Sílvia Nogal Dias

Sílvia Nogal Dias

Editora

silvia.dias.ext@deco.proteste.pt

É colaboradora da DECO PROTeste, onde acompanha temas relacionados com economia, banca e fiscalidade. Soube, desde cedo, que a sua vida teria de passar pela escrita e, todos os dias, põe o seu trabalho ao serviço dos direitos do consumidor. Estudou Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, passou pelo Diário de Notícias e pelo serviço de imprensa do Parlamento Europeu.

Entre na sua conta para guardar o artigo

Pode guardar artigos para ler mais tarde ou seguir os seus temas preferidos.

Entrar Registar

Deste autor

25 Resultados

pessoa a trabalhar no computador
Dicas
06 novembro 2025

Retenção na fonte: como funciona nos recibos verdes?

Nem todos os trabalhadores independentes têm de fazer retenção na fonte. Se fatura menos de 15 mil euros por ano, está dispensado. Acima desse limite, deve aplicar a taxa correspondente à sua atividade sempre que emite um recibo verde. Saiba como funciona a retenção na fonte nos recibos verdes, quais as taxas em vigor e como preencher corretamente o recibo.

mulher a trabalhar no portátil
Dicas
04 novembro 2025

Declaração trimestral de IVA: como preencher?

Se trabalha a recibos verdes e o seu rendimento ultrapassou os 15 000 euros anuais, tem de entregar a declaração trimestral de IVA. O processo é feito no Portal das Finanças e demora poucos minutos. Saiba como preencher e entregar a declaração e o que deve fazer antes de a submeter, para garantir que deduz o imposto corretamente.

Dicas
03 novembro 2025

Precisa do comprovativo e da nota de liquidação de IRS? Veja como obtê-los no Portal das Finanças

Pode obter o comprovativo de entrega e a nota de liquidação de IRS no Portal das Finanças, usando o seu NIF ou a chave móvel digital. Ambos os documentos são emitidos em PDF e podem ser descarregados de imediato. Saiba como fazer.

Dicas
31 outubro 2025

Contas bancárias: titular morreu e agora?

Quando alguém morre, o que acontece ao dinheiro que tinha no banco? Veja o que fazer para ter acesso às contas, quem pode movimentá-las e em que circunstâncias.

Quer aceder à publicação?

Esta informação é reservada. Clique abaixo para conhecer as vantagens.