Notícias

Ariston Lydos Hybrid inova e poupa a aquecer água

O Ariston Lydos Hybrid é uma bomba de calor com um apoio elétrico capaz de produzir água quente de forma muito eficiente.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Silva e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Nuno César
06 setembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Pedro Silva e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Nuno César
chuveiro ariston lydos hybrid

iStock

Quer poupar a aquecer a água em casa? Junte-se à nossa comunidade de energias renováveis. Preparámos uma seleção das respostas mais úteis e testámos uma solução recente nas lojas, identificada pelos membros. Na comunidade das Energias Renováveis, muitos consumidores pediram o nosso veredicto e o teste completo ao Ariston Lydos Hybrid, logo depois da chegada desta inovação às lojas portuguesas. Aceitámos o desafio, comprámos o equipamento, como qualquer consumidor, na loja, fizemos uma bateria exaustiva de testes e calculámos os custos acumulados para comparar com outras soluções.

Se já tem um equipamento para produção de água quente sanitária e funciona na perfeição, não mexa. A alternativa Ariston Lydos Hybrid só interessa em caso de substituição ou nova compra. Se o agregado familiar for composto por uma a três pessoas e estiver a considerar um esquentador a butano, não hesite. Mudar para o Ariston Lydos Hybrid é, neste cenário, uma excelente opção, mesmo em tarifa simples e sobretudo em tarifa bi-horária da eletricidade.

Se considera comprar um termoacumulador e os equipamentos a gás não são uma solução, o Ariston Lydos Hybrid também revela ser um ótimo negócio. Embora o custo de aquisição seja mais pesado, o investimento compensa em três a quatro anos, qualquer que seja a tarifa. 

Caso se prepare para comprar um esquentador a gás natural, o Ariston Lydos Hybrid é uma alternativa com um prazo de retorno superior. O preço de aquisição (desde 699 euros) é o maior inimigo, mas a prazo pode compensar.
Ariston Lydos Hybrid disponível em versões de 80 e 100 litros de capacidade, com e sem wi-fi. Custa 699 euros. 
O Ariston Lydos Hybrid é uma proposta inovadora disponível em versões de 80 e 100 litros de capacidade. O preço arranca nos 699 euros.

Ariston Lydos Hybrid é capaz de memorizar os perfis de utilização de água quente em casa e assim ajustar a ativação e desativação dos elementos de aquecimento em função das necessidades de consumo. Destacamos também a opção da ligação wi-fi através da qual pode comandar o equipamento à distância via app instalada no telemóvel (Android e iOS). A versão com esta conexão custa mais 50 euros.

Efetuámos todos os ensaios previstos na norma, em condições muito controladas, em laboratório. 
Efetuámos os ensaios previstos na norma, em condições muito controladas, em laboratório.

Ariston Lydos Hybrid parece muito sofisticado, mas é fácil de utilizar. Depois de instalar, só precisa de selecionar o modo de funcionamento e regular a temperatura. Depois de o volume de água no interior aquecer, basta abrir a torneira da água quente. Recomendamos o ajuste para uma temperatura a rondar os 50°C e a utilização do modo Green (apenas com recurso à bomba de calor). Se os consumidores tiverem hábitos e necessidades regulares, tomando banhos ao mesmo tempo à mesma hora do dia, o modo i-Memory pode ajudar ao otimizar o funcionamento do aparelho – o equipamento regista os hábitos da família durante quatro semanas e ajusta a regulação da temperatura na primeira semana seguinte, bem como a ativação e desativação dos elementos de aquecimento.

Como fizemos as contas

Considerámos os consumos anuais para efeitos do cálculo da etiqueta energética para o perfil de consumo M e segundo as condições indicadas pelas normas aplicáveis a cada sistema. Considerou-se um termoacumulador de 80 litros e um esquentador com 19 kW de potência útil. Os custos acumulados incluem o preço médio de aquisição, instalação e manutenção. Utilizámos o preço de referência do kWh de cada fonte de energia. A utilização da tarifa bi-horária pressupõe uma divisão de 70% em vazio e 30% em cheio.

Testámos o Ariston Lydos Hybrid na câmara climática a uma temperatura ambiente controlada. 
Testámos o Ariston Lydos Hybrid na câmara climática a uma temperatura ambiente controlada.
Custos de utilização dos equipamentos para aquecer água. 
Comparámos o custo acumulado de utilização.

As conversas mais populares da comunidade Energias Renováveis

A comunidade das Energias Renováveis já conta com mais de 9 mil membros muito ativos. Consumidores perguntam, nós respondemos. Produzir eletricidade, aquecer a água, aquecer o ar e climatizar, e outras tecnologias renováveis: a nossa comunidade está pronta para esclarecer dúvidas nestes quatro grupos de discussão.

No primeiro grupo, valem todas as questões sobre sistemas fotovoltaicos para autoconsumo, sistemas de armazenamento e outros sistemas de produção de eletricidade. No segundo grupo, ajudamos a encontrar a melhor solução para cada consumidor ter água quente. Já no terceiro grupo, o desafio é explorar opções renováveis para substituir a caldeira a gás ou os radiadores a óleo. Por fim, no quarto grupo, convidamos a pesquisas sobre outras tecnologias baseadas em fontes de energias renováveis.

Aqui, pode trocar ideias e partilhar experiências com todos os membros sobre os seus projetos. Encontra tudo o que precisa de saber sobre sistemas de energias renováveis. Garantimos veredictos e comentários de qualidade. Todos os consumidores são bem-vindos. Pode participar no tema do seu interesse e ver o contributo dos membros da comunidade. Se tiver muito poder de iniciativa, ganha o direito a brilhar no quadro de honra com os perfis mais ativos na comunidade. Atreva-se!

Preparámos uma seleção de perguntas reais de consumidores com as nossas respostas. Na comunidade, encontra 643 conversas abertas com respostas úteis para todos. Com 225 conversas, a produção de eletricidade é o tema mais popular nos grupos de discussão. 

Faça login no site para continuar a ler o artigo.

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.