Notícias

Os carros mais fiáveis para mais de 43 mil condutores

Lexus é a campeã da fiabilidade das 37 marcas para as quais obtivemos resultados válidos, com base em respostas para 80 829 automóveis.

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
29 janeiro 2020
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
mecânico a preencher folha com capô do carro aberto

iStock

Para calcular o índice de fiabilidade, contabilizámos as visitas à oficina indicadas pelos 43 756 condutores que responderam ao nosso inquérito, sem considerar as necessárias para a manutenção regular do veículo, nem arranjos devidos a algum acidente. Quanto maior a quantidade e a gravidade das avarias, pior o índice de fiabilidade.

Avarias em 37 marcas

A Lexus, marca de luxo da Toyota, mantém a liderança alcançada no estudo de 2018, mas a diferença face às restantes marcas com cinco estrelas revela que tem havido um cuidado maior por parte dos fabricantes em aumentar a fiabilidade das marcas.

marcas de automoveis 

Avarias determinam fiabilidade do carro

Os diferentes equipamentos elétricos existentes num automóvel (sem contar com o motor), como luzes, fecho centralizado das portas, vidros elétricos ou sistema limpa-vidros, têm sido os que registam mais avarias: 16% dos inquiridos referiram problemas nestas áreas. As marcas Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën, Fiat, Lancia, Opel, Renault e Seat foram as que revelaram maior incidência de falhas. Seguem-se as avarias no sistema de travagem, apontadas por 9% dos condutores que responderam ao nosso inquérito. Este problema, por poder ameaçar a vida dos ocupantes, tem mais peso na análise, sendo considerado o mais grave. As marcas com mais problemas neste sistema foram Citroën, Fiat, Lancia, Opel e Volvo.

Também com grande peso na determinação da fiabilidade de um veículo são as falhas no sistema de alimentação do carro (registadas em 6% dos casos), no motor (apontadas por 5% dos participantes) e no equipamento de segurança (referidas por 1% dos inquiridos).

Faça login no site para continuar a ler o artigo e conhecer os resultados para 529 versões.

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.