Ariston Lydos Hybrid inova e poupa a aquecer água
O Ariston Lydos Hybrid é uma bomba de calor com um apoio elétrico capaz de produzir água quente de forma muito eficiente.
- Especialista
- Pedro Silva e Ricardo Pereira
- Editor
- Nuno César

Se já tem um equipamento para produção de água quente sanitária e funciona na perfeição, não mexa. A alternativa Ariston Lydos Hybrid só interessa em caso de substituição ou nova compra. Se o agregado familiar for composto por uma a três pessoas e estiver a considerar um esquentador a butano, não hesite. Mudar para o Ariston Lydos Hybrid é, neste cenário, uma excelente opção, mesmo em tarifa simples e sobretudo em tarifa bi-horária da eletricidade.
Se considera comprar um termoacumulador e os equipamentos a gás não são uma solução, o Ariston Lydos Hybrid também revela ser um ótimo negócio. Embora o custo de aquisição seja mais pesado, o investimento compensa em três a quatro anos, qualquer que seja a tarifa.
Caso se prepare para comprar um esquentador a gás natural, o Ariston Lydos Hybrid é uma alternativa com um prazo de retorno superior. O preço de aquisição (desde 699 euros) é o maior inimigo, mas a prazo pode compensar.

O Ariston Lydos Hybrid é capaz de memorizar os perfis de utilização de água quente em casa e assim ajustar a ativação e desativação dos elementos de aquecimento em função das necessidades de consumo. Destacamos também a opção da ligação wi-fi através da qual pode comandar o equipamento à distância via app instalada no telemóvel (Android e iOS). A versão com esta conexão custa mais 50 euros.

O Ariston Lydos Hybrid parece muito sofisticado, mas é fácil de utilizar. Depois de instalar, só precisa de selecionar o modo de funcionamento e regular a temperatura. Depois de o volume de água no interior aquecer, basta abrir a torneira da água quente. Recomendamos o ajuste para uma temperatura a rondar os 50°C e a utilização do modo Green (apenas com recurso à bomba de calor). Se os consumidores tiverem hábitos e necessidades regulares, tomando banhos ao mesmo tempo à mesma hora do dia, o modo i-Memory pode ajudar ao otimizar o funcionamento do aparelho – o equipamento regista os hábitos da família durante quatro semanas e ajusta a regulação da temperatura na primeira semana seguinte, bem como a ativação e desativação dos elementos de aquecimento.
Como fizemos as contas
Considerámos os consumos anuais para efeitos do cálculo da etiqueta energética para o perfil de consumo M e segundo as condições indicadas pelas normas aplicáveis a cada sistema. Considerou-se um termoacumulador de 80 litros e um esquentador com 19 kW de potência útil. Os custos acumulados incluem o preço médio de aquisição, instalação e manutenção. Utilizámos o preço de referência do kWh de cada fonte de energia. A utilização da tarifa bi-horária pressupõe uma divisão de 70% em vazio e 30% em cheio.


As conversas mais populares da comunidade Energias Renováveis
A comunidade das Energias Renováveis já conta com mais de 9 mil membros muito ativos. Consumidores perguntam, nós respondemos. Produzir eletricidade, aquecer a água, aquecer o ar e climatizar, e outras tecnologias renováveis: a nossa comunidade está pronta para esclarecer dúvidas nestes quatro grupos de discussão.
No primeiro grupo, valem todas as questões sobre sistemas fotovoltaicos para autoconsumo, sistemas de armazenamento e outros sistemas de produção de eletricidade. No segundo grupo, ajudamos a encontrar a melhor solução para cada consumidor ter água quente. Já no terceiro grupo, o desafio é explorar opções renováveis para substituir a caldeira a gás ou os radiadores a óleo. Por fim, no quarto grupo, convidamos a pesquisas sobre outras tecnologias baseadas em fontes de energias renováveis.
Aqui, pode trocar ideias e partilhar experiências com todos os membros sobre os seus projetos. Encontra tudo o que precisa de saber sobre sistemas de energias renováveis. Garantimos veredictos e comentários de qualidade. Todos os consumidores são bem-vindos. Pode participar no tema do seu interesse e ver o contributo dos membros da comunidade. Se tiver muito poder de iniciativa, ganha o direito a brilhar no quadro de honra com os perfis mais ativos na comunidade. Atreva-se!
Preparámos uma seleção de perguntas reais de consumidores com as nossas respostas. Na comunidade, encontra 643 conversas abertas com respostas úteis para todos. Com 225 conversas, a produção de eletricidade é o tema mais popular nos grupos de discussão.
Faça login no site para continuar a ler o artigo.
Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.
- A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos.
- Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa.
- Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
- Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas.
- Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |