Energia Solar Termodinamica

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde

Tomei conhecimento de um sistema de aquecimento para aguas quentes sanitárias e para a climatização de habitações através de Energia Solar Termodinâmica (Energie).

Teoricamente, esta tecnologia permite o aquecimento mesmo na ausência completa do sol (céu nublado), mas mesmo nas estações frias do Outono e Inverno. 

As minhas duvidas...

Alguém conhece ou tem o sistema instalado???

Garante mesmo a produção de AQS mesmo com condições atmosféricas adversas e nas estações frias???

É um sistema autónomo ou precisa de outros sistema "backup"???

Qual é o consumo deste tipo de equipamento???

É mais vantajoso em relação a outros sistemas no mercado (paineis solares, bombas de calor, etc.)???

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento de Água da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
04/11/2015

Bom dia,caro Ricardo Faria,

Não impedindo que proprietários destes equipamentos possam manifestar a sua opinião neste fórum, e esperando que o façam, gostaria de deixar algumas considerações iniciais a algumas das questões que colocou.

O sistema a que se refere é uma bomba de calor ar-água ou seja, retira calor do ar e transfere-o para a água, aquecendo-a. A água quente assim obtida poderá posteriormente ser utilizada para fins sanitários (banhos e cozinha) ou para aquecimento, dependendo do sistema instalado.

O termo "Energia Solar Termodinâmica" é uma pequena liberdade linguística para fins de marketing e não significa que o equipamento seja um sistema solar na verdadeira acepção da palavra. Se o sistema funciona melhor quando está sol? Sim, tal como todas as bombas de calor, a temperatura exterior tem influência no seu desempenho e rendimento.

Isto já responde à questão se funciona mesmo com condições atmosféricas adversas. Sendo uma bomba de calor, funciona dentro de uma grande gama de temperaturas exteriores. Convém que verifique se essa gama de temperaturas de funcionamento é compatível com as temperaturas na zona em que pretende instalar o produto.

Sendo uma bomba de calor, pode funcionar de forma autónoma, mas pode sempre prever um backup acionado manualmente para que nunca fique sem água quente, em caso de avaria do sistema.

Quanto ao consumo do equipamento, deverá ser analisado em conjunto com o espaço que pretende aquecer e o nível de conforto pretendido.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Complementando a resposta anterior,
em função da Bomba de Calor utilizada e mais em concreto do refrigerante utilizado (gás que circula entre as placas exteriores e a unidade interior) pode haver uma limitação funcional relativa à temperatura ambiente. É normalmente, no caso das soluções AQS da marca referida, de +5Graus, razão pela qual existe uma resistencia de apoio no acumulador (o referido backup a que corresponde o modo não ECO).

Por vezes quando a temperatura exterior baixa, e durante o funcionamento da Bomba, as placas exteriores acabam por gelar e isso impede o funcionamento. Porém pode ocorrer apenas durante a noite quando o AQS já terá sido garantido no acumulador.

Esta é uma das vantagens das Bombas Aerotérmicas (ficam no exterior e aspiram o AR - mesmo a temperaturas negativas o AR contém com muitas calorias) face a estas "Solares Termodinamicas" designação apenas para marketing de venda como referido. O princípio não é novo e advém de sistemas semelhantes nomeadamente em frança onde estiveram em voga e onde foram "beber" o seu nome, se bem me recordo seria AXERGIE.

Uma nota final, como disse muitas vezes a gama de temperaturas no local é compativel com estas bombas, pelo que resultam melhor que uma caldeira mesmo de condensação que também são rebocadas pelo marketing com os seus milagrosos rendimentos maiores que 100% . O ideal é recorrer sempre a um técnico que possa avaliar a melhor solução e que de preferencia não esteja "aprisionado comercialmente" a marcas ou sistemas.

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.