Jeropiga e água-pé: o que são e como as deve beber?
Bebidas alcoólicas que acompanham o sabor outonal das castanhas, a jeropiga e a água-pé têm modos de produção e graus alcoólicos diferentes. Saiba o que as diferencia e como as deve apreciar.
Atrás das castanhas assadas, para celebrar o Dia de São Martinho, a 11 de novembro, vem um copinho de jeropiga ou de água-pé, servidas fresquinhas, para melhor festejar o dia. Enquanto a jeropiga é feita a partir do mosto das uvas em fermentação que origina o vinho, a água-pé é um aproveitamento do bagaço da uva.
O que distingue a jeropiga da água-pé?
As diferenças de produção da jeropiga e da água-pé resultam também em teores alcoólicos distintos. A jeropiga é consideravelmente mais alcoólica do que a água-pé. A temperatura a que se devem servir é um pouco diferente, embora ambas devam ser consumidas frescas.
Jeropiga
Bebida alcoólica doce, feita a partir do mosto de uva, ao qual se adiciona aguardente, interrompendo a fermentação. O resultado é um vinho mais alcoólico e doce do que o vinho comum. Habitualmente, é servida ligeiramente arrefecida. Encontra-se nalguns supermercados, ao preço indicativo de 4 euros.
- O teor alcoólico ronda os 15 a 18% vol.
- Um copo de 50 cl fornece 70 a 80 kcal.
- A servir a uma temperatura a oscilar entre 8 a 10ºC.
Água-pé
Com baixo teor alcoólico, resulta do aproveitamento dos resíduos da produção de vinho. É obtida por adição de água ao bagaço da uva (o que sobra após a prensagem para fazer vinho), podendo ou não levar aguardente. É mais leve e menos doce do que a jeropiga. Do mesmo modo, serve-se ligeiramente arrefecida.
- O teor alcoólico varia entre 2 e 6 % vol., consoante se adicione aguardente ou não.
- Um copo de 200 ml fornece 60 a 120 kcal (mas pode ser mais, consoante a quantidade de açúcares e de álcool).
- A servir a uma temperatura a variar entre 10 e 12ºC.
Jeropiga e água-pé: o que diz a lei?
Historicamente, a produção da jeropiga e da água-pé era caseira e não regulamentada, o que levou a restrições legais. Mas, hoje em dia, a jeropiga pode ser produzida e comercializada desde que se cumpram os requisitos legais. Por isso, é possível encontrar jeropiga nos supermercados.
O mesmo não acontece com a água-pé, que, de acordo com a regulamentação europeia, só pode ser utilizada para destilação ou consumo familiar do produtor de vinho.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
