última atualização: 26/04/2021

Aquecimento Solar com Termoacumulador Elétrico

Boa tarde. 

Recentemente me mudei e na nova morada há um sistema Vulcano de aquecimento solar com circulação forçada que é complemnetado por um termoacumulador elétrico de 400L. O mesmo tem um consumo de 52Kw. 

Somos uma família de 4 pessoas e o consumo é o normal em tempos de pandmia. TV, Computador, placca de indução nas refeições, lava louça e lava roupas.. ou seja nada muuito fora co comum. 

No entanto a conta de energia é demasiadamente alta. Perto dos 400 Euros. Como todos eletrodomésticos são novos e com boa classificação energética, tendo a crer que o grande vilão seja o termoacumulador. M eparece que está sndo usado no modo elétrico, mesmo sem necessidade. 

Aqui algumas duvidas que tenho e ficarei muito grato caso alguém possa ajudar. Caso precisem de mais informações obviamente estou a disposição. 

1) Há forma de garantir que o sistema elétrico só entre em funcionamento na ausência de " potencia" suficiente para aquecer a água oriunda do sistema solar 

2) O sistema solar sozinho (2 placas) seria suficiente para aquecer a água até digamos 50o ? Caso nâo , haveria alguma forma de garantir que o elétrico só entre para complementar o solar?

3) Mlehores praticas ou recomendações?

Perdão por tanbtas perguntas, mas acredito que estou sub utilizando o potencial solar e gastando energia desnecessariamente. 

Atentamente,

AM

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/04/2021

Bom dia,
Em primeiro lugar verifique se o sistema solar instalado está ainda dentro da garantia. Caso esteja, solicite a deslocação da empresa que efetuou a instalação afim de verificar o funcionamento do equipamento.
Caso esteja fora da garantia, contacte a marca e solicite uma assistência técnica.
Antes disso pode verificar o seguinte:
1) Pressão do manómetro do circuito primário, ou seja no grupo de circulação, colocado ao lado do depósito existe um pequeno manómetro circular e a pressão deve estar nos 3Bar. Caso esteja abaixo desse valor é necessário encher esse circuito. Esse enchimento tem de ser feito com uma bomba especifica para evitar que fique ar dentro das tubagens.

2) No mesmo grupo existem dois termómetros, um que mede a temperatura de chegada ao depósito (cor vermelha) e outro de retorno (cor azul – ida para os painéis). Verifique a temperatura que circula num dia de sol.

3) Na central de comando da bomba solar (equipamento branco) pode também verificar a temperatura que existe na parte de cima do depósito e na parte de baixo. Verifique quais são estes valores e se num dia de Verão a temperatura de cima sobe ao longo do dia.

4) Um equipamento de 300L com dois painéis bem instalado consegue fornecer a energia necessária para aquecimento das AQS de 4 pessoas. É normal que no inverno seja necessário recorrer ao apoio elétrico, que pode ser feito num outro depósito (como o seu caso) ou no mesmo depósito, pois existe um local para colocar a resistência elétrica (a meio do depósito). Nesta situação a resistência elétrica deve ser atuada por um relógio programador para que em horas de sol a mesma esteja desligada.

5) Em situações em que temos um depósito complementar o mesmo deve ter um volume inferior ao do depósito solar, para que assim a água consumida não esteja a ser aquecida pela resistência elétrica. Caso deseje manter o depósito de 400L e para reduzir consumo elétrico, pode colocar um termóstato no depósito solar e uma válvula de três vias na saída do mesmo. Acima dos 50ºC a água é enviada diretamente para o consumo e abaixo dessa temperatura entra no depósito de apoio.

6) Confirme se tem instalada uma bomba circuladora para as AQS. Se tiver a mesma deve trabalhar por horário e por temperatura, para que assim não fique todo o dia ligada retirando assim temperatura ao depósito e obrigando a resistência elétrica a funcionar.

7) Por ultimo peça a um técnico de instalações elétricas para fazer uma medição do consumo dos diversos equipamentos e verificar se exista algum problema. Peça também para verificar se pode reduzir a potência contratada.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.