Dicas

Carro usado: cuidados na compra

Os veículos em segunda mão podem ser um bom negócio, mas exigem uma verificação atenta do seu estado, garantias e financiamento. Saiba ainda como registá-los.

Especialista:
Editor:
19 fevereiro 2025
Homem ao volante de carro usado e vendedor apresenta-lhe valor da compra

iStock

Todos os anos, são vendidos milhares de carros usados. Como se trata de um bem que não se apresenta no estado de conservação original, convém ter uma ideia da qualidade geral e do preço justo antes de comprar. Além da check-list com mais de 100 pontos a verificar, que pode descarregar, a DECO PROteste indica o financiamento mais barato e as formalidades para registar o veículo.

Voltar ao topo

Pontos-chave a inspecionar no carro

Antes de comprar um carro usado, verifique os pontos de potenciais problemas. Se não tem conhecimentos de mecânica, peça ajuda a um técnico especializado. Algumas oficinas têm este serviço.

Se tem conhecimentos suficientes, pode fazer a inspeção por conta própria. Comece por procurar vestígios de ferrugem na carroçaria, amolgadelas, mossas ou deformações. Verifique a abertura das portas e do capô, o estado dos pneus, as luzes e a pintura.

No interior, veja se há danos nos estofos, se os bancos e os cintos funcionam e se não há estragos nos espelhos, nos botões, na fechadura e na chave de ignição. Ligue o motor para verificar se há indicação de avarias ou revisões no painel. Analise o nível do óleo, a validade da bateria e o depósito de refrigeração.

Exija conduzir o carro e verifique se os travões funcionam e se a direção está alinhada. Teste a transmissão e a caixa de velocidades em busca de ruídos.

Tenha, ainda, em atenção outros detalhes: 

  • confirme o preço, a matrícula, o número de registos anteriores e o prazo de garantia;
  • saiba se é aplicável à viatura alguma garantia comercial e em que condições;
  • se detetar algum defeito na viatura (corrosão, pneus desgastados ou estofos danificados) solicite a retificação dos mesmos antes da compra;
  • solicite o certificado de matrícula do automóvel;
  • confirme se a viatura cumpriu o plano de revisões indicados pela marca;
  • tratando-se de um ligeiro de passageiros com mais de quatro anos, confirme se a inspeção periódica obrigatória foi realizada;
  • compare a quilometragem na data de inspeção com a atual.

A check-list abaixo pode ajudá-lo nestas verificações.

Voltar ao topo

Vantagens e desvantagens de comprar um carro usado

Não é só o argumento económico, uma vez que existem diversas vantagens no mercado de usados:

  • compra de uma viatura em boas condições a um preço inferior de um carro novo (pode ser um bom negócio);
  • a desvalorização de um carro usado não é tão acentuada no primeiro ano, como ocorre aquando da aquisição de um carro novo;
  • aquisição de um veículo de uma gama mais elevada a um preço inferior.

Apesar da relativa confiança, o estado do veículo pode ser uma incógnita, e problemas mecânicos ocultos, entre outros dissabores, podem revelar-se um pesadelo. Também existem desvantagens:

  • o consumidor poderá ter alguma dificuldade no acesso à informação da viatura, dependendo da sua origem, nomeadamente, defeitos de fabrico ou avarias recorrentes;
  • o risco de o chassis do carro ou do motor não coincidirem com os documentos da viatura, dependendo do local da compra;
  • a possibilidade de manipulação dos quilómetros da viatura.
Voltar ao topo

Carro usado: como saber o preço justo?

Não há uma forma única de calcular o preço justo, mas alguns indicadores ajudam a fixar limites aceitáveis. Basta simular e comparar custos para o mesmo modelo em várias seguradoras, sítios de venda online e revistas da especialidade.

Nos sites das seguradoras, simule ou peça uma cotação para o seguro de danos próprios, que pressupõe um valor para um carro específico. Indique a marca, o ano, o modelo, a versão e a quilometragem. Este serviço é gratuito.

Em páginas de venda online, pode comparar, de forma gratuita, preços, quilometragem e outras características, desde que tenham a marca e o modelo que lhe interessa.

Pode recorrer aos serviços de avaliação de empresas especializadas, que se baseiam na marca, no ano, no modelo específico, na versão e na quilometragem. Este pedido pode ser feito online ou por telefone.

Voltar ao topo

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

Temas que lhe podem interessar