Dicas

Como reparar uma tomada solta

Com o passar do tempo, é muito comum as tomadas soltarem-se das paredes, especialmente quando são de uso intenso. O ideal é fazer a reparação o mais rápido possível para evitar um acidente ou curto-circuito.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos
01 fevereiro 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos
Mãos a reparar tomada solta da parede

iStock

Tarefas como reparar uma tomada solta são aparentemente simples mas, se não forem bem feitas, podem representar um valente bico-de-obra, sobretudo se envolverem eletricidade. Por isso, antes de fazer qualquer reparação na instalação elétrica da casa, corte a corrente.

No mínimo, desligue os disjuntores que protegem o circuito em que vai trabalhar. Para maior segurança, também pode desligar o disjuntor diferencial geral. Confirme a falta de tensão observando, por exemplo, se a luz se acende quando liga o interruptor ou teste com um busca-pólos.

Reparar uma tomada passo a passo

Antes de iniciar os trabalhos deve ter à mão uma chave de parafusos e um busca-pólos. Depois, retire o espelho da tomada. Em geral, apenas será preciso desapertar um parafuso no centro da tomada.

Sem o espelho, ficam à vista quatro parafusos, dois centrais referentes à conexão dos cabos elétricos, e um à esquerda e outro à direita. Estes dois parafusos comandam uma garra que mantém o conjunto na caixa. Desaperte ligeiramente os parafusos, empurre a tomada para dentro da caixa e volte a apertar os parafusos até esta ficar bem fixa.

Monte de novo o espelho e ligue a corrente. Se esta operação não resolver o problema, pode ainda fixar a tomada através de dois parafusos que terá de adicionar à instalação. Os parafusos fixam o aro da tomada à caixa da parede.

Se não for possível, o melhor é substituir a tomada por uma nova. Desaparafuse os contactos das ligações dos cabos elétricos e retire a tomada velha. Com a nova tomada, ligue novamente os fios: o fio verde e amarelo ao contacto da ligação à terra e os outros dois aos dois bornes restantes. A ordem de ligação não tem importância. Não deixe o cobre à vista e aperte bem os parafusos de fixação.

Volte a colocar a tomada na caixa da parede e aperte bem os parafusos que acionam as garras de fixação da tomada à caixa. Aparafuse o espelho da tomada e ligue os disjuntores. Confirme se está a funcionar bem.

Caso o disjuntor não rearme é porque a tomada está mal instalada e existe passagem de corrente. Mantenha o disjuntor desligado e volte a fazer todo o processo para confirmar as ligações.

Se não conseguir resolver o problema, peça ajuda a um eletricista e não utilize a tomada até ser verificada.

Procura uma empresa ou profissional para obras na sua casa? Visite o nosso site, pesquise e encontre opções de confiança validadas pela DECO PROTESTE SELECT.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.