Dicas

Soluções caseiras para substituir detergentes lava-tudo, para a loiça e para a roupa

Há muitas receitas caseiras para substituir os chamados lava-tudo e os detergentes para a loiça e para a roupa. Saiba ainda onde usar bicarbonato, percarbonato e carbonato de sódio ou vinagre na limpeza da casa.

substituir detergentes

iStock

Para a loiça, roupa ou outros fins, existem várias receitas caseiras online que podem substituir os detergentes tradicionais. Com ingredientes comprados nas drogarias, nas secções de limpeza dos supermercados ou nas lojas de bricolagem, é possível criar soluções ecológicas. A maior parte inclui vinagrebicarbonato, percarbonato carbonato de sódio.

 

Nos nossos testes a detergentes lava-tudo, verificámos que são poucos os produtos realmente eficazes contra toda a sujidade, além de não serem nada amigos do ambiente e conterem alergénicos. Confrontámos os produtos testados com o método clássico de limpeza que consiste numa solução de vinagre ou de bicarbonato diluído em água. Apesar de válida para a limpeza diária, incluindo de superfícies delicadas, é pouco eficaz em gorduras difíceis ou sujidade incrustada. Esta alternativa tem menor impacto ambiental, mas é menos eficaz. 

O detergente para loiça e o detergente para a roupa feito em casa também é mais ecológico, ao contrário de muitos produtos comprados nas lojas, que contêm poluentes como policarboxilatos, fosfonatos, acetato de zinco e sulfato de zinco, assim como limoneno. São boas opções para roupa e loiça pouco suja. Contudo, estas soluções caseiras podem não ficar mais baratas do que as nossas Escolhas Acertadas em detergentes.

Reserve sempre esponjas e panos específicos para a limpeza de zonas que entrem em contacto com produtos alimentares. Escolha uma cor específica para os distinguir dos panos usados nas restantes divisões e ensine a família a respeitar o “código” de cores.

Como usar o bicarbonato, percarbonato, carbonato e vinagre

Bicarbonato, percarbonato, carbonato de sódio ou vinagre são utilizados na maior parte das receitas caseiras de detergentes. Veja como utilizá-los com alguma eficácia.

Bicarbonato de sódio

Polivalente e prático, está facilmente disponível em todos os supermercados.

Limpeza do frigorífico ou arca congeladora: dissolva 15 g em 1 litro de água morna. Como desentupidor de gorduras, junte 1 chávena de bicarbonato em pó e 1 chávena de sal grosso, deite no ralo do lava-loiça, despeje 1 litro de água a ferver e aguarde 30 minutos, no mínimo. 

Absorver cheiros: deixe um pouco de bicarbonato numa tigela pequena no frigorífico e na sapateira para eliminar odores. Com o mesmo propósito, pode ser polvilhado noutras superfícies (por exemplo, tapetes ou sofás) e aspirado passado algum tempo.

Brinquedos: dissolvido em água, o bicarbonato é perfeito para desinfetar brinquedos.

Juntas de azulejos: use uma esponja e uma solução de água e bicarbonato para a limpeza.

Loiça: misturado com água, ajuda a desincrustar os pratos, tabuleiros e assadeiras. Ponha as peças de molho numa solução com 1 litro de água a ferver e 15 g de bicarbonato de sódio.

Mobiliário de jardim: polvilhe os móveis por cima com um pouco de bicarbonato antes de guardá-los na arrecadação. Não há bolor que resista.

Pratos oxidados: polvilhar uma esponja húmida com um pouco de bicarbonato e esfregar para limpar sem deixar riscos ou arranhões.

Tapetes: polvilhe e deixe atuar durante algumas horas, aspire e veja as cores ganharem vida.

Limpeza da sanita: para remover manchas difíceis, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água morna e aplique sobre a parede interior da sanita. Deixe atuar durante a noite e depois esfregue vigorosamente com o piaçaba. Puxe o autoclismo quando finalizar.

Percarbonato de sódio

Encontra-se, sobretudo, nas drogarias ou lojas especializadas. Se o utilizar no estado puro, use sempre luvas.

Branquear e tirar manchas dos tecidos: use-o a temperaturas entre os 40 e os 60 graus. Não é adequado para tecidos delicados, como lã e seda.

Lavar roupa à mão: junte uma colher de sopa de percarbonato a 5 litros de água, deixe a roupa de molho (uma hora para roupa clara e meia hora para roupa de cor) e depois enxagúe.

Lavar roupa na máquina: junte uma colher de percarbonato ao detergente ou na zona de pré-lavagem da gaveta do detergente.

Carbonato de sódio

Não deve ser confundido com a corrosiva "soda cáustica". Tem, mais ou menos, os mesmos usos do bicarbonato, mas deve ser usado com maior cautela (sempre com luvas), pois é mais agressivo contra gorduras e sujidade incrustada.

Churrascos e lareiras: diluído em água, numa esponja, ajuda a remover a gordura queimada.

Garrafas de azeite e vinho: uma solução de água e carbonato de sódio ajuda a eliminar os resíduos.

Garagem: com o carbonato de sódio, pode remover a sujidade e restos de gordura particularmente teimosos.

Pedra: lave com uma solução de 2 ou 3 colheres de sopa de carbonato de sódio para um balde de água morna.

Vinagre branco

Puro: pode ser usado na limpeza de azulejos muito manchados e respetivas juntas, usando uma escova. Ajuda, também, a remover manchas dos lava-loiça acrílicos e de aço inoxidável. 

Desobstruir os orifícios do chuveiro, que vão ficando parcialmente tapados com calcário, pode também ser feito com vinagre aquecido, onde deve imergir a cabeça do chuveiro por cerca de 20 minutos. 

Para a limpeza da sanita, coloque vinagre num frasco pulverizador e aplique-o na superfície interior da sanita. Deixe-o atuar, de preferência, durante a noite e depois esfregue vigorosamente com o piaçaba. Puxe o autoclismo quando finalizar.

Diluído em água: 30 ml em ½ litro de água fria ou 1 parte de vinagre para 4 de água.

É ideal para a limpeza do frigorífico, caixas do pão, superfícies laminadas (bancada da cozinha, por exemplo), chão e vidros.

Esta solução diluída pode também ser pulverizada nas paredes do duche para eliminar manchas de calcário, esperando cerca de 15 minutos antes de enxaguar com água. 

Para eliminar odor a peixe ou qualquer outro alimento de aroma intenso, junte um pouco de vinagre à água do último enxaguamento. 

Pode, também, usar uma solução de vinagre e água, em partes iguais, para descalcificar a máquina de café. Depois de concluído o processo, encha o depósito de água e ligue a máquina para eliminar os restos desta solução.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.