última atualização: 05-05-2019

Melhor solução para aquecer água e eventualmente produzir eletricidade.

Compramos uma casa no algarve, a cerca de 15/20 km da costa, é uma construção antiga com paredes muito grossas e virada a sul. Somos uma família de 5 (2+3criancas). Não temos muito dinheiro, mas gostávamos de ter mais eficiência  e independência energética... Como não somos entendidos na matéria, queríamos saber o que é melhor, mais eficiente e funcional para a nossa familia sem gastar uma fortuna.

1°- aquecimento de águas sanitárias(prioritário)

2°- producao autónoma de energia elétrica.

O que precisamos? Quantos painéis e de que tipo? Acumulador, bateria,ou outros que desconheço.

Toda a informação e ajuda e bem-vinda.

Obrigada.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
29-03-2019

Olá Sónia,

Ter paredes grossas não significa ter um bom isolamento e se diz que a casa é antiga a necessidade de aquecimento/arrefecimento pode ser elevada.

Tem fornecimento de gás natural? Os equipamentos de energias renováveis proporcionam-lhe uma casa mais eficiente, mas é preciso saber o que é mais adaptado para uma melhor escolha no seu caso.

A casa é para ser frequentada durante o dia solar? Quando fala em gastar uma fortuna, não percebemos qual o seu orçamento. O investimento em baterias é elevado e pode não ser compensador para o estilo comportamental da família.

Cumprimentos

Equipa energias renováveis 

User name
SONIA PATRICIA FONTAO
29-03-2019

Olá. É uma casa no campo não há gás natural, nem sequer água da companhia. Durante a semana estamos menos tempo em casa durante o dia. Mas ao fim de semana. Costumamos estar muito tempo. Às paredes grossas significa que são difíceis de perfurar. Queríamos um solução o mais simples possível e que também nos permitisse o máximo de autonomia. Obrigada

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
01-04-2019

Olá,

Sendo uma casa secundária (com frequência apenas aos fins-de-semana), pode tornar a casa autónoma, mas o retorno face ao investimento pode nunca acontecer. Os equipamentos mais ecológicos (energias renováveis são realmente eficientes mas com investimento elevado). Se a frequência é diminuta no seu uso o aproveitamento é menos no seu tempo de vida. É isso exemplo seja o autoconsumo (fotovoltaico) ou painéis solares térmicos. Não recomendamos a instalação de solar térmico se este não tiver uma utilização diária do calor acumulado. Pode correr o risco de em períodos longos de ausência (especialmente nos meses mais quentes) de atingir as ditas temperaturas de estagnação, diminuindo a vida útil do sistema (problemas inerentes a tal).

No seu caso e de acordo com o descrito aconselhamos, se o ponto de vista económico é importante a simples instalação de um termoacumulador de capacidade > 150 Litros (e se os banhos forem curtos). O investimento é muito em conta e terá sempre acesso a água quente (não precisa de gás). Neste caso use tarifário bi-horário com temporizador, para que a água seja aquecida em tarifa baixa e apenas quando existe frequência. A bomba de calor AQS é bem adaptado para o caso, possibilitando grande capacidade para uma família grande como a sua. É realmente mais eficiente que o termoacumulador, mas um investimento muito mais elevado (retorno improvável).

Alguma dúvida disponha,

Equipa energias renováveis

User name
SONIA PATRICIA FONTAO
05-05-2019

Olá. Acho que não me fiz entender. Esta casa será a nossa residência permanente, somos uma família de 5. Temos investigado algumas soluções solares e o sistema termossifao de 300l parece ser o mais simples e indicado para nós. No entanto, ainda temos dúvidas...
- Será melhor escolher um painel plano ou de tubos?
- Deve ter uma resistência para aquecer a água quando o sol não é suficiente? E se tiver esta resistência é necessário sistema de apoio?
- Que tipo de sitema de apoio será mais adequado? A casa tem instalado um esquentador.
Obrigada. Patrícia

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.