Dicas

Instalação de janelas: como escolher uma empresa?

Janelas eficientes contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico das casas e, ainda, têm um impacto direto na fatura energética e na pegada ecológica. Se está a pensar trocar as janelas de sua casa, saiba como escolher a empresa e como reclamar se algo correr mal durante o processo.

  • Dossiê técnico
  • Elsa Agante
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Alda Mota
02 julho 2021
  • Dossiê técnico
  • Elsa Agante
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Alda Mota
técnico a instalar uma janela

iStock

Investir em janelas eficientes, com etiqueta energética, pode garantir-lhe poupanças na fatura da eletricidade e maior conforto. Contudo, substituir janelas antigas e ineficientes por umas novas pode representar um investimento avultado. É importante que escolha um profissional especializado que o possa ajudar não só no diagnóstico às janelas instaladas na sua casa, mas também na escolha dos materiais e outras características técnicas das janelas a colocar.

Pode visitar o nosso site DECO PROTESTE SELECT e escolher empresas ou profissionais por nós validados.

Conheça o DECO PROTESTE select

Cuidados a ter ao escolher uma empresa

Antes de adjudicar a instalação de novas janelas a uma empresa, deve informar-se sobre o tema. Quanto mais souber, menor será a probabilidade de ser enganado.

Peça vários orçamentos

Solicite orçamentos a várias empresas e compare os preços das janelas e da instalação. Deve solicitar os orçamentos considerando a mesma tipologia de janelas para os poder comparar. O barato pode sair caro; por isso, peça várias opiniões. Além disso, o orçamento deve apresentar todos os valores do IVA: o IVA para as janelas (IVA à taxa normal de 23%) e o IVA para a mão-de-obra de instalação e de desmontagem das janelas antigas (IVA à taxa reduzida de 6%).

Desconfie de orçamentos com valores muito abaixo dos praticados pela concorrência

Se um dos orçamentos que pediu se destaca por apresentar um valor muito abaixo dos valores apresentados pelas empresas concorrentes, tente perceber se há algo que não está contemplado na instalação.

Além disso, é importante que tente saber se a empresa é de confiança. Os contactos da empresa (nome da empresa, localização, número de telefone, pessoa de contacto) estão visíveis na folha do orçamento? As janelas foram medidas antes do orçamento? As características do produto a colocar estão descritas (tipo de vidro, caixilharia, tipo de abertura, etc.)? Deve, também, pedir informação sobre a marcação CE (obrigatória) das janelas e preferir janelas com etiqueta energética. O orçamento deve ser o mais detalhado possível, caso contrário corre o risco de ser engando.

Solicite referências de obras que a empresa já tenha feito

Se a empresa à qual está a pensar adjudicar a instalação das janelas também for fabricante de janelas, peça referências de obras que a empresa já tenha fornecido. Desconfie se a empresa se mostrar reticente em dar-lhe referências. Peça também referências de empresas a familiares e amigos em quem confia e que tenham realizado o mesmo tipo de obra nas suas casas.

Pergunte se a empresa tem equipas de montagem próprias ou subcontratadas

Nem todas as empresas fornecedoras de janelas têm equipas de montagem. Muitas subcontratam esse serviço. A correta instalação das janelas é essencial para evitar problemas, e ainda mais importante do que fazer uma boa escolha no que respeita à qualidade das janelas a adquirir. Por isso, confirme se os técnicos contratados para fazer a instalação das janelas têm qualificações para tal.

Garanta que a empresa lhe dá um prazo para a entrega e montagem das janelas

No pedido de orçamento deve questionar a empresa sobre o prazo para a entrega das janelas e respetiva montagem. Regra geral, por terem muita procura, as boas empresas não conseguem iniciar os trabalhos logo após o pagamento do valor de adjudicação. Assim, é essencial que peça um prazo para a instalação, caso contrário pode ter de esperar muito tempo.

Confirme que a empresa oferece garantia do serviço

Pergunte qual o tipo de garantia das janelas e do serviço de instalação. Há diversos tipos de garantias que cobrem as janelas (garantia dos perfis da caixilharia, garantia do vidro e garantia das ferragens). Já no caso da instalação, a garantia é de cinco anos.

Valor de adjudicação não deve ser superior a 50%

É bastante comum que as empresas peçam o pagamento de 50% do valor da instalação para adjudicação do serviço. Contudo, se a empresa pedir um adiantamento acima de 50% ou de 100% do valor dos trabalhos, pode ser um mau indício.

Não correu bem? Reclame

Se surgirem problemas, redija uma reclamação, expondo o problema, e envie diretamente para a empresa por correio registado. Dê ainda um prazo razoável para que as obras sejam corrigidas. Caso a empresa não responda à reclamação, recorra a entidades independentes, como uma associação do setor ou a nossa plataforma Reclamar.

Reclamar

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.