Notícias

Bons detetores de cabos e canos para furar paredes sem estragar

Prepara-se para furar uma parede? Um detetor revela com precisão onde se escondem tubos, ferros e canos. Dois modelos não são fiáveis.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e Mónica Pinto
  • Texto
  • Nuno César
15 julho 2020
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e Mónica Pinto
  • Texto
  • Nuno César
mão com detetor Bosch GMS 120 na parede

Os detetores de materiais são a melhor solução para não arriscar. Não encontra muitos à venda nas lojas tradicionais, mas pode com facilidade desencantá-los em plataformas online. A nossa recolha de preços para este teste foi feita a navegar pelas lojas na net, numa altura em que o País estava confinado devido à covid-19.

Cuidados básicos antes de começar a furar paredes

Sente o coração a abrandar quando se prepara para atacar a parede, por medo de furar um cano ou um cabo elétrico? Ninguém deseja criar uma fonte de água em casa, e muito menos provocar um curto-circuito com um berbequim nas mãos. Para atacar sem medo paredes e tetos, comece por deslizar o detetor pelas áreas. Este é um verdadeiro especialista a encontrar objetos de metal e madeira. E é muito rápido a alertar para qualquer passagem de corrente elétrica. Artilhado com a nossa seleção e alguns truques, o difícil vai ser parar a festa em casa.

Escute e observe antes de perfurar. Uma inspeção cuidadosa da parede, do chão ou do teto também permite identificar a localização das vigas e dos canos. Deslize o aparelho em lugares diferentes da parede, para calcular onde dispara o sinal de deteção.

Se o trabalho de construção foi feito por mãos de artistas competentes, canos de água e cabos elétricos estão sempre na vertical e horizontal. Nunca perfure em linha reta acima, abaixo ou ao lado de tomadas, interruptores, torneiras ou radiadores.

Como escolher o detetor e usar com máxima segurança

Na escolha desta espécie de detetive, prefira um modelo multiusos. Só faz sentido investir algum dinheiro numa solução com várias possibilidades. Não se trata apenas de detetar um cabo, mas também de descobrir outros obstáculos. Os detetores do nosso teste estão aptos a identificar diferentes materiais e corrente elétrica. Apenas dois não conseguem “cheirar” a madeira.

Ao ligar o aparelho, o utilizador define o que procura, entre madeira, metal e eletricidade. Há duas formas de identificar os cabos elétricos: detetando fios de cobre com o modo metal e captando a corrente elétrica com o sensor normal. Alguns equipamentos destacam-se por distinguir, na deteção de metais, entre ferro e cobre.

Recomendamos deslizar o aparelho sobre a área, pelo menos, duas ou três vezes com cada um dos modos disponíveis. O mais importante é garantir que o caminho está livre para a broca.

Truques de mestre

Adotar cuidados simples garante um trabalho bem feito e sem desastres. Experimente o detetor primeiro. Pode, por exemplo, testá-lo em locais onde já sabe que se escondem condutas de gás. Se o dispositivo conseguir localizá-las com precisão, fica com mais garantias de ser fiável.

Parede e teto impecáveis

Cole fita de marcação onde deseja perfurar. O teto e a pintura continuarão intactos quando retirar as marcas. Não abuse das perfurações: evite furar com mais profundidade do que a necessária.

Há a Bosch e há a concorrência

Regra geral, os modelos testados garantem medições fiáveis e precisas a investigar uma parede de tijolos. Mas a pesquisa de objetos ou corrente elétrica no betão ou no gesso cartonado é um desafio mais ambicioso. Os melhores modelos da Bosch arrasam os rivais: estão muitos pontos acima da concorrência com medições altamente fiáveis e exatas em todos os tipos de paredes.

Os outros dispositivos são menos estáveis e, por vezes, falham no objetivo principal. Algumas marcas não apresentam o mesmo resultado para cada passagem feita nas paredes de teste (o utilizador fica assim sem certezas) e são pouco precisas ao localizar um objeto. Muitas vezes, os objetos parecem maiores do que são na realidade.

Renove os espaços com a ajuda do nosso guia prático Remodelar a casa (acesso imediato à versão digital).

O top de detetores para todas as carteiras

Entre na sua conta do site para saber qual a Escolha Acertada de detetores de cabos e canos e as respetivas cotações.

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

Como testámos detetores de cabos e canos em laboratório

Pesquisámos cabos elétricos, fios, vigas, tubos de madeira, cobre e PVC. Nas provas, usámos placas de betão, paredes de tijolos e uma moldura de madeira coberta. Como se impõe, passámos várias vezes os detetores nas paredes de teste que montámos para esta prova de fogo inédita.

Please fill the source and the alt text 
Dois palcos da prova: parede falsa em gesso cartonado e placa de betão.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.