trata de um coletor solar, como o usado nos sistemas solares térmicos, e a designação usada pode induzir o consumidor em erro. 

O termo "Energia Solar Termodinâmica" é uma pequena liberdade linguística para fins de marketing e não significa que o equipamento seja um sistema solar na verdadeira acepção da palavra e assim não lhe garante uma classificação igual à da instalação de um coletor solar.

A não integração desta solução no Sistema Nacional de Certificação Energética (SCE) e em relação à sua participação no processo de revisão do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios, influência o seu certificado energético.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.